Estudo: Jejum e Oração | Jejum: Uma Fonte Secreta de Poder

Estudo do Life Group

Pr. Abe Huber

14/02/2021

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Leão e o Cordeiro
(Marcus Salles)

Contemplação
(Fanuel Palácio)

Relax / Dinâmica

Materiais: Bacia, jarra transparente e achocolatado.

Desenvolvimento: Coloque a jarra dentro da bacia. Encha a jarra com água, misture com um pouco de achocolatado o que vai dar um aspecto de água suja. Em seguida, usando outro recipiente despeje água limpa dentro dessa “água suja”. Ao fazer isso, surpreendentemente a água vai ficando limpa.

Aplicação: O pecado e a nossa independência são como essa água suja e a medida que vamos nos expondo a oração, jejum, leitura da palavra e investindo em tempo com Deus, vamos sendo lavados e transformados, nos parecendo cada vez mais com Jesus.

Resumo da Mensagem

1. SUA VIDA NÃO SERÁ MAIS A MESMA ATRAVÉS DO JEJUM. Você deseja mais de Deus? Precisa de um grande milagre? Está se sentindo espiritualmente seco? “A disciplina do jejum libera a unção, o favor e a bênção de Deus na vida do cristão. Quando você se abstém do alimento natural, e consagra um jejum ao Senhor, seu espírito fica desobstruído das coisas deste mundo e passa a estar tremendamente sensível às coisas de Deus.” (Jentezen Franklin). 2. PRINCÍPIOS BÍBLICOS QUE REGEM O JEJUM. 2.1. Tenha um ou mais objetivos específicos para o seu jejum. Nunca jejue sem propósito. 2.2. Tenha um momento específico em que você consagra o seu jejum ao Senhor e um momento específico para entregar o seu jejum a Ele. Ao consagrar o seu jejum, fale para Deus os seus objetivos e ao entregá-lo, agradeça pelos seus pedidos. Mateus 4:2. 2.3. Ao jejuarmos devemos estar muito cheios da palavra e da presença de Deus e aplicarmos fé para não sentirmos fome. A palavra nos sustenta! Existem 3 tipos de jejum: absoluto, normal e parcial. O absoluto é sem comer e sem beber nada, o que não é aconselhado, a não ser que seja direcionado pelo Espírito Santo. O jejum normal foi o que Jesus praticou, sem comer nada e bebendo apenas água. Em Mateus 6 nos mostra que é esperado que todo cristão pratique as 3 disciplinas cristãs (dar esmola, orar e jejuar) regularmente, é um dever de todo cristão! Eclesiastes 4:12. “O jejum bíblico é abster-se de alimentação com um propósito espiritual.” (Jentezen Franklin). “O jejum não muda a Deus. Ele é o mesmo antes, durante e depois do seu jejum. Mas jejuar mudará você. Vai lhe ajudar a manter-se mais suscetível ao Espírito de Deus.” (Kenneth Hagin). Mateus 17:14-21. 3. O JEJUM COMBATE OS DESEJOS DA CARNE. Temos que destronar o "Rei Estômago". Hebreus 12:16-17. É o Rei Estômago aliado ao egoísmo que impede as pessoas a ajudarem os necessitados. Ezequiel 16:49-50. “Jejum ajuda a expressar, aprofundar e confirmar a nossa firme resolução que estamos prontos a sacrificar qualquer coisa - inclusive a nós mesmos - para alcançarmos aquilo que estamos buscando para o Reino de Deus.” (Andrew Murray).  O jejum quebra o poder de vícios sexuais e derrota as amarras demoníacas. Mateus 17:21. 4. A DISCIPLINA PARTICULAR QUE GERA RECOMPENSAS PÚBLICAS. Tanto o jejum privado como o jejum coletivo é uma disciplina particular. Ao jejuar, jejue algo que é importante para você. Se não significa nada para você, não significará nada para Deus. Jeremias 29:13. Romanos 12:1. O diabo odeia o jejum. Ele vai fazer de tudo para que você não jejue (exemplo de Jesus). Além da obra sobrenatural de cura que é o mais importante, existe a cura física que acontece naturalmente com o seu corpo também ao jejuar. A recompensa do jejum é pública, mas a disciplina e a busca do coração é particular.

Papo Reto

  1. Cite alguns motivos pelos quais devemos praticar o jejum.
    = Respostas pessoais e variadas.
  2. Quais os princípios bíblicos que regem o jejum? Comente com o grupo.
    = Respostas pessoais e variadas.
  3. Você já experimentou algum milagre após jejuar? Compartilhe a sua experiência com o grupo.
    = Respostas pessoais e variadas.

Avisos

  • Atenção, adolescentes: DIFLEN Start neste sábado (dia 20), às 20h. Mas você vai querer chegar mais cedo, às 19h, pois teremos uma programação pré-culto com jogos para envolver a galera. Traga os seus amigos. Nos vemos no Campus Anália Franco!
  • Cultos Presenciais: Em quatro horários: às 9h30, 11h30, 17h e 19h, no Campus Anália Franco / R. Professor Giuliani, 262 - Vila Invernada. Não é necessário fazer a inscrição para poder participar, porém as vagas são limitadas e por ordem de chegada. Saiba mais: paz.church/saopaulo
  • Participe do Paz Prayer | Temos Sala Virtual de Oração via app Zoom todos os dias. Fortaleça a sua vida espiritual em um clamor com a igreja e também ore pela vida de sua família e amigos. Escolha um dos horários: 6h - 7h - 12h - 13h - 19h - 23h. Acesse o endereço para saber mais e participar: paz.church/saopaulo/oracao
  • Cultos Online: O acesso é pelo nosso site pazchurch.tv nos mesmos horários dos cultos presenciais: 9h30 e 19h. Assista com a sua família e compartilhe com seus amigos e parentes.
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Agora com o Pix disponível. Para contribuir, acesse: paz.church/saopaulo/contribua
  • Visite o site da Paz São Paulo e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/saopaulo
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazSaoPaulo