Estudo: Exousia | Parte 2: Autoridade para Ordenar

Estudo do Life Group

Pr. Abe Huber

14/11/2021

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Liberdade
(Paz Worship)

Levanto um Aleluia
(Diante do Trono)

Campeão
(Paz Worship)

Tão Profundo
(Juliano Son)

Tudo é pra Tua Glória
(Dunamis Music)

Só Tu És Santo
(Morada)

 

Relax / Dinâmica

Escreva algumas perguntas de curiosidades bíblicas em papéis e coloque cada uma delas dentro de um balão. Além das perguntas você também pode colocar mensagens de eliminação: "você foi eliminado", "escolha alguém para ser eliminado". Até o final da brincadeira deverá sobrar apenas um “vencedor”. No final uma mensagem reservada ao finalista será: Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” (Romanos 8.37).  Já que todos somos vencedores, o finalista deverá compartilhar seu prêmio com todos os outros irmãos.
Sugestão de prêmio: caixa de chocolate, bis, balas ou pirulitos.
Sugestão de perguntas para os balões: qual o maior livro bíblico, qual o menor livro bíblico, quais os nomes dos apóstolos de Jesus, quais as últimas palavras de Jesus na cruz antes de morrer, escreva um versículo bem conhecido e tire algumas palavras para que as pessoas completem, e por aí vai.

Resumo da Mensagem

Marcos 16:17-20. Nós cristãos batizados pelo Espirito Santo temos a autoridade para ordenar. Como podemos fazer isso? Exercendo a autoridade (exousia) que já nos foi dada. 1 Pedro 5:8-9. Precisamos sempre estar alertas e vigilantes, pois sabemos que o maligno quer nos destruir. Ele é o autor direto ou indireto de todos os males e a Palavra nos ensina que devemos enfrentá-lo exercendo a nossa autoridade (exousia). Salmo 115:16. Deus nos deu a terra, mas Adão a entregou para Satanás. Sendo assim, um homem sem pecado tinha que tomá-la de volta. Então Jesus nasceu como um homem, mas também Deus! Ele se esvaziou do seu poder ao vir aqui na terra, continuou sendo Deus e operou aqui na terra como um ser humano perfeito. Ele não operou nenhum milagre e nem exerceu a Sua autoridade antes de ser batizado no Espírito Santo. Lucas 4:31-34. O diabo sabia que Jesus era o Santo de Deus. Por que o demônio estava falando bem de Jesus? O diabo nunca fala a verdade a não ser que ele pense que tenha algo a ganhar com isso. O que ele queria ganhar aqui? O demônio sabia que Jesus era Deus, mas não sabia que Ele podia ser homem ao mesmo tempo, e assim não teria a legalidade de expulsá-lo. Lucas 4:35-36. Mateus 8:28-29. Marcos 5:7-8. João 5:26-27. Assim que Jesus morreu e derrotou a Satanás, Ele tirou toda a sua autoridade e deu para nós! Como seres humanos, assim com Jesus, batizados no Espírito Santo, temos autoridade! Quando você é regenerado e você nasce de novo, você se torna perfeito no seu espirito. Uma vez que você entregou sua vida a Jesus, você é perfeito. Lucas 10:19. Deus já nos deu autoridade e nada nos causará dano, após o seu batismo com o Espírito Santo, você já é perfeito no mundo espiritual. Então por que tantos cristãos batizados no Espírito Santo estão sendo derrotados pelo diabo? Oséias 4:6. Se você conhecer essas duas verdades você fluirá nesta autoridade (exousia):
1. A DUPLA REALIDADE. Efésios 1:20-23. Ele sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés! No mundo espiritual você está assentado com Jesus e está acima de todas as obras malignas, toda a doença e todo nome está debaixo dos seus pés. Ele deu essa autoridade à igreja e nós somos o corpo de Cristo. Efésios 2:6. 1.1. O maligno está debaixo dos nossos pés. Hebreus 2:14. Você está acima de todo principado e potestade no mundo espiritual. 1.2. O maligno já foi derrotado. Toda a obra maligna das nossas vidas e das nossas famílias não podem prosperar. Jesus derrotou aquele que tinha o poder da morte. O maligno não pode te tocar.
2. SEGREDOS PRÁTICOS DE COMO EXERCER SUA AUTORIDADE. 2.1.  É você que tem que expulsar o maligno, em nome de Jesus! Nenhum lugar no novo testamento diz que é para você pedir a Deus para expulsar o maligno, essa é sua responsabilidade. Marcos 16:17. Tiago 4:7. 2.2. É você que precisa falar com a montanha! Marcos 11:23. Use sua autoridade, resista ao diabo e ele fugirá de você. 2.3. Uma vez que você ordenou, creia que já aconteceu, independente das circunstâncias. Por que muitos perdem o milagre? Quando as circunstâncias não mudam imediatamente, muitos ficam desanimados e voltam a ser guiados pelo natural e, inconscientemente, dão o domínio a satanás! 2.4. Uma vez que você ordenou, fique confessando as promessas da Palavra e louvando a Deus até chegar a materialização. Marcos 6:5-6. O maior pesadelo do diabo é homens e mulheres batizados pelo Espirito Santo conhecedor da palavra, exercendo a sua autoridade (exousia), operando igual a Jesus, na mesma autoridade de Jesus!

Papo Reto

  1. Como podemos exercer essa autoridade (exousia) que já recebemos?
    = Respostas pessoais e variadas.
  2. Muitos irmãos que são batizados pelo Espírito Santo ainda estão sendo derrotados pelo diabo. Por que isso acontece e como podemos mudar essa realidade?
    = Por falta de conhecimento!
  3. Compartilhe com o grupo alguma experiência em que você exerceu a sua autoridade dada por Deus.
    = Respostas pessoais e variadas.

Avisos

  • Culto Online em novo horário: Domingo, às 17h. O acesso é pelo nosso canal youtube.com/PazSaoPaulo . Assista com a sua família e compartilhe com seus amigos e parentes.
  • Cultos Presenciais: Estamos seguindo todos os protocolos determinados pelas autoridades, com medidas de segurança e capacidade adequadas em vigor. Não é necessário fazer a inscrição para poder participar, porém as vagas são limitadas e por ordem de chegada. Fique ligado nos horários. Domingo: 9h30, 11h30, 17h e 19h | Segunda-feira: 20h30
  • Participe do Paz Prayer | Temos Sala Virtual de Oração via app Zoom todos os dias. Fortaleça a sua vida espiritual em um clamor com a igreja e também ore pela vida de sua família e amigos. Escolha um dos horários: 5h - 6h - 7h - 12h - 13h - 19h - 23h - 0h. Acesse o endereço para saber mais e participar: paz.church/saopaulo/oracao
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Agora com o Pix disponível. Para contribuir, acesse: paz.church/saopaulo/contribua
  • Visite o site da Paz São Paulo e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/saopaulo
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazSaoPaulo