Estudo: O Poder do Amor | Mergulhe na Cultura do Amor

Estudo do Life Group

Pr. Abe Huber

10/09/2023

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Salmos 27.4
(Daniel Alencar)

Digno é o Senhor
(Aline Barros)

Jeová Jireh
(Aline Barros)

Relax / Dinâmica

O líder irá selecionar umas cinco pessoas para participar da brincadeira da corrida do ovo cozido. As pessoas selecionadas deverão atravessar de uma linha a outra segurando a colher com o ovo, na boca. O vencedor será quem ultrapassar primeiro a marca de chegada sem derrubar o ovo! A brincadeira é bem conhecida, nesse caso o ovo irá representar as vidas que nos são confiadas (filhos, amigos, vizinhos, colegas de trabalho). Pessoas com quem nos relacionamos ao longo da vida e por quem temos por missão dada por Jesus, revelar o amor de Deus sobre elas. Reflita com o grupo, lembrando que neste teste de equilíbrio e concentração o ovo poderá facilmente cair, pois somos falhos. Mas Deus nunca perde o controle de nossas vidas. Ele nos mantem seguro, pela sua mão direita, é Ele mesmo quem declara: “Não temas, Eu te ajudarei”. Isaias 41.13. Fato é que sem o amor de Deus sobre nós não seríamos aptos a viver em amor nem por nós mesmos, pois nossa natureza é má continuamente, porém, Jesus nos chama a viver em comunhão e ajudarmos uns aos outros. Ele nos convida a olhar as pessoas com seus olhos de amor, reconhecendo que somos devedores uns dos outros. O amor de Deus nos constrange e nos permite estabelecermos uma cultura de amor, como padrão de comportamento. Cabe a nós deixarmos experimentar viver integralmente esse amor.

Resumo da Mensagem

(MUITA ATENÇÃO, líder. Esta parte do estudo é apenas um resumo para você estudar e ajudar os membros a relembrarem alguns pontos. Ele nem precisa ser lido integralmente. Não é para re-pregar a mensagem. Lembre-se, você é um facilitador do life group. Dê a oportunidade e muito tempo para que os membros possam expressar suas opiniões.)

Série: O poder do amor – 5ª Mensagem

Mergulhe na Cultura do Amor

Como vimos nessa série o amor é uma decisão, portanto, para estabelecer uma cultura de amor devemos ser realista. Não se trata de amar somente quem nos faz o bem, pois o amor não está condicionado ao que o outro faz. A Bíblia relata a história de homens e mulheres notáveis, que deixaram um legado que se perpetuou por gerações, contudo, ainda que muitas vezes tais pessoas tenha demostrado atitudes cheia de amor, elas também foram imperfeitas em suas caminhadas em decorrência de sua própria natureza humana.

Não adianta esconder as nossas falhas e pecados, fazendo de conta que não existe problema a ser resolvido. De fato, no relacionamento com os irmãos, pode sim, acontecer desentendimentos, mas é fundamental ajustar tais situações. Filipenses 4:2-3 vemos duas mulheres de Deus, que estavam em conflito entre elas. O apóstolo Paulo, pede então ao líder local que auxilie as duas a resolverem suas diferenças e fazerem as pazes, alertando que Deus não quer que seus filhos guardem ressentimentos. Veja, o amor não passa a mão na cabeça, mas também não condena. O amor é cheio de compaixão. Ao apontar a necessidade de solução do conflito existente, Paulo ressalta a identidade dos envolvidos “os seus nomes estão no livro da vida”.

Como filhos de Deus, devemos sempre nos reconciliar com Deus e com nossos irmãos, sem apresentar justificativas, sem procurar culpados, apenas olhando em amor, uns para com os outros, como Cristo nos olha.

Essa cultura do amor é trabalhosa. Nem sempre é fácil resolver, mas os frutos valem a dedicação do seu povo. Somos chamados a sermos pacificadores (Mateus 5:9). Deus nos deu o ministério da reconciliação, para tanto, espere inteiramente na graça de Deus que está na revelação de Cristo Jesus.

O segredo da vida cristã está justamente em confiar em Cristo, e isso só é possível se termos intimidade com Ele. Como? A instrução é clara, chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vos. Não esqueçam, um relacionamento leva tempo. Queremos passar a eternidade com Deus, mas temos dificuldade em dedicar tempo para Ele agora. É preciso investir urgentemente o nosso tempo neste relacionamento (ler a Bíblia, se apropriar dos princípios divinos, orando e jejuando). Se achegando a Deus em intimidade até que a presença d’Ele se manifeste e tudo mude em nossas vidas. Quando unirmos dois importantes princípios: vivermos em humildade de coração e buscar a Deus com intencionalidade, vamos experimentar da Sua presença em nós.

Escolher a se humilhar, demanda em ser mais compreensivo com as falhas dos outros. Devemos viver sem estabelecer guerra de silêncio entre nós, sem demora para mergulhar na cultura do amor, pois o esfriamento do amor nos tira da presença de Deus.

Papo Reto

  1. Na prática, como podemos demonstrar amor aos nossos irmãos?
    Resposta: (Reflexões pessoais e variadas)
  2. O que fazer diante de uma injustiça em nossos relacionamentos entre irmãos na fé?
    Resposta:  (A justiça caminha junto com a misericórdia. Muito embora a injustiça exista, não devemos tomar tudo como injustiça. Devemos antes ressignificar nossa dor entregando-a para Deus, e nunca se deixar levar pelo desejo de vingança. Também não vale ignorar o “problema”, pois isso poderá nos esfriar e nos tirar da presença de Deus. Declare com sua boca a Palavra que você está cheio de amor ágape e que você é o próprio amor de Deus, na medida em que aceitou Jesus como seu Salvador. ).
  3. Temos presenciado cada vez mais pessoas voltadas a si mesmo, ao dinheiro, ou coisas materiais. Muitas vezes, agindo de maneira religiosa e motivados por amor próprio e fins egoístas com objetivo de obter glória e aplauso dos homens e não para a glória de Deus ou o bem dos outros. Como podemos garantir viver no amor de Cristo, que nunca esfriará?
    Resposta: (Em Mateus 24, no Sermão do Monte, Jesus descreve o fim dos tempos que precederão a Sua segunda vinda. Na ocasião, Jesus disse: “por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará” (Mateus 24:12). Temos que perseverar em imitar Jesus. Não esquecendo que o amor é fruto do Espírito Santo, logo, esse amor não falha. O amor verdadeiro não pode esfriar porque é sustentado por Cristo.)

Avisos

  • Novo Culto de Celebração! No sábado! A partir deste fim de semana teremos um novo culto de celebração, com o mesmo conteúdo dos cultos de domingo e segunda. Anote o horário: 17h, no sábado. Convide seus amigos!
  • Culto Online: Domingo, às 9h30 e 18h30 | Segunda: 20h30. O acesso é pelo nosso canal youtube.com/PazSaoPaulo. Assista com a sua família e compartilhe com seus amigos e parentes.
  • Cultos Presenciais: Fique ligado nos horários. Campus Anália Franco: Domingo: 9h30, 11h30, 16h30, 18h30 e 20h30 | Segunda-feira: 20h30. Campus Eldorado: Domingo: 11h30
  • Participe do Paz Prayer | Temos Sala Virtual de Oração via app Zoom todos os dias. Fortaleça a sua vida espiritual em um clamor com a igreja e também ore pela vida de sua família e amigos. Escolha um dos horários: 5h - 6h - 7h - 8h - 9h (Kids) - 12h - 13h - 14h - 18h (Kids) - 19h - 23h - 0h. Acesse o endereço para saber mais e participar: paz.church/oracao
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Para contribuir, acesse: paz.vc/sp
  • Visite o site da Paz São Paulo e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/saopaulo
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazSaoPaulo