Estudo: Diga Não ao Conformismo

Estudo do Life Group

Pr. Luciano Subirá

27/08/2023

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Estamos de Pé
(Marcus Salles)

Ousado Amor
(fhop)

Eu Me Rendo
(DIFLEN Music)

Relax / Dinâmica

Dinâmica

Material: 03 copos de água e 03 comprimidos efervescentes (a água irá representar Deus e os comprimidos os cristãos).

No primeiro copo, deixe o comprimido fechado do lado de fora, encostando no copo e apresente a seguinte reflexão: O primeiro modelo de cristão é aquela pessoa que não quer se envolver com nada. Prefere ficar à margem, vivendo sua autossuficiência. E vez ou outra eles se relacionam com Deus, não com intensidade, mas apenas de modo superficial. Ele é aquele que vai a igreja, assiste a “programação”, tece seus comentários e segue para mais uma semana.

No segundo copo, deposite o comprimido ainda embalado dentro da água e apresente a reflexão: O outro modelo de cristão é aquele que já aceitou a Jesus e teve uma experiência pessoal com Ele, mas diante do menor desafio da vida, reage temeroso, não confia plenamente no Senhor e nem tão pouco interage com o Pai.

No terceiro copo, abra a embalagem do comprimido e deposite-o dentro da água e traga a seguinte reflexão: O último modelo de cristão é aquele que quer viver na totalidade da vida com Deus. Ele quer se relacionar, que ser aprofundar e caminhar mais e mais com esse Deus que é a essência de sua vida. Fazendo de Deus o centro de suas escolhas. Esse é o modelo de crente que se despede de toda máscara, de seus diplomas, ou qualquer coisa que o impeça de se relacionar com Deus. Ao tirar a capa e mergulhar em Deus, ambos se misturam, os tornando apenas um.

Nós somos a imagem e semelhança do nosso Deus. Que tipo de cristão você deseja ser? Qual nível de relacionamento e comprometimento queremos ter com Deus e seu Reino? Que possamos ser aquele que ao passar, sejamos identificados como servos do Senhor. Vivendo uma vida íntegra e cheia do Espírito Santo.

Resumo da Mensagem

(MUITA ATENÇÃO, líder. Esta parte do estudo é apenas um resumo para você estudar e ajudar os membros a relembrarem alguns pontos. Ele nem precisa ser lido integralmente. Não é para re-pregar a mensagem. Lembre-se, você é um facilitador do life group. Dê a oportunidade e muito tempo para que os membros possam expressar suas opiniões.)

DIGA NÃO AO CONFORMISMO

Por conta da apostasia de Israel, a nação viveu inúmeras derrotas, em batalhas que se estenderam por gerações. No Livro de 2 Reis 13.14-19, Jeoás, Rei de Israel, visita Eliseu, homem de Deus, um pouco antes de sua morte. E como último registro de suas ações no meio de Israel, o profeta entrega ao Rei uma palavra profética de que o Senhor Deus garantiu vitória contra a Síria, até os consumir. Ele propõe então uma encenação que seria por representação da ação de Deus. O Rei interage com a encenação proposta, porém, limita a provisão divina usando apenas três flechas, fazendo com que o homem de Deus muito se indignasse, dizendo: “Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então feririas os sírios até os consumir; porém agora só três vezes ferirás os sírios.”

A palavra profética não era de uma vitória parcial, mas sim completa, sem possibilidade do inimigo se reerguer. Mas mesmo debaixo desta palavra, o Rei Jeoás se mostrou conformado. O resultado foi que apenas três vezes ganhou, recuperando as cidades de Israel. Contudo, logo depois a Síria se levantaria contra Israel novamente.

Este relato bíblico deixa claro o quão importante é interagirmos com Deus em fé, se posicionando e crendo totalmente em suas promessas. Nossas atitudes diante da Palavra de Deus é o reflexo de nossa fé. Há uma promessa de Deus sobre nossas vidas, lutemos por ela. Lembrando que há poder em nossas ações e escolhas. O nosso Deus procura pessoas que o levem a sério, afim de que Ele possa revelar a Sua força e mudar a história de seu povo. Por isso é importante dizer não ao conformismo. Atitudes de conformismo nos limita, já as atitudes de inconformismo ampliam as nossas possibilidades de vivermos a intervenção de Deus.

Um ciclo de avivamento que encerrou não deve servir de saudosismo. Não se trata do passado, mas sim do presente. O Deus de todo avivamento está sob nós. Ao olharmos para frente, veremos a glória de Deus e coisas novas virão! Os inconformados não veem problemas, mas sim oportunidades de milagre, pois “a glória da última casa será maior do que a da primeira”. Ag. 2.9

Lembra das bênçãos já vividas, mas não esqueça que o Deus de toda benção procura inconformados para com eles estabelecerem um relacionamento íntimo onde sua glória seja manifesta, vez após vez. Às vezes precisamos deixar para trás coisas boas a fim de entrarmos em coisas melhores!

Papo Reto

  1. Toda inspiração bíblica nos impulsiona a querer viver mais de Deus. Mas não obstante as promessas de um Pai amoroso, vemos sempre, como contrapartida, homens e mulheres que decidiram andar sob a condução plena do Espírito, acreditando no incrível e vivendo o impossível. Você está disposto a confiar suas questões pessoais 100% a Deus?
    Resposta: (Reflexão diversas e pessoais).
  2. A exemplo de Josué 13.1, podemos entender que ainda que já tenhamos vivido experiências de avivamento e manifestações do poder de Deus, ainda há muita terra a ser conquistada. Isso se aplica também a nossa vida ministerial. Ao chamado de Deus para cada um de nós. Reflita em como você tem gasto seu tempo e recursos em prol do reino de Deus, até que Ele venha. Se desejar, compartilhe uma experiência que lhe trouxe grande impacto.
    Resposta:  (Reflexão diversas e pessoais).
  3. Reflita em posturas de conformismo que esteja vivendo que contraria a Palavra de Deus e vamos juntos, como família, interceder a Deus pela Sua ação poderosa.
    Resposta: (Reflexão diversas e pessoais)

Avisos

  • Culto Online: Domingo, às 9h30 e 18h30 | Segunda: 20h30. O acesso é pelo nosso canal youtube.com/PazSaoPaulo. Assista com a sua família e compartilhe com seus amigos e parentes.
  • Cultos Presenciais: Fique ligado nos horários. Campus Anália Franco: Domingo: 9h30, 11h30, 16h30, 18h30 e 20h30 | Segunda-feira: 20h30. Campus Eldorado: Domingo: 11h30
  • Participe do Paz Prayer | Temos Sala Virtual de Oração via app Zoom todos os dias. Fortaleça a sua vida espiritual em um clamor com a igreja e também ore pela vida de sua família e amigos. Escolha um dos horários: 5h - 6h - 7h - 8h - 9h (Kids) - 12h - 13h - 14h - 18h (Kids) - 19h - 23h - 0h. Acesse o endereço para saber mais e participar: paz.church/oracao
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Para contribuir, acesse: paz.vc/sp
  • Visite o site da Paz São Paulo e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/saopaulo
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazSaoPaulo