Estudo: O Poder do Amor | O Pai

Estudo do Life Group

Pr. Abe Huber

13/08/2023

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

A Ele a Glória
(Diante do Trono)

Vitorioso És
(Emi Sousa / André Aquino)

Me Derramar
(David Quinlan)

Relax / Dinâmica

Dinâmica: O líder irá mostrar ao grupo um lápis, que irá representar as pessoas que cresceram sem uma figura paterna amorosa estabelecida. Então, ele irá quebrar a ponta do lápis e parti-lo ao meio, esclarecendo o que os problemas e desafios da vida podem nos causar. Podemos nos quebrar, nos machucar, e até parecer que não somos mais úteis para nada, nos fazendo nos sentir um fracasso. Mas por meio de Jesus, fomos adotados como filhos de Deus. Mostre o apontador, representando Jesus, e demonstre o que acontece quando Jesus nos afia. Ao apontar o lápis escreva em um papel: “Você tem um PAI”. Lembre a todos o amor de Deus Pai por cada um, restaurando vidas e propósitos.

Reflexão: Isaias 64.8Deus é o nosso Pai. Fomos adotados por Ele, e n’Ele temos nova direção. O pai é quem afia, ou seja, quem dá direção e segurança. Deus nos trata como filhos. Ele escolheu nos transmitir sua natureza, nos assegurando uma herança eterna. E lembre-se que a importância da paternidade responsável, constitui o fundamento da graça de Deus Pai em termos de perdão, reconciliação, diálogo, respeito, inclusão e amor. Seja encorajado a assumir sua posição de filho!

Resumo da Mensagem

(MUITA ATENÇÃO, líder. Esta parte do estudo é apenas um resumo para você estudar e ajudar os membros a relembrarem alguns pontos. Ele nem precisa ser lido integralmente. Não é para re-pregar a mensagem. Lembre-se, você é um facilitador do life group. Dê a oportunidade e muito tempo para que os membros possam expressar suas opiniões.)

O Poder do Amor | o PAI

Texto bíblico base: I João 4.18

Quando temos a revelação do amor de Deus Pai por nós, somos capacitados para devolver amor e amarmos a todos em nossa volta. O convite dessa semana é mergulharmos no amor deste Pai.

Considerando a data do dia dos pais, nada mais oportuno do que refletirmos o papel do homem na família, no exercício da paternidade. Uma representação clara da maneira como Deus quer se relacionar com cada um de nós. Sem dúvida nenhuma os homens são privilegiados por poderem representar o amor do Pai do céu na sua paternidade aqui na terra. Mas infelizmente, a sociedade tem depreciado o valor do pai. Por consequência, temos assistido uma geração de filhos crescendo sem direção, sem identidade, que acabam se envolvendo em infrações e violências. De fato, a mídia bombardeia constantemente com influências negativas à formação de caráter, influenciando uma geração de meninas e meninos emocionalmente frágeis e psicologicamente abalados. Em entrevista com presidiários, o ponto em comum entre eles é justamente a ausência da figura paterna ou uma relação tóxica com a figura masculina que deveria representar a própria paternidade de Deus.

O papel do pai na família é de extrema importância na criação dos filhos. A autoridade espiritual ordenada a ele revela sua missão na formação do caráter da criança. Mas o que percebemos é uma falta de compreensão do princípio de autoridade ensinada na Bíblia.

Efésios 6:1-3 diz claramente que devemos honrar nossos pais, inclusive, um mandamento com promessa, não colocando nenhuma condição para isso, ou seja, a honra ao pai não depende de quem ele é ou faz, mas sim de aceitarmos a visão de quem lhe concedeu tal autoridade. No entanto, o homem cristão, deve utilizar essa autoridade para dar orientações seguras, gerando confiança e independência nos filhos. Cabe aos homens assumirem seu lugares na educação dentro dos lares para um desenvolvimento saudável da identidade dos filhos. Devendo ministrar sobre sua casa, palavras de amor e fé, amando a mãe de seus filhos, ciente que ao fazê-lo, estará afirmando o amor de Deus sobre seus filhos e a identidade deles, pois o relacionamento de um indivíduo com seu pai tem o poder de afetar diretamente o entendimento sobre quem Deus é. Ao menosprezar essa visão, o pai estará favorecendo a atuação do maligno na vida de seus filhos.

Por isso o dever dos pais em assumir sua liderança espiritual. Lembrando que nunca é tarde para começar. Seja diligente, pratique o culto doméstico, tenha seu tempo a só com Deus, peça perdão e perdoe. Faça disso um estilo de vida. Essa é a maneira mais eficiente de ajudarmos o Espírito Santo a levar nossos filhos a Deus, fazendo das nossas próprias vidas um bom exemplo (1 Tm. 4:12).

Papo Reto

  1. A ausência paterna distorce a nossa visão de Deus. Como você analisa o tratamento que o mundo atual dá aos pais e como podemos deixar um legado em nossos filhos?
    Resposta: (Reflexões variadas e pessoais).
  2. Enquanto filho, você já teve uma atitude consciente de honrar a seu pai, independente de quem ele é, mas sim por entender e se submeter a visão de Deus para o homem?
    Resposta:  (Reflexões variadas e pessoais).
  3. Se seu pai não foi um bom exemplo, você está proibido de viver a benção geracional?
    Resposta: (Não, pois Deus é nosso Pai. Independente da nossa experiência com nosso pai terreno, Deus quer se relacionar com cada um de forma individual. Seja você a mudança que gostaria de ver nele.)

Avisos

  • Encontro de Voluntários: Para você que ama servir aqui na Paz Church, está chegando o grande ENCONTRO DE VOLUNTÁRIOS de todos os ministérios da nossa igreja. Venha aprender mais sobre amor, cuidado e serviço, sob uma perspectiva divina. Também será um tempo de comunhão e de honrarmos os nossos voluntários. E se você conhece alguém que ainda não é voluntário, mas quer servir, chame essa pessoa para participar com a gente. A entrada é gratuita e não precisa de inscrição. Data: Sábado, dia 19 de Agosto, das 15h30 às 17h30. Local: Campus Anália Franco. Entrada franca.
  • DIFLEN Start: Atenção galera teen! Vem aí o DIFLEN Start! Adolescentes loucos por Jesus, reunidos com o propósito de viverem uma vida radical para Cristo! Sábado, dia 19 de agosto, às 19h, no Campus Anália Franco. Entrada franca. Traga a sua galera! Ah! E às 18h tem o Pré-culto!
  • O Poder do Amor: Neste fim se semana continua a série do Pr. Abe Huber! Traga os seus convidados.
  • Culto Online: Domingo, às 9h30 e 18h30 | Segunda: 20h30. O acesso é pelo nosso canal youtube.com/PazSaoPaulo. Assista com a sua família e compartilhe com seus amigos e parentes.
  • Cultos Presenciais: Fique ligado nos horários. Campus Anália Franco: Domingo: 9h30, 11h30, 16h30, 18h30 e 20h30 | Segunda-feira: 20h30. Campus Eldorado: Domingo: 11h30
  • Participe do Paz Prayer | Temos Sala Virtual de Oração via app Zoom todos os dias. Fortaleça a sua vida espiritual em um clamor com a igreja e também ore pela vida de sua família e amigos. Escolha um dos horários: 5h - 6h - 7h - 8h - 9h (Kids) - 12h - 13h - 14h - 18h (Kids) - 19h - 23h - 0h. Acesse o endereço para saber mais e participar: paz.church/oracao
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Para contribuir, acesse: paz.vc/sp
  • Visite o site da Paz São Paulo e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/saopaulo
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazSaoPaulo