Estudo: Favor – Paternidade com Graça

Estudo do Life Group

Pr. Abe Huber

11/08/19

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Tão Profundo
(Livres para Adorar)

Levanto um Aleluia
(Diante do Trono / Isaías Saad)

Filho Amado
(Laura Souguellis)

Aba Pai
(Daniel Alencar)

Relax / Dinâmica

Dinâmica: Imensurável Amor

Material:

  • Canetas;
  • Papel;

Desenvolvimento:

  • Peça para que escrevam no papel o nome das 3 pessoas que mais amam no mundo. Aquelas pessoas pela quais se daria a vida.
  • Após todos escreverem, ilustre da seguinte forma: imagine que você mora em uma terra arrasada, nesta terra não existe mais governo, nenhuma autoridade para colocar ordem e nenhuma lei, “cada um por si e Deus por todos”. A falta de comida, segurança, saúde e a criminalidade tomou conta deste lugar. Ali só existe dor, sofrimento e uma luta constante pela sobrevivência. Mas existe, em algum lugar, uma colônia que chamam de “O Paraíso” lá tudo funciona com perfeição, embora somente alguns possam ir pra lá. Você recebeu uma chance de ir e só pode levar uma dessas três pessoas que escreveu o nome no papel. Quem você vai escolher?

Para alguns isso é muito difícil. Uns escolherão com peso no coração, outros não conseguirão. Isso nos faz refletir um pouco sobre a dor que Deus sentiu ao dar seu único filho, Jesus, para que sofresse e morresse por nós.

Existem duas eternidades que nos são prometidas na bíblia de uma morte eterna e a de uma vida eterna. Qual será a sua e das pessoas que você ama?

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho, para que todo que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna”. João 3:16

Resumo da Mensagem

1. O favor de Deus no relacionamento pai e filho. Nós jamais daríamos conta de sermos pais exemplares pela nossa própria força.  Precisamos muito da graça de Deus! Temos como exemplo um dos pais mais exemplar e fantástico de todos os tempos: José (o pai adotivo de Jesus)- o único homem em toda a história da humanidade que Jesus chamou de pai! 1.1. José criou um filho para Deus. 1.2. José providenciou sustento para Jesus. 1.3. José deu um nome e identidade para Jesus. João 1:45. 1.4. José tornou possível a vocação de Jesus. Mateus 1:15-17. Num certo sentido pode ser dito assim: José não se tornou o ppai adotivo de Jesus porque era casado com Maria, mas sim que a Maria foi escolhida para ser a mãe de Jesus porque estava para casar com José. José deu para Jesus seu nome, sua tribo, sua linhagem real e transferiu a Ele todas as promessas que pertencia a esta linhagem. 1.5. José levou a sério a criação e a educação de Jesus. Era a responsabilidade do pai criar, educar e ensinar a profissão. O pai passava para o filho primogênito tudo que tinha, sabia e tudo que conhecia das escrituras. Jesus era extremamente culto. As frases dEle mostram que Ele falava pelo menos 4 línguas: hebraico, aramaico, grego e latim. Deuteronômio 6:5-7. Devemos levar a sério educação espiritual dos nossos filhos. 1.6. José foi o líder espiritual do seu lar. O anjo e  o sonho vieram a José, ele levou a família para o templo, ensinou a Jesus acerca do Seu Pai verdadeiro. Como pais devemos assumir a liderança espiritual do nosso lar e ensinar os nossos filhos a terem um relacionamento profundo com o Pai do céu. 2. O favor de Deus no relacionamento filho e pai. Gênesis 9:20-23. Efésios 6:2-3. 3. O favor de Deus Pai para com todos. Mateus 27:21-23. Todos nós somos o Barrabás. Barrabás significa filho do pai (bar- filho e aba-pai). Nem todo mundo é pai, mas todos somos filhos de algum pai. Nosso nome também é Barrabás e Jesus morreu no nosso lugar. Você não tem que fazer por merecer! Nós só merecemos o inferno, se não for pela graça de Deus não tem jeito pra nós! 3.1 Quando Jesus morreu na cruz, ele morreu em seu lugar! Ao levar tudo sobre ele, todos os seus pecados foram perdoados. Isso não se torna uma realidade na sua vida se você não receber! 3.2 Seus pecados já foram todos perdoados. Não dependa dos seus méritos, dependa da graça de Deus. A graça vai mudar a sua vida. Quando você recebe o favor de Deus ele te capacita e te transforma de tal forma que você passa a ter nojo do pecado. 3.3 Ao receber esse perdão, você receberá uma capacitação sobrenatural para andar em amor e perdão para com todos!

Papo Reto

  1. O que podemos aprender com a paternidade de José?
    = Respostas pessoais e variadas.
  2. Como podemos ensinar os nossos filhos a terem um relacionamento profundo com Jesus?
    = Respostas pessoais e variadas,
  3. Após desfrutar do perdão de Deus, você teve alguma experiência em que vivenciou essa capacitação sobrenatural para andar em amor e perdão?
    = Respostas pessoais e variadas.

Avisos

  • Intensivão para Novos Discipuladores: Neste sábado, dia 17 de Agosto, às 15h30, no novo prédio da igreja, Rua Professor Giuliani, 262 - Vila Invernada. Faz parte do Expresso 1 e é totalmente gratuito. Convide todo o seu life group. Será um grande investimento para as próximas multiplicações.
  • Encontro com Deus: 11-13 Outubro.
  • MDA Brasil: 24-26 Outubro no Rio de Janeiro. Uma conferência incrível que vai marcar a sua vida!
  • DIFLEN Global: Você já garantiu a sua vaga para o maior evento DIFLEN do ano? Acontecerá nos dias 15 e 16 de novembro. Não fique de fora! Não perca o lote com desconto no site diflen.com/global
  • FIQUE LIGADO em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazSaoPaulo