Estudo: O Conforto do Primeiro Amor

Estudo do Life Group

Pr. Gilson Nunes

16/01/2022

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Adotado Como Filho
(Nic & Rachael Billman)

Só Quero Ver Você
(Filipe Hitzschky)

Trindade
(Daniel Alencar)

Relax / Dinâmica

Quem sou eu?

Objetivo: Promover descontração e testar os conhecimentos dos participantes sobre personagens bíblicos.

Materiais: Post-it grande e caneta.

Como fazer: Em um post-it grande, escreva o nome de um personagem bíblico. Em seguida, cole o adesivo na testa de um participante e inicie um cronômetro de três minutos. O participante com o post-it na testa deve fazer perguntas ao grupo para descobrir quem é o personagem em questão. As pessoas podem responder apenas “sim” ou “não” às perguntas, o que exigirá do participante raciocínio rápido e criativo para adivinhar o personagem que ele representa.

Resumo da Mensagem

Existe uma geração de pessoas dentro das igrejas que estão orando, jejuando, lendo a bíblia e servindo ao Senhor quase que por obrigação e por medo de serem rejeitados por Deus, medo de não serem salvos.  Todas essas disciplinas religiosas são maravilhosas, mas não podem ser o fundamento do seu relacionamento com Deus. Não podemos ter comunhão com Deus por mérito próprio, mas é por causa do que Jesus fez por nós, estamos salvos pela Graça por meio da fé.Lucas. 15. 25-31. Hoje existe na igreja a geração do irmão mais velho, essa tem algumas características: Dificuldades de se relacionar com o Pai, aquele filho chamou um servo (v.26) Existe uma geração que tem se relacionado com um servo aqui, outro servo ali, mas se sente incapaz de se relacionar com o Pai. Nós temos livre acesso ao pai.

Dificuldade de ver Deus como pai. Ele se indignou (V. 28 e 29) Esse filho mais velho tinha uma mentalidade de escravo. Por isso ele procurou outro escravo e não o Pai. Em todo texto esse filho não fala a palavra Pai, mas o Pai sempre o chamou de filho. Se você tem dificuldade de chamar Deus de Pai, Ele não tem nenhuma dificuldade de chamá-lo de filho.

Muitos cristãos tem se esforçado para andar na linha com Deus. E isso é bom, o problema é quando querem andar na linha para merecer o amor de Deus. Porque quando não conseguem fazer tudo certinho começam a sentir que não merecem o amor de Deus.  Em apocalipse 2.1 Deus fala sobre um homem precioso, que conhece as suas obras, o labor, a perseverança, que não pode suportar homens maus, e que suportou provas por causa do nome de Deus e não esmoreceu, agora no capítulo 4 Ele mostra um contra ponto: ”Tenho, porém, contra ti...” Aquele homem estava no primeiro amor, no lugar do primeiro amor, na condição do primeiro amor, mas ele abandonou o primeiro amor. Então o Senhor deu um conselho: “Lembra-te, pois, de onde caíste”. A palavra grega é: ποθενpothen = de lugar: de onde, de que condição. Aquele homem caiu do primeiro amor e o abandonou. Voltar ao lugar de onde caiu não é se lembrar do pecado que cometeu, ou quanto tempo ficou caído, mas sim se lembrar do primeiro amor(“de onde caiu”). Agora como era o primeiro amor? Muitas pessoas têm falado do primeiro amor como se fosse um tempo em que se jejua muito, se lê a bíblia muito, se faz muita coisa. Quando nos convertemos, o Senhor nos amou, nos sentimos amados e não era porque merecíamos. Chegamos ao Senhor cheios de pecados, mas Ele nos amou, nos recebeu e nos perdoou.

O primeiro amor é o amor de Deus por nósI João 4.19. Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Quando entregamos a nossa vida a Jesus, quando o Espírito Santo abriu os olhos do nosso coração para enxergarmos o evangelho, Ele fez isso porque nós merecíamos? É porque participávamos de muitos ministérios na igreja?  É porque jejuávamos muito? Orávamos muito? O Senhor nos amou de graça. Não merecíamos nada, mas ele nos amou.

Quando apocalipse diz, lembra-te, pois de onde caíste, é para nos lembrar desse lugar; o lugar do primeiro amor; lugar onde fomos amados de graça. Lembra-se desse lugar. Não é sobre merecimento é sobre graça. Efésios 2.6.

Quando o Senhor falou para voltar às práticas das primeiras obras, não estava falando sobre voltar a trabalhar muito, ou ser muito zeloso, ou algo assim. Ele falava de coisas que estavam presentes no início da nossa caminhada. Romanos 8.38-39. Deus deseja que estejamos na presença dEle, Vamos viver o cristianismo no conforto do amor de Deus por nós. Não somos apenas aceitos na presença do Senhor, somos desejados. O primeiro amor é o amor de Deus por nós.

Papo Reto

  1. O que nos falta para reconhecermos que somos filhos de Deus?
    = Respostas pessoais e variadas.
  2. Fale o que entende sobre o primeiro amor.
    = Respostas pessoais e variadas.-
  3. Por mérito próprio não podemos ter comunhão com Deus, então como tê-la?
    = Respostas pessoais e variadas.

Avisos

  • DIFLEN United: Em clima de verão, vem aí o DIFLEN United. Jovens e adolescentes estarão juntos nessa programação. Em clima tropical, com tema havaiano. Então já prepara o seu look porque vai ser muito especial. Neste sábado, às 19h, no Campus Anália Franco.
  • Noites de Adoração: Não existe uma maneira melhor de começarmos o ano do que nos aprofundando em intimidade com Deus. De 27 a 29 de Janeiro, às 20h, vamos juntos mergulhar na adoração profunda ao Senhor. Separe essas datas em sua agenda.
  • DIFLEN Camp: De 26/Fev a 1º/Mar de 2022. Jovem, garanta a sua vaga! Inscreva-se nos dias de cultos dos Câmpus da Paz São Paulo, no Balcão de Informações.
  • Culto Online: Domingo, às 17h. O acesso é pelo nosso canal youtube.com/PazSaoPaulo. Assista com a sua família e compartilhe com seus amigos e parentes.
  • Cultos Presenciais: Estamos seguindo todos os protocolos determinados pelas autoridades, com medidas de segurança e capacidade adequadas em vigor. Não é necessário fazer a inscrição para poder participar, porém as vagas são limitadas e por ordem de chegada. Fique ligado nos horários. Domingo: 9h30, 11h30, 17h e 19h | Segunda-feira: 20h30
  • Participe do Paz Prayer | Temos Sala Virtual de Oração via app Zoom todos os dias. Fortaleça a sua vida espiritual em um clamor com a igreja e também ore pela vida de sua família e amigos. Escolha um dos horários: 5h - 6h - 7h - 12h - 13h - 19h - 23h - 0h. Acesse o endereço para saber mais e participar: paz.church/saopaulo/oracao
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Para contribuir, acesse: paz.church/saopaulo/contribua
  • Visite o site da Paz São Paulo e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/saopaulo
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazSaoPaulo