Estudo: Josias, Filho de Davi

Estudo do Life Group

Pr. Daniel Alencar

09/08/2020

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Canção dos Filhos
(Daniel Alencar)

Abraça-me
(Danid M Quinlan)

Aba Pai
(Daniel Alencar)

Fala Comigo
(Thiago Grulha)

Relax / Dinâmica

Duas verdades e uma mentira 

Objetivo: Possibilitar partilhas pessoais de forma divertida e abordar a temática da verdade e mentira.

Materiais: Nenhum

Como se faz:

  1. Disponha os participantes em círculo, para que todos possam ver e ser vistos.
  2. Peça que os participantes pensem em acontecimentos interessantes da sua vida, coisas estranhas, gostos, viagens etc.
  3. Cada participante deve dizer duas verdades e elaborar um situação ou gosto que não seja verdadeiro.
  4. Os participantes devem pensar em coisas inusitadas para que haja dúvidas em relação às opções que disser. p.ex: 1) Gosto de comer abacate com farinha; 2) já viajei num navio transatlântico e 3) tenho umas botas cor de rosa (outros: já caí de elevador, tive um porco de estimação, li a Bíblia toda 3 vezes, já quase pisei numa cobra, gosto de dormir sentado, consigo correr 15 km seguidos, já li 30 livros num ano, etc)
  5. Todo o grupo tentará descobrir quais são as verdades e qual é a mentira. No fim, o participante explicará qual é a mentira.

Aplicação Bíblica: Atos 2:44 ("Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.") e Efésios 4:25 ("deixem a mentira e falem a verdade com o seu próximo..."). É importante estarmos unidos com a família da fé, buscando conviver em paz uns com os outros. A segunda abordagem é sobre a mentira: seguimos ao Deus que é a Verdade (João 14:6). Quando vivemos uma vida de mentiras estamos adotando um outro pai (João 8:44).

Resumo da Mensagem

Deus tem muitos nomes, mas o seu favorito é "Aba", que significa papai. Jesus que é o nosso maior exemplo se relacionava com Deus desse jeito, Ele sempre o chamava de "pai". Deus se revelou de uma forma progressiva diante de toda narrativa bíblica. Se revelou pra Moisés (Deus da lei, Deus santo, Deus libertador), pra Davi (Deus que é digno de louvor, de ser adorado), pra Jesus, entre outros. Cada um desses homens entendeu coisas importantes sobre Deus, mas foi através de Jesus que essa revelação se tornou plena. Hebreus 1:1-3. Jesus é a expressão exata de Deus e Ele nos mostra a verdadeira identidade de Deus: Ele é Pai. Ele falou tanto sobre o Pai que este passou a ser o maior anseio dos discípulos: conhecerem o Pai como Jesus o conhecia. João 14:8-10. Tudo que Jesus falava tinha a ver com o coração paterno de Deus. Mateus 6:6 (oração). João 4:23 (adoração). João 5:19 (milagres). Eu e você temos o direito de sermos chamados filhos de Deus! E nós também podemos viver uma vida de intimidade com Deus assim como Jesus viveu. João 1:12. Jesus escolheu viver para o prazer do Pai!
Conselhos aos filhos de Deus: Imite Jesus; estude Jesus, e seja íntimo de Jesus. A vida eterna é essa: João 17:3. Se você deseja viver para o prazer do Pai, invista tempo estudando a vida de Jesus. Uma das características dos filhos de Deus é que eles são guiados pelo Espírito Santo de Deus. João 14:26. Romanos 8:14. Para que sejamos filhos parecidos com Jesus, que dê prazer ao coração do Pai, precisamos nos submeter a presença do Espírito Santo e confiar na Sua liderança. Ele que vai nos acompanhar em todos os momentos das nossas vidas.

Josias começou a reinar com 8 anos de idade. O avô dele, Manassés, foi o pior rei de Judá. O seu pai, Amom, só reinou dois anos porque foi assassinado e enquanto reinou seguiu os passos do seu pai. 2 Reis 21:21. Se olharmos pra história de Josias, por causa do passado dele, vemos que não tem chance de dar certo. Mas a bíblia mostra que ele não apenas foi um bom rei, como também chegou a superar o próprio rei Davi. A vida de Josias deu certo em primeiro lugar porque Deus não quebra as suas alianças. Se Deus não quebra uma aliança que Ele fez com Davi, quanto mais a aliança que Ele fez com o seu filho Jesus. E é essa certeza que temos que a nossa vida vai dar certo, porque a promessa de Deus está sobre nós. 2 Reis 22:1-2. Cada rei tem seus conselheiros e os conselheiros de Josias encheram Josias com as histórias de Davi e, por esse motivo, ele se inspirou nos caminhos de Davi e não se desviou deles. Davi supriu na vida de Josias o que o seu pai não pode suprir. Na jornada da nossa vida é da mesma forma, Deus coloca pessoas para suprir aquilo que o nosso pai não foi capaz de nos ensinar. 1 Reis 13:1-3.

Papo Reto

  1. Quanto tempo faz que você aceitou Jesus como Senhor e Salvador da sua vida e desde que momento você passou a ver Deus como Pai?
    = Respostas pessoais e variadas. 
  2. Como podemos nos submeter à liderança do Espírito Santo?
    = Respostas pessoais e variadas.
  3. Davi desempenhou um papel essencial na vida de Josias. Assim como ele, você teve alguém que Deus colocou na sua vida que te transferiu princípios e valores que transformaram a sua história?
    = Respostas pessoais e variadas.

Avisos

  • Neste domingo, dia 16/Agosto, das 9h às 17h teremos o Drive Thru Solidário! Em nosso Campus Anália Franco. Rua Professor Giuliani, 262 - Vila Invernada. Estaremos recebendo doações de alimentos e roupas para as famílias carentes, recebendo também seus dízimos e ofertas e ministrando oração com os pastores. Mobilize o seu life group.
  • Sobre os nossos cultos de celebração: estão acontecendo somente online. O acesso é pelo nosso site pazchurch.tv ou pelo canal da Paz São Paulo no Youtube, youtube.com/pazsaopaulo. Os horários serão os mesmos: 9h30, 11h30, 16h e 19h. Assista com a sua família e compartilhe com seus amigos e parentes. Não teremos reunião presencial no prédio da igreja devido as medidas para conter o avanço do coronavírus.
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Para contribuir, acesse: paz.church/saopaulo/contribua
  • Visite o site da Paz São Paulo e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/saopaulo
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazSaoPaulo