O grito de uma alma perdida

Estudo da célula

Jarder Menezes

21/01/2024

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

 

Eu Me Alegrarei
(Nivea)

Novo
(Lagoinha)

Óleo De Alegria
(Marine)

O Teu Amor
(Ana Nóbrega)

Santo Pra Sempre
(Gabriel Guedes)

Resumo da Mensagem

Aqui jesus está falando uma parábola sobre o rico, e lázaro, a partir do versículo 22 podemos ver que a morte chegou para os dois, assim como acontece, sempre aconteceu e sempre vai continuar acontecendo, tanto morre o rico como morre o pobre. Lázaro morreu e foi para o seio de Abraão, o rico morreu e foi para o Hades. É importante ressaltar que o rico não foi para o inferno porque era rico, e lázaro não foi para o céu porque era pobre. Nós precisamos estar atentos ao nosso comportamento, porque Deus está atento a todas as nossas atitudes. Claro que não são as obras que fazemos aqui na terra que vão nos dar a salvação, mais elas revelam que nós estamos realmente em Cristo. Esta parábola registra 3 gritos:

1º O grito da terra. (Lucas 16.28)

O grito da terra é o momento em que o rico pede a Abraão que mande Lázaro a terra avisar seus irmãos para se prevenir, para que eles não fossem parar em um lugar de tormento. Só que não tinha mais jeito! Nós temos o poder de escolha, de seguir a Cristo e ter uma vida plena nos caminhos de Deus, de acordo como ele nos instruiu ou ter o caminho das trevas. (Hebreus 9.27) Nós temos a oportunidade de fazer o que é certo enquanto estamos vivos, de acordo com os mandamentos que o Senhor nos ordenou, enquanto há vida há esperança, enquanto há vida, há oportunidade, nós temos a oportunidade de fazer a nossa história, todos os dias.

2º O grito do inferno. (Lucas 16.24)

De todas as parábolas que Jesus contou, esta é a única em que ele deu nome aos personagens, afim de que todos compreendessem a realidade do inferno. Em seus ensinamentos, Jesus falou muito sobre a realidade do seu tormento eterno. Em Isaías 66.24 descreve a realidade crua do inferno, dizendo que ali o verme dos homens ímpios nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará. Portanto, cabe a nós alertar as pessoas a fugirem da ira vindoura, convertendo-se ao Deus vivo e verdadeiro.

3º O grito do céu. (Lucas 16:25)

Por muitas vezes estamos em situação parecida com a desse homem rico, vivendo em uma vida egocêntrica, pensando somente em si mesmo e não se importando com o outro, pensando: “ta tudo bem pra mim, os outros não estou nem ai”. O Senhor hoje quer te dar oportunidade para você sair dessa zona de conforto, de repente esse Lázaro que a Bíblia cita seja um parente seu, que você não liga para dizer um “oi”, para saber como estar, de repente esse Lázaro ferido seja aquela pessoa que você criou um ódio dentro de você que você não quer nem chegar perto, de repente esse Lázaro é sua mãe ou seu pai, um familiar. Não seja como aquele homem rico, se arrependa antes da morte porque depois não haverá oportunidade.

Papo Reto

  1. Você tem um entendimento claro sobre o inferno?
    = Respostas pessoais e variadas.
  2. Você tem sido um "pregador", levando as pessoas a conhecerem Jesus?
    = Respostas pessoais e variadas.

Avisos

  • TADEL - Terça, as 19h30
  • Culto de Celebração - Domingo, as 9h; 17h e 19h30