Estudo: Deus Não Escolhe Alguém Por Acaso

Estudo do Life Group

Pr. Abe Huber

23/08/2020

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Esperança
(Daniel Alencar)

Sim e Amém
(André Aquino)

Minha Obsessão
(Os Bravos)

Amigo Fiel
(Daniel Alencar)

Relax / Dinâmica

SUAS ESCOLHAS
Material: 5 balões e 1 brinde (Por exemplo: um chocolate).
Preparo:
Coloque dentro de um balão um papel com a frase VOCÊ GANHOU UM BRINDE e marque o balão com um pequeno X.
Nos demais balões ponha uma tarefa. Exemplos: Dar um testemunho de bênção recebida, tirar uma “selfie” fazendo careta e postar, dançar uma coreografia escolhida pelo grupo, recitar um verso bíblico, cantar um louvor, fazer uma oração pelo grupo, etc…
O JOGO:
Jogar os balões para o grupo e por uma música. Dizer que ao parar a música poderão pegar o balão SE QUISEREM, SE ASSIM DESEJAREM.
Quando isto ocorrer chame todos que têm balão a frente e diga: “Vocês escolheram ficar com o balão, mas todas as escolhas que fazemos têm consequências.”
Peça um de cada vez para furar o balão e fazer a tarefa. Não force quem não quiser, mas deixe que passe um aperto. Deixe o balão marcado contendo o brinde por último, e então diga à pessoa que ela terá oportunidade de repensar por ser a última. Pergunte se quer dar o balão de presente para alguém, ou assumir a consequência daquela escolha.
FINAL: Após terminar a brincadeira leve-os à refletir e memorizar a frase: “Somos livres para fazer nossas escolhas, mas somos escravos das consequências” (Pablo Neruda).

Resumo da Mensagem

Todo cristão genuíno deseja ser usado por Deus para abençoar a vida de outras pessoas. Muitas vezes quando lemos algumas histórias da bíblia, como a história de Moisés, a gente pensa que Deus aleatoriamente escolheu Moisés, mas não é bem assim. Deus não escolhe alguém por acaso! Moisés fez certas escolhas pela fé que atraíram o olhar de Deus para o escolher. Sabemos que a fé é sempre assertiva! Ela declara abertamente a Palavra de Deus. A fé genuína sempre resulta em decisões deliberadas! (Abe Huber). A vida é uma série de decisões que nós fazemos (John MacArthur). As nossas decisões determinarão o nosso futuro. TODOS OS DIAS TEMOS A OPORTUNIDADE DE FAZER ESCOLHAS CERTAS OU ESCOLHAS ERRADAS! Toda circunstância da vida é uma oportunidade única diante de nós para fazermos a escolha certa. Na bíblia, de capa a capa, vemos esse princípio: Gênesis 4:7, Apocalipse 22:16-17. Você pode escolher seguir os princípios de Deus que levarão a vitória e ao sucesso, ou você pode escolher os desejos da carne, do mundo e do maligno. Não foi por acaso que Deus escolheu Moisés, ele foi escolhido porque ele fez escolhas deliberadas. Hebreus 11:24-25. 1- MOISÉS ESCOLHEU SEGUIR AO SENHOR E RENUNCIAR OS PRAZERES TRANSITÓRIOS DO PECADO. Isso fala de relacionamento. Deuteronômio 30:19-20a. Quando um jovem decide receber Jesus como Senhor da sua vida, ele também vai renunciar prazeres transitórios do pecado, PORÉM ele renuncia MUITO MENOS PRAZERES do que o Príncipe do Egito! Quando um jovem decide receber Jesus como Senhor da sua vida, ele também certamente, mais cedo ou mais tarde, vai sofrer perseguição pela sua fé (maltratado junto com o povo de Deus), porém MUITO MENOS MAUS-TRATOS do que os escravos no Egito! Hebreus 11:26. Ele entendeu que ser desprezado por causa de Cristo era uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a recompensa. 2- MOISÉS ESCOLHEU O LEGADO DE CRISTO ACIMA DOS TESOUROS DO EGITO. Atos 7:22. Warren Wiersbe no livro Be Delivered escreve: "O Egito tinha uma civilização altamente desenvolvida no contexto mundial da sua época, especialmente nas áreas de matemática, engenharia e astronomia. Os egípcios desenvolveram um calendário impressionantemente preciso, e seus engenheiros projetaram e supervisionaram a construção de pirâmides e outros edifícios que ainda estão em pé. Os seus sacerdotes e médicos eram mestres na arte do embalsamento.  Seus líderes eram peritos na organização e na administração." Como príncipe egípcio, Moisés recebeu treinamento militar do exército mais moderno e equipado do mundo. Além da língua egípcia, ele também certamente foi ensinado pelo menos dois outros idiomas, três línguas fluentemente, ele era um poliglota. Moisés considerou o ser desprezado por causa de Cristo riqueza maior que os TESOUROS DO EGITO. O jovem em geral não tem todos esses tesouros do Egito, MAS mesmo assim vai abrir mão de qualquer coisa material em que Deus não está dirigindo porque ele sabe que a riqueza maior está no legado! Hebreus 11:27. Êxodo 2:11-15. Atos 7:23-29. 3- MOISÉS ESCOLHEU A PERSEVERANÇA NO TEMOR DO SENHOR COMO A ÚNICA OPÇÃO DA SUA VIDA. Ele não deixou a rejeição dos Hebreus e o “fracasso” da sua missão (seu chamado de Deus de libertar os Hebreus) fazer com que ele se arrependesse de ter rejeitado ser chamado filho da filha de Faraó e escolhido ser maltratado junto com o povo de Deus recusando assim os prazeres transitórios do pecado e virando as costas para os tesouros do Egito! Ele considerou o ser desprezado por causa de Cristo um privilégio muito superior a tudo isso. Ele enxergou com os olhos da fé a recompensa e desviou o olhar de outras coisas e perseverou em enxergar a recompensa.Tudo isso ele continuou fazendo mesmo depois do seu “fracasso” e no seu coração ele abandonou o Egito e permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível! Então, mesmo pensando que ele não mais seria o canal de libertação para o povo de Israel ele  "permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível". Ele continuou de coração seguindo e crendo no Senhor e nunca se arrependeu de ter escolhido a Cristo acima dos prazeres transitórios do pecado. O Barão Von Veltz rejeitou seu título na Europa, suas propriedades, seus rendimentos para se tornar um missionário para a Guiana Inglesa. Ele morreu e foi enterrado lá.  Quando ele renunciou seu título para se tornar um missionário, ele escreveu: "O que é para mim um título de 'nascido em família nobre' quando tenho o privilégio de ser nascido de novo para Cristo? O que é para mim ter o título de 'Lord' quando o que eu desejo é ser servo de Cristo? O que é ser chamado 'Sua graça' quando eu necessito da graça de Deus? Todas essas vaidades eu jogo fora e deposito aos pés do meu precioso Senhor Jesus." Daqui a cem anos, o que vai importar na sua vida? DEUS TE AMA E QUER TE USAR PODEROSAMENTE! PORÉM, DEUS NÃO ESCOLHE ALGUÉM POR ACASO! Faça decisões deliberadas: Escolha seguir ao Senhor e renunciar os prazeres transitórios do pecado; escolha o legado de Cristo acima dos tesouros do Egito, e escolha a perseverança no temor do Senhor como a única opção da sua vida.

Papo Reto

  1. Toda circunstância da vida é uma oportunidade única diante de nós para fazermos a escolha certa. Comente com o grupo as melhores escolhas que você já fez na sua vida que resultaram em quem você é hoje.
    = Respostas pessoais e variadas. 
  2. Todos nós queremos ser grandemente usados por Deus, assim como foi Moisés, mas para isso precisamos fazer decisões deliberadas. Compartilhe com o grupo algumas delas.
    = Respostas pessoais e variadas.
  3. O nosso legado será determinado pelas nossas escolhas. Qual legado você gostaria de deixar para a próxima geração e o que você acha que deveria mudar hoje para alcançar isso no futuro?
    = Respostas pessoais e variadas.

Avisos

  • Sobre os nossos cultos de celebração: estão acontecendo somente online. O acesso é pelo nosso site pazchurch.tv ou pelo canal da Paz São Paulo no Youtube, youtube.com/pazsaopaulo. Os horários serão os mesmos: 9h30, 11h30, 16h e 19h. Assista com a sua família e compartilhe com seus amigos e parentes. Não teremos reunião presencial no prédio da igreja devido as medidas para conter o avanço do coronavírus.
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Para contribuir, acesse: paz.church/saopaulo/contribua
  • Visite o site da Paz São Paulo e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/saopaulo
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazSaoPaulo