Estudo: A Recompensa do Secreto

Estudo da Célula

Pr. Sandro Oliveira

11/02/2024

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão. Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

NO MEIO DOS LOUVORES (Israel Salazar)

VIDA ACHEI (Hillsong)

GERAÇÃO DE JOÃO BATISTA (Fanuel Palacio)

SANTO PRA SEMPRE (Gabriel Guedes)

Relax / Dinâmica

Siga o Mestre

Trata-se de um jogo de imitação. Todos deverão seguir os movimentos que o líder fizer.

Inicie fazendo movimentos de alongamento: esticar os braços para cima, para baixo, alongar o pescoço, agachamentos, insira passos de dança, movimentos engraçados, etc.

Variação: O moderador da dinâmica poderá convidar outros participantes para serem o líder também (um de cada vez). Atenção para chamar pessoas que não se sintam constrangidas diante do grupo.

Aplicação bíblica: 1 Coríntios 11:1 ("Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo...").

Nossas atitudes podem ser imitadas pelos outros? Compreender a importância de ser um imitador de Cristo. Cristo está atrás dos perdidos, devemos imitá-lo.

Resumo da Mensagem

(MUITA ATENÇÃO, líder. Esta parte do estudo é apenas um resumo para você estudar e ajudar os membros a relembrarem alguns pontos. Ele nem precisa ser lido integralmente. Não é para re-pregar a mensagem. Lembre-se, você é um facilitador da célula. Dê a oportunidade e muito tempo para que os membros possam expressar suas opiniões.)

A primeira coisa que Jesus ressalta é um contraste:

PIEDADE X OSTENÇÃO: A RECOMPENSA VEM PARA A MOTIVAÇÃO CORRETA

"Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial." Mateus 6.1

1. A RECOMPENSA DA GENEROSIDADE EM SECRETO

"Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. 3 Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, 4 de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará." Mateus 6.2-3

Esmola (no grego) = Caridade: Disposição para ajudar o próximo; tendência natural para auxiliar alguém que está numa situação desfavorável;

“A generosidade não te levará ao céu, porém, você não poderá ir ao céu sem exercitar a generosidade.”

Os hipócritas doavam esmolas não por amor a Deus ou ao próximo, mas por orgulho ou vaidade, buscando ostentar.

"De forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará." Mateus 6.4

No capítulo 4 de Atos, os membros da igreja primitiva reconheceram que Barnabé tinha doado o dinheiro da venda de sua propriedade, e eles também faziam suas contribuições diante dos apóstolos, em público. A diferença estava na motivação interior, não no modo em que era realizada. Podemos observar uma diferença na história de Ananias e Safira, que tentaram usar suas doações para parecerem mais espirituais do que realmente eram.

"Qualquer ato de generosidade feito com a motivação correta, que não busca ostentação, mas glorifica a Deus, será recompensado pelo Senhor, mesmo que não seja notado por outros."

2. RECOMPENSA DA ORAÇÃO EM SECRETO

Aqui Jesus nos adverte contra duas “vans”: a “vanglória” e as “vãs repetições”. Mateus 6.5

Jesus não nos critica por orar em público ou em particular, mas condena a ostentação na forma de oração. Neste caso, a motivação era buscar elogios e reconhecimento das pessoas.

"E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos." Mateus 6.7

Os pagãos tinham o hábito de repetir muitas vezes suas petições para tentar sensibilizar seus falsos deuses e garantir seu favor. “Não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos”, disse Jesus. Ao ensinar a oração do Pai Nosso, Jesus não estava prescrevendo palavras específicas para serem repetidas, mas sim demonstrando o modo de orar que deveríamos seguir. 

“Quando entregamos nossas vidas a Jesus, saímos do nível da religiosidade e entramos no nível da intimidade” (Pr. Sandro Oliveira).

"Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará." Mateus 6.6

Tempo Sozinho com Deus, o TSD – uma ênfase muito forte da família da Paz.

Lembre-se: a oração é o resultado da comunhão íntima entre duas pessoas: “Pai e filho. Filho e Pai”.

3. JEJUM: PRÁTICA SECRETA COM RECOMPENSAS PÚBLICAS.

Leia Mateus 6.16

O jejum é um ato de negação de si mesmo e de humilhação debaixo das poderosas mãos de Deus. Não é um ato de orgulho, não deve ser usado para ostentação religiosa.

"Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará." Mateus 6.17-18

O seu relacionamento com Deus é íntimo e pessoal. Sua generosidade, oração e jejum devem refletir sua alegria em seguir a vontade e sua dependência nEle. Cultivar uma relação secreta com Jesus transformará seus relacionamentos e libertará você de preocupações. Por isso, priorize seu relacionamento pessoal com Deus em 2024, permitindo-se viver um ano de intimidade com o Senhor através do Espírito Santo.

 

 

Papo Reto

1. Qual a importância da motivação interior em relação aos atos de generosidade? Quando a generosidade é realizada com a motivação correta, que busca glorificar a Deus e não busca ostentação, ela é significativa aos olhos de Deus, mesmo que não seja percebida ou reconhecida pelos outros, mas sendo reconhecida por Deus.

2. Como podemos entender a oração com uma comunhão íntima de Pai e Filho? Assim como Mateus 6.6 fala sobre o secreto, quando você cultiva intimidade no secreto com Deus, você começa a entender a oração como um resultado da comunhão íntima de Jesus para com você.

3. Por que devemos compreender o jejum como um ato de humildade e submissão diante de Deus? O jejum nos ajuda a depositar nossas próprias vontades, permitindo que nos concentremos mais em Deus e na Sua vontade. O jejum nos lembra da nossa dependência de Deus e da importância de colocá-Lo em primeiro lugar em nossas vidas.

4. O que mais Deus falou ao seu coração? Respostas variadas.

Oferta

Oferta por Pix: Você pode fazer a sua contribuição através da Chave/CNPJ ou pelo QR Code.
CNPJ: 07.791.560/0001-50

Avisos

LÍDER DE CÉLULA, ATENÇÃO!
Após o término de sua reunião, lance o relatório da sua célula no Célula.In – é fácil e muito rápido.
🖇️ Acesse o link para acesso: app.celula.in/pazchurch

  • EMP: A nova temporada da EMP começa dia 19 de fevereiro. Teremos os cursos: Nova Criatura, Vida Devocional, Treinamento de Líderes de Célula, Panorama Bíblico do Novo Testamento e Ide e Fazei Discípulos. Faça logo a sua inscrição pelo WhatsApp (85) 9 8621-8543. Venha você também ser um aluno da EMP e cresça no conhecimento de Deus! Link de inscrição: https://forms.gle/62JYdEtUsHihGc3g7
  • C2B: No dia 19 deste mês, às 19h30, teremos mais um encontro do C2B. Seremos ministrados sobre finanças pelo Pastor Paulo Jeffrey, diretor da Paz Internacional. Convide seus amigos, empresários e empreendedores para aprendermos juntos no C2B. Aguardamos você no Campus Sul!
  • ACAMPA DENTRO START: Nos dias 12 e 13 deste mês teremos o nosso ACAMPA DENTRO, de 9h às 19h. Será uma programação especial e gratuita para os adolescentes aqui na Paz Church Fortaleza. Para mais informações, fiquem ligados no instagram @startfortaleza.
  • DIFLEN CONFERENCE FORTALEZA 2024: Está chegando o maior encontro da juventude da Paz Ceará. Nossa conferência será nos dias 29 e 30 de março na Paz Fortaleza Campus Sul. Teremos a presença do pastor de jovens mais influente da Europa, Giuseppe Punto, da Sabaoth Church de Milão na Itália. Garanta já a sua vaga no site: https://www.e-inscricao.com/diflenfortaleza/dcf24

Somos a Paz Church Fortaleza,
uma família que não para de crescer!