Estudo: Rejeite o Espírito de Mamom

Estudo da Célula

Pr. Sandro Oliveira

12/11/2023

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão. Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Quebrantado
(Vineyard Brasil)

O Seu Amor Venceu
(Maysa Ramos)

Pra Sempre
(Ministério Avivah)

Relax / Dinâmica

O líder irá mostrar uma caixa de fósforo fechada e perguntará para o grupo se a caixinha de fósforo tem pleno funcionamento somente por estar em suas mãos. O grupo irá responder que não. Então será dirigido um debate para concluírem as ações necessárias para que o fósforo acenda e tenha plena eficácia em seu uso. O líder então irá apresentar um paralelo com a Bíblia. Ter a Bíblia em sua casa, ou apenas em suas mãos, sem uma leitura atenta, sem aplicar fé, sem a busca do Espírito Santo para dar pleno entendimento, ela não terá eficácia plena e não irá produzir a maturidade e discernimento do cristão.

Conclusão: A leitura bíblica deve ser constante para termos clareza quanto aos ensinos de Jesus. Ensinos de heresias devem ser totalmente rejeitados, para isso é fundamental conhecer a Palavra de Deus. Devemos conhecer o evangelho de Cristo e examinar toda palavra declarada pelos homens, ainda que ditas por sábios e eloquentes, de forma a discernir um falso ensino.

Resumo da Mensagem

Série: 2024 Abençoado
Episódio 2: Rejeite o espírito de Mamom 

Na mensagem passada, estudamos sobre o dinheiro e sobre os princípios de Deus para a nossa área financeira. Nós não precisamos de mais dinheiro; precisamos da benção de Deus. (Lucas 16.9-13)

A palavra dinheiro aparece na Bíblia em letras maiúsculas porque a palavra que Jesus usou na verdade foi a palavra Mamom, que significa “riquezas”, é um ídolo diante do qual o mundo se curva. Esse espírito por trás do dinheiro tenta te dizer: “Você não precisa de Deus! Você vai conseguir tudo sem Deus, só pelo seu esforço!” 

O Dinheiro promete coisas que somente Deus pode dar ao ser humano: identidade, segurança, significância, independência, poder e liberdade. 

Por isso Jesus confronta os seus ouvintes de maneira tão contundente. Mamom quer ser servido, quer governar a sua vida. Por isso a Bíblia faz esta declaração: Você não pode servir a ambos, porque o espírito de Mamom está em oposição direta ao Espírito de Deus. 

Contudo, o dinheiro não é inerentemente mal. (1 Timóteo 6.9-10)
A Bíblia não diz que o dinheiro é a raiz de todos os males, mas sim o amor (ou a adoração) ao dinheiro. 

“O dinheiro em si mesmo é neutro. O que determina se ele vai ser bênção ou maldição é a atitude que temos em relação a ele.”

(Deuteronômio 8.18, 1 Crônicas 29.12, Salmos 112.3)

O dinheiro nos oferece grandes oportunidades de fazer o bem. (1 Timóteo 6.17-18)

O dinheiro é uma bênção quando ele está em nossa mão, mas um grande perigo quando está em nosso coração. 

O amor ao dinheiro produz uma insatisfação crônica na alma. (Eclesiastes 5.10)

O QUE DEVEMOS FAZER? 

Você tem que escolher diariamente a quem você amará e a quem você odiará; escolher odiar e desprezar o espírito de Mamom, fazendo exatamente O QUE ELE NÃO SUPORTA

  • Amando a Deus, colocando-O em primeiro lugar em nossa vida através da entrega dos dízimos como primícias a Deus;
  • Sendo generoso, ofertando ao Senhor.
  • Rejeitando o egoísmo, a ganância e a mentira da felicidade pelo possuir riquezas. 

“O espírito de Mamom precisa ser desprezado. Você precisa odiá-lo. Quebre o altar deste espírito maligno, não admita Mamom em sua vida. Ame a Deus e consagre sua vida financeira ao Senhor.”

(Mateus 6.19-21) Quando usamos o dinheiro com os propósitos corretos, estamos acumulando tesouros nos céus. Por isso o inimigo trabalha com tanto empenho para corromper e distorcer a nossa visão acerca do dinheiro.


“Devemos adorar a Deus, amar as pessoas e usar o dinheiro,
em vez de amarmos o dinheiro, usarmos as pessoas e nos esquecermos de Deus.”

Papo Reto

1. Por que quando Jesus cita na Bíblia a palavra dinheiro ela é escrita com letra maiúscula? Porque a palavra que Jesus usou, na verdade, foi Mamom, que significa “riquezas” - um ídolo diante do qual o mundo se curva. Esse espírito por trás do dinheiro tenta te dizer: “Você não precisa de Deus! Você vai conseguir tudo sem Deus, só pelo seu esforço!”. O Dinheiro promete coisas que somente Deus pode dar ao ser humano: identidade, segurança, significância, independência, poder e liberdade.

2. O dinheiro não é inerentemente mal como vemos em 1 Timóteo 6:9-10. Quais são as bençãos de ter dinheiro? 

  • O dinheiro nos oferece grandes oportunidades de fazer o bem. (1 Timóteo 6.17-18)
  • O dinheiro é uma bênção quando ele está em nossa mão, mas um grande perigo quando está em nosso coração.
  • O amor ao dinheiro produz uma insatisfação crônica na alma. (Eclesiastes 5.10)

3. De acordo com a mensagem, o que devemos fazer em relação ao Dinheiro? Você tem que escolher diariamente a quem você amará e a quem você odiará; escolher odiar e desprezar o espírito de Mamom, fazendo exatamente O QUE ELE NÃO SUPORTA:

  • Amando a Deus, colocando-O em primeiro lugar em nossa vida através da entrega dos dízimos como primícias a Deus;
  • Sendo generoso, ofertando ao Senhor.
  • Rejeitando o egoísmo, a ganância e a mentira da felicidade pelo possuir riquezas.

4. Vamos fazer uma declaração de fé! Repita comigo: "Eu vou adorar a Deus, amar as pessoas e usar o dinheiro. 
Em vez de amar o dinheiro, usar as pessoas e esquecer de Deus."

 

Oferta

Oferta por Pix: Você pode fazer a sua contribuição através da Chave/CNPJ ou pelo QR Code.
CNPJ: 07.791.560/0001-50

Avisos

LÍDER DE CÉLULA, ATENÇÃO!
Após o término de sua reunião, lance o relatório da sua célula no Célula.In – é fácil e muito rápido.
🖇️ Acesse o link para acesso: app.celula.in/pazchurch

  • PAZ WOMAN CONFERENCE: Chegou a hora do principal eventos de mulheres da Paz Church no Ceará! Será nos dias 17 e 18 de novembro. Deus escolheu esses dias para firmar a identidade e maturidade de cada preciosa mulher! Louvor e ministração com Ana Nóbrega e pregação da palavra com as pastoras Ramy Mota da Paz São Luís e Albea Oliveira da Paz Fortaleza. Ainda dá tempo de você fazer a sua inscrição pelo link da bio do Instagram @pazwomanfortaleza.
  • ESTAÇÃO DNA: Venha conhecer e mergulhar na cultura, visão, missão e valores da Paz Church na Estação DNA com nosso querido Pr. Abe Huber. A programação é gratuita e começa 1 hora antes dos cultos nos dias 19 e 26 de novembro em todas as nossas igreja.
  • ATMOSFERA: Servir a Deus é um privilégio! Convidamos você a participar do ministério da Atmosfera e juntos servimos a nossa Igreja Local e todos os nossos amados irmãos. Para participar, acesse o link da bio do Instagram @pazfortaleza.
  • DIFLEN SCHOOL 2024: Tá chegando a hora! Acontecerá de 2 a 21 de janeiro na Diflen Tree House. Serão 21 dias de imersão na vida da Igreja Local, cultura do movimento Diflen, despertar do mover profético, ativação do dons do Espírito, prática do evangelismo de poder entre outras matérias ministradas por professores de alto nível. Não fique de fora! Você pode parcelar o valor da sua inscrição em até 10x no cartão de crédito até o dia 20 de novembro. Mais informações pelo Instagram @diflenfortaleza ou pelo WhatsApp (85) 99761-9326.
  • Participe do nosso TADEL | Treinamento Avançado de Líderes em seu campus! Verifique o dia e horário do Tadel no seu campus com seu pastor. Na Paz Sede acontece aos domingos às 8h45 e às 16h45. Esperamos você! Participe e traga toda a sua célula! Será um tempo de edificação!
  • Cultos Presenciais: Fique ligado nos horários. Na Sede Regional às 9h30 e 17h30. Ver todos os Campus e horários aqui.
  • Culto Online: Domingo, às 9h30 e 17h30. O acesso é pelo nosso canal youtube.com/PazFortaleza. Assista com a sua família e compartilhe com seus amigos e parentes.
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazFortaleza no Instagram.

Somos a Paz Church Fortaleza,
uma família que não para de crescer!