Estudo: Brilhar | O Brilho de uma Vida Produtiva

Estudo do Life Group

Pr. Abe Huber

18/04/2021

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Tão Profundo
(Vineyard Brasil)

Vitorioso És
(fhop)

Abba
(Laura Souguellis)

Relax / Dinâmica

Construção de uma cidade

Material: Fichas com nomes de profissões.

Desenvolvimento: Cada participante recebe uma ficha com o nome de uma profissão. Depois de entregar as fichas, deve-se explicar que será realizada uma viagem para construir uma cidade e para chegar no lugar será preciso viajar de navio. Durante a viagem o navio sofre um problema e começa a afundar. Infelizmente só há um bote que pode ser usado para salvar sete pessoas. O grupo deverá decidir quais as profissões mais urgentes que devem ser salvas e essenciais para a construção dessa nova cidade.

Resumo da Mensagem

Quais são os segredos de uma vida produtiva? Todos querem ser produtivos. Todos são mais felizes quando são produtivos. Isso é um princípio de Mordomia: usar com sabedoria os recursos que Deus confiou nas minhas mãos. Produtividade é realizar o máximo com aquilo que você tem. Deus é responsável pelo que Ele tem dado a você, porém você que é responsável pelo que você faz com o que Deus lhe deu. Isso não se aplica somente as pessoas individualmente, mas também as empresas, igrejas, organizações e até as nações. Muitas pessoas dizem que Deus não espera de nós a produtividade, e sim a fidelidade. Isso só é uma meia verdade. Deus realmente espera de nós a fidelidade, mas Ele também espera que sejamos produtivos. Só que é a produtividade da forma que Ele define ser produtividade! Como que Deus define a produtividade? Antes de estudarmos sobre produtividade, devemos saber o que queremos alcançar com a nossa vida. Se não sabemos essa resposta, nem adianta falar ou estudar sobre produtividade. Como Deus mede a produtividade? A Bíblia, mais do que qualquer livro ou curso, fala sobre como viver uma vida produtiva. A Bíblia até usa a palavra produtividade, mas a palavra principal que é usada é a palavra frutificação. A Palavra de Deus deixa bem claro que Deus nos fez para darmos fruto. Se entendermos o que é a frutificação na Palavra de Deus, aí sim entenderemos a definição de Deus sobre o que é produtividade. O tipo de produtividade que tem valor diante de Deus é a frutificação. O mundo tem muitas definições e opiniões sobre o que é sucesso, mas qual é a definição de Deus sobre o que é sucesso? Sucesso, para Deus, não é algo superficial, não é ativismo. Para Deus, sucesso é dar muito fruto! O que é dar muito fruto? Uma das coisas principais que Jesus ensinou antes de ser crucificado era que Ele queria que seus seguidores dessem muito fruto. Ele deu um capítulo inteiro na Bíblia sobre a importância da frutificação. Fruto no grego é a palavra karpos, e é usada 66 vezes no Novo Testamento. Colossenses 1:10. Mateus 5:16. João 15:8- Esse versículo nos mostra que dar fruto traz glória para Deus, mostra que somos um autêntico discípulo de Jesus ao darmos fruto e também nos mostra que Ele quer que nós possamos dar muito fruto! João 15:16. Dar fruto é o propósito da nossa salvação: viver uma vida produtiva para Jesus. Deus fez um investimento nas nossas vidas e um dia teremos que prestar contas a Ele. Uma vida verdadeiramente produtiva é aquela que tem fruto duradouro (fruto permanente). É super importante ter consistência e perseverança. A Bíblia ensina que o nosso fruto, a nossa produtividade, não será medida na quantidade de coisas que fizemos ou no impacto que teve impressionando as pessoas, mas a nossa produtividade será medida por Deus se o nosso fruto permaneceu!
4 TIPOS DE FRUTO NA BÍBLIA
1. FRUTO DO ARREPENDIMENTO (Conversão autêntica).
2. FRUTO DO ESPÍRITO (Caráter: Ser igual a Jesus).
3. FRUTO DE OUTRO CRISTÃO (Ganhar vidas para Jesus).
Devemos falar de Jesus para as pessoas. Um autêntico cristão produz outros cristãos. Nós somos fruto de alguém! Deus quer que nós também possamos dar frutos ganhando pessoas para Jesus!
4. FRUTO DO MINISTÉRIO (Servir a Deus e às outras pessoas).
Isso fala de estar servindo a Deus da forma que Deus nos projetou. Deus quer usar nossos talentos, habilidades, dons, personalidades e nossas experiências para abençoar outras pessoas e para promover o Reino de Deus na terra. Quando Jesus falou para a figueira que nunca mais daria fruto, Ele estava ensinando a importância de todo seguidor dele dar fruto. Um cristão que não dá fruto é uma contradição! Lucas 13:7. Mateus 3:10. Ele quer fruto na nossa vida!
COMO FRUTIFICAR?
1. CULTIVE RAÍZES PROFUNDAS.
Jeremias 17:7-8. Raízes profundas geram muito fruto permanente! Como cultivar raízes profundas na nossa vida? Tempo com Deus e a Sua Palavra. Salmo 1.2-3. Congregar no Culto, no Life Group e ter comunhão.
2. ELIMINE AS ERVAS DANINHAS.
Lucas 8:14. O que são as ervas daninhas? São as coisas que sufocam as nossas agendas a tal ponto de não termos tempo para sermos frutíferos e as coisas que consomem a nossa energia e atenção a tal ponto que não colocamos Deus de fato em primeiro lugar nas nossas vidas. Ex: Viver para se divertir, avareza, preocupação constante com o amanhã. 1 Timóteo 6:10.
3. REGUE CONSTANTEMENTE COM LOUVORES.
João 15:5. Isaías 55:10-11. Romanos 4:20.

Papo Reto

  1. Qual a importância de primeiro entendermos o nosso propósito para depois sermos produtivos?
    = Respostas pessoais e variadas.
  2. Deus quer usar nossos talentos para promover o Seu Reino aqui na terra. Compartilhe com o grupo qual é o seu talento e como você tem usado ele para promover o Reino de Deus.
    = Respostas pessoais e variadas.
  3. Para podermos frutificar devemos cultivar raízes profundas e eliminar as ervas daninhas. O que você tem feito para cultivar raízes profundas e qual a principal erva daninha você reconhece que precisa ser removida da sua vida?
    = Respostas pessoais e variadas.

Avisos

  • Nossos Cultos Presenciais retornaram! Próximo Domingo, dia 25 de Abril, voltaremos com os Cultos Presenciais seguindo todos os protocolos determinados pelas autoridades, com medidas de segurança e capacidade adequadas em vigor. Não é necessário fazer a inscrição para poder participar, porém as vagas são limitadas e por ordem de chegada. Fique ligado nos horários: 9h30, 11h30, 17h e 18h30.
  • Nesta Sexta, vamos orar e nos encher do Espírito de Deus! Vigília Online, via Zoom, às 20h30. Fique ligado em nossas redes sociais para saber mais sobre este poderoso evento da Paz São Paulo.
  • Participe do Paz Prayer | Temos Sala Virtual de Oração via app Zoom todos os dias. Fortaleça a sua vida espiritual em um clamor com a igreja e também ore pela vida de sua família e amigos. Escolha um dos horários: 5h - 6h - 7h - 12h - 13h - 19h - 23h - 0h. Acesse o endereço para saber mais e participar: paz.church/saopaulo/oracao
  • Cultos Online: O acesso é pelo nosso site pazchurch.tv às 9h30 e 19h. Assista com a sua família e compartilhe com seus amigos e parentes.
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Agora com o Pix disponível. Para contribuir, acesse: paz.church/saopaulo/contribua
  • Visite o site da Paz São Paulo e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/saopaulo
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazSaoPaulo