Estudo: Como Vencer Em Tempos Difíceis

Estudo do Life Group

Pr. Abe Huber

21/04/2024

Músicas do Fim de Semana

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Agnus Dei
(David Quinlan)

A Boa Parte
(fhop)

Trindade
(Daniel Alencar)

Relax / Dinâmica

Em Jesus eu sou...

O lider irá escrever numa folha ou imprimir a seguinte informação – EM JESUS EU SOU... Essa descrição será colocada onde todos possam ver (precisa ser em letras grandes para que se destaque). Juntamente com a descrição, coloque uma seta apontando para baixo. Coloque essa folha numa prancheta ou alguma coisa onde ela possa ficar em pé em cima de uma mesa ou algo do tipo.

Faça vários papeis com verdades de quem somos em Cristo Jesus. Peguem cada um desses papeis e dobrem cada um deles e coloque ao lado da placa que tem a descrição de quem somos em Jesus.

Peça para que cada um dos membros do Life peguem um papel e leia essa verdade, e assim seja criado um ambiente vitorioso a partir de quem somos em Cristo Jesus.

Resumo da Mensagem

(MUITA ATENÇÃO, líder. Esta parte do estudo é apenas um resumo para você estudar e ajudar os membros a relembrarem alguns pontos. Ele nem precisa ser lido integralmente. Não é para re-pregar a mensagem. Lembre-se, você é um facilitador do life group. Dê a oportunidade e muito tempo para que os membros possam expressar suas opiniões.)

COMO VENCER EM TEMPOS DIFICEIS

 

Neste final de semana fomos impactados com a palavra do nosso amado pastor Abe Huber, sendo desafiados a obter vitória em meio as tempestades da vida. Em geral, somos treinadas em como alcançar o sucesso e vencer, mas não somos preparados em como enfrentar as provações.

Afinal, qual deve ser nossa postura diante das lutas e dificuldades pelas quais passamos? Para responder essa questão, vamos refletir em quatro princípios bíblicos que nos ajudarão a enfrentar nossas lutas e vencer em tempos difíceis.

  1. NÃO ACUSE A DEUS (Tiago 1.13,16-17)

Temos naturalmente a tendência de questionar a Deus por algo que estamos passando. Nos esquecemos que vivemos num mundo decaído e que Deus não é a causa da dor. Culpamos a Deus por não conhecer o seu caráter. Ele tem planos de paz e não de mal (Jeremias 29.11).

  1. APRENDA COM OS TRATAMENTOS DE DEUS (Romanos 8.28)

Deus não causa a dor, mas também não desperdiça nossa dor. Ele a usa para nosso crescimento. Tudo poderá ser pedagógico se você for sensível para discernir a lição. Nada é por acaso! Como afirmou o pregador Watchman Nee: “O maligno poderá lhe atacar, mas PARALELO a isso Deus está lhe enviando profundas lições!

  1. FIQUE LONGE DE TODA MURMURAÇÃO (Êxodo 15.20-21,22-26,27)

No livro de Êxodo, vemos Deus conduzindo seu povo pelo deserto, por meio da vida de Moisés. O contexto relatado no texto bíblico é que após três dias de caminhada, o povo estava sedento, então a nuvem (presença de Deus) os conduziu até as águas de Mara, mas o povo murmurou contra Moises, reclamando que aquelas águas eram amargas. No entanto, cientistas e estudiosos da atualidade analisaram as águas de Mara, que permanecem amargas até hoje, e constataram que elas são 100% potáveis e que o gosto amargo é fruto de elementos medicinais, que no caso, serviriam para curar o povo dos males do Egito. A lição que fica dessa passagem é aprenda beber a água amarga sem murmurar. No meio da dificuldade precisamos de discernimento para buscar em Deus, não o PORQUÊ das situações vivida, mas sim, o PARA QUÊ.

  1. PERSEVERE NA FÉ E TENHA TODA ALEGRIA (Hebreus 6.12)

A alegria no meio da tribulação é uma clara demonstração da fé que toma posse do sobrenatural. É importante louvar a Deus em fé ANTES mesmo de ver a resposta de oração materializada, tendo por motivo de TODA ALEGRIA o passar por provações (Tiago 1.2-4). Essa ALEGRIA e esse LOUVOR PERSEVERANTES, são sinais de uma fé autêntica.

Papo Reto

  1. Por que podemos ter a certeza de que Deus não é o causador das tempestades ou dor que estamos passando?
    = Respostas variadas e pessoais. (Vivemos num mundo caído. O proprio Jesus disse: "No mundo tereis aflições;"  MAS Jesus também disse: "MAS TENDE BOM ÂNIMO; EU VENCI O MUNDO!)
  2. Sabendo que Deus nos ama conforme Romanos 8.28, que lições podemos aprender ao passar por um deserto? Como a Bíblia encoraja a responder às adversidades como oportunidades de aprendizado?
    =Respostas variadas e pessoais (A Bíblia ensina que Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, transformando até mesmo as dificuldades em lições pedagógicas, conforme Romanos 8:28.)
  3. Por que a murmuração é desencorajada nos relatos bíblicos de tempos difíceis, como exemplificado na história de Moisés e o povo de Israel no deserto?
    = Respostas variadas e pessoais. (A murmuração é desencorajada porque, embora as correções de Deus possam ser amargas, elas são destinadas a trazer cura para a alma, como ilustrado pela transformação das águas amargas em doce em Êxodo 15:22-26)
  4. Passar por deserto é fato, mas a pergunta nesse processo é quanto tempo vou ficar nesse lugar (deserto)? Diante das tempestades qual tem sido nosso comportamento?
    =Respostas variadas e pessoais (As nossas ATITUDES vão determinar a duração do seu tempo no deserto. Você que decide. Será de 40 dias ou de 40 anos. Temos que ter BOM ANIMO! Jesus VENCEU o mundo, NÓS TAMBÉM VENCEREMOS!)

Avisos

  • Power Night: Sexta, dia 26 de abril, venha se derramar diante de Deus, em comunhão com a igreja, no Power Night! Um a noite profética, um tempo muito precioso de adoração, oração e clamor ao Senhor! Às 20h, no Campus Anália Franco. Entrada franca. Mobilize o seu life group! Traga a sua família e convide os seus amigos.
  • Cultos Presenciais: Fique ligado nos horários. Campus Anália Franco: Sábado: 17h | Domingo: 9h30, 11h30, 16h30, 18h30 e 20h30 | Segunda-feira: 20h30. Campus Eldorado: Domingo: 11h30
  • Culto Online: Domingo, às 9h30 e 18h30 | Segunda: 20h30. O acesso é pelo nosso canal youtube.com/PazSaoPaulo. Assista com a sua família e compartilhe com seus amigos e parentes.
  • Participe do Paz Prayer | Temos Sala Virtual de Oração via app Zoom todos os dias. Fortaleça a sua vida espiritual em um clamor com a igreja e também ore pela vida de sua família e amigos. Escolha um dos horários: 5h - 6h - 7h - 8h - 9h (Kids) - 12h - 13h - 14h - 18h (Kids) - 19h - 23h - 0h. Acesse o endereço para saber mais e participar: paz.church/oracao
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Para contribuir, acesse: paz.vc/sp
  • Visite o site da Paz São Paulo e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/saopaulo
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazSaoPaulo