Estudo: Demolindo as Estruturas do Orgulho

Estudo do Life Group

Pr. Gilvane Batista

12/12/2021

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Liberdade
(Paz Worship)

Volto os Meus Olhos
(Rapha Gonçalves)

Quando Ele Vem
(Ana Nóbrega)

O Meu Coração é Teu
(Ton Molinari)

Eu Me Rendo
(Bruno Sene)

Relax / Dinâmica

Vivendo Milagres

Conhecer os milagres através dos feitos de Jesus. Para essa dinâmica os Evangelhos de Jesus segundo Mateus, Marcos, Lucas e João serão muito exemplificadores.

Recursos para a dinâmica

Um rolo de papel higiênico; Uma caneta.

Execução da dinâmica

Vamos ao passo a passo:

  1. Em cada camada do papel higiênico, antes do momento das dinâmicas, deverá ser escrito um milagre feito por Jesus. Quando chegar o momento da aplicação, será distribuído o papel novamente enrolado e solicitado a cada participante pegar uma quantidade, lembrando que temos pessoas posteriores.
  2. Ao terminar pedimos que cada um veja quantas camadas pegou e leia a si mesmo quais foram os milagres de Jesus expostos naquelas camadas.
  3. Posteriormente será dado um tempo para que as pessoas lembrem de milagres feitos por Jesus na sua vida ou na vida de algum próximo proporcionalmente ao número de camadas que ela têm, exemplo: Se ela tiver quatro camadas, precisará escrever um milagre em cada camada e assim sucessivamente.
  4. Após o tempo dado para a escrita, proponha um intercambio de leitura e questione a dificuldade ou facilidade de se lembrar dos milagres de Jesus na vida das pessoas em questão.
  5. Esse tipo de dinâmicas para células nos ensina que o verdadeiro senso de milagre está em Jesus e os milagres só acontecem mediante a fé no próprio Deus através do nome do seu Filho.

Fonte: https://minhasatividades.com/10-dinamicas-para-celulas-com-moral/

Resumo da Mensagem

O melhor de Deus muitas vezes está represado e não está se materializando na vida do cristão por causa de uma só palavra: orgulho. Acreditamos que o orgulho é o pai dos pecados. É o pecado favorito do diabo, é o responsável pela destruição de muitas famílias. O orgulho não pede licença, atropela, não pede perdão, justifica. O orgulho tem sido um câncer, um mal que tem assolado vidas, casamentos, relacionamentos, afastado e afugentado os sonhos de Deus para as nossas vidas. O orgulho é como o mau hálito: quem tem, muitas vezes, não sabe que tem. Só quem convive com essa pessoa sabe muito bem. O orgulho é tão destrutivo que não nos deixa perceber os nossos defeitos. "O orgulho é uma flor que cresce no jardim de Satanás".-Howell. Para demolirmos as estruturas do orgulho vamos analisar alguns princípios importantes nesta mensagem:  Isaías 14.12 o orgulho é a razão da queda de satanás, ele não permite que enxerguemos os nossos erros. Ele cega o nosso entendimento para não admitirmos os nossos erros e vai se infiltrando dentro da nossa vida e da nossa casa. Então como demolirmos as estruturas do orgulho? Tiago 4:6-7 Nos sujeitando ao Senhor e a sua palavra! Nesse mesmo versículo de Tiago podemos aprender três princípios  importantes: Primeiro princípio: Deus vai resistir aos soberbos, Salmos 101.5b, Provérbios 16.5,18 Deus vai confrontar nossa soberba, nossa prepotência, nossa Altivez, nossa justiça própria. Lucas 1.51, Isaias 5.21 Deus vai resistir qualquer postura de arrogância e soberba. Segundo princípio: Deus vai conceder graça aos humildes, o favor de Deus e a abundância do seu reino estão ligados  diretamente a um coração purificado da arrogância e do orgulho. Provérbios 16.18 A humildade é o maior segredo para uma vida de santidade e conquistas. Terceiro princípio: Sujeitai-vos a Deus, temos a capacidade de enfrentar com humildade as provas divinas e fomos Criados por Deus para representar Jesus na terra, a maneira como nós nos comportamos vai refletir Deus ou o Diabo, o orgulho é a arma que o maligno tem para oprimir a vida das pessoas e trazer sobre ela e sua família um quadro de batalha espiritual. No livro de Mateus no capítulo 15 temos o exemplo de uma mulher Cananéia que venceu o orgulho e os céus se abriram na vida dela, Para que isso acontecesse ela passou por três provas. 1) Prova do desprezo Mateus 15.24. 2) Prova da discriminação Mateus 15.24. 3) Prova da ofensa pública Mateus 15.26. Se Jesus é o próprio amor, por que Ele tratou a mulher assim ? Porque Jesus não queria só libertar a filha dessa mulher, Ele queria gerar e estabelecer um novo ciclo de honra na vida e na família daquela mulher Cananéia. A humilhação daquela mulher abriu os céus sobre a filha que ficou imediatamente liberta. Quantos querem comer o melhor dessa terra? Isaias 1.19-20 a obediência abre o céu e a desonra e a altivez fecham. Mateus 5.3 quando demolimos as estruturas do orgulho por meio da humilhação o reino dos céus é chegado até nós, o reino de Deus tem alegria, cura, libertação e prosperidade, Deus tem o melhor para nós quando nos sujeitamos a Ele.

Papo Reto

  1. Quais as características de uma pessoa que possui orgulho ?
    = Respostas pessoais e variadas.
  2. Como podemos vencer o orgulho nas nossas vidas? 
    = Respostas pessoais e variadas.-
  3. Comente os benefícios de vivermos livre do orgulho.
    = Respostas pessoais e variadas.

Avisos

  • Culto Online: Domingo, às 17h. O acesso é pelo nosso canal youtube.com/PazSaoPaulo. Assista com a sua família e compartilhe com seus amigos e parentes.
  • Cultos Presenciais: Estamos seguindo todos os protocolos determinados pelas autoridades, com medidas de segurança e capacidade adequadas em vigor. Não é necessário fazer a inscrição para poder participar, porém as vagas são limitadas e por ordem de chegada. Fique ligado nos horários. Domingo: 9h30, 11h30, 17h e 19h | Segunda-feira: 20h30
  • Participe do Paz Prayer | Temos Sala Virtual de Oração via app Zoom todos os dias. Fortaleça a sua vida espiritual em um clamor com a igreja e também ore pela vida de sua família e amigos. Escolha um dos horários: 5h - 6h - 7h - 12h - 13h - 19h - 23h - 0h. Acesse o endereço para saber mais e participar: paz.church/saopaulo/oracao
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Para contribuir, acesse: paz.church/saopaulo/contribua
  • Visite o site da Paz São Paulo e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/saopaulo
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazSaoPaulo