Estudo: O Poder do Amor | Ofendido Nunca Mais

Estudo do Life Group

Pr. Abe Huber

17/09/2023

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Só Quero Ver Você
(Laura Souguellis)

Digno
(Ministério Mergulhar)

Eu Serei a Canção
(Juninho Mercedes)

Relax / Dinâmica

1. Escolha um (ou mais) voluntário para representar uma pessoa cega.
2. Em seguida coloque uma venda nos olhos de um ou mais participantes, para que andem no local, procurando algo sugerido pelo líder.
3. A pessoa terá que ser guiada por todos do Life falando ao mesmo tempo, dando direções para encontrar o objeto sugerido.
(Justamente para a pessoa vendada, ter dificuldades de ouvir todo mundo falando ao mesmo tempo para encontrar o objeto).
Reflexão:
Muitas vezes ouvimos tantas vozes que nos deixam confusos sem chegar no alvo. Quando colocamos nossos olhos e ouvidos espirituais em Jesus, colocamos em prática o viver pela fé. Através da palavra de Deus, as vozes contrárias não têm mais impacto negativos em nossos sentimentos e atitudes. Podemos desfrutar e viver uma vida plena em Jesus.

Resumo da Mensagem

(MUITA ATENÇÃO, líder. Esta parte do estudo é apenas um resumo para você estudar e ajudar os membros a relembrarem alguns pontos. Ele nem precisa ser lido integralmente. Não é para re-pregar a mensagem. Lembre-se, você é um facilitador do life group. Dê a oportunidade e muito tempo para que os membros possam expressar suas opiniões.)

Série: O Poder do Amor – 6ª Mensagem

OFENDIDO NUNCA MAIS

Para vivermos uma vida em amor como deve ser a vida do cristão temos que ser curados de todo sentimento de amargura ou ressentimento. E quais são os segredos para esse tipo de cura emocional?

  1. TIRE SEUS OLHOS DOS HOMENS E COLOQUE-OS EM JESUS
  2. NÃO TENTE ENCOBRIR AS SUAS FALHAS E AS SUAS DEFICIÊNCIAS
  3. SEJA INTENSO COM JESUS, VENHA O QUE VIER, CUSTE O QUE CUSTAR
  4. NÃO SE PREOCUPE COM QUE OS OUTROS VÃO PENSAR
  5. PERSEVERE, MESMO EM MEIO À PERSEGUIÇÃO
  6. RECEBA AJUDA DOS OUTROS (Não seja orgulhoso!!)
  7. SEJA ESPECÍFICO
  8. TOME POSSE DA SUA CURA

Marcos 10:46, conta que um cego em Jericó, ouvindo que era Jesus que passava por ali, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tenha compaixão de mim!” Naquele momento eram muitos que o repreendiam, mas ele não deu ouvidos. Bartimeu colocou seus olhos espirituais em Jesus! Não se deixou desviar do foco.

Muitas vezes somos machucados, ou nos machucamos porque colocamos grande expectativa no outro. Esquecemos que os seres humanos são falhos. Que o erro do outro, não justifica o nosso. O fato de alguém ter lhe maltratado, agido com injustiça, não lhe dá o direito de ficar com o coração cheio de amargura, revoltado contra a pessoa, contra Deus, contra a Igreja de Jesus ou contra o povo de Deus.

Você não deve generalizar, nem terceirizar toda a culpa e responsabilidade. Na verdade, essa é a estratégia do inimigo. A Bíblia nos adverte que devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará. Esse “amor”, está escrito como “Ágape”, o amor de Deus derramo sobre o cristão, ou seja, o povo de Deus. Não devemos deixar isso acontecer.

Por isso é importante expor toda raiz de amargura para o Sol da Justiça, a luz da Palavra de Deus. Humildemente, confessando e compartilhando com seu líder (ou uma pessoa de confiança), quais tem sido suas falhas. Em oração conjunta, entregue a Jesus para ser curado.

Depois de Bartimeu, o cego, ter clamado em alta voz chamando por Jesus. Focado em fé naquele que poderia transformar sua história. E sem acatar as vozes que tentavam o silenciar, Jesus o chama. Veja que as pessoas próximas ao cego que um pouco antes o repreendiam, agora diziam: “Coragem! Levante-se, porque ele está chamando você.”

Ele então se levanta e pela fé, se declara curado ao atirar ao lado a capa que o identificava como cego. Levantando-se num salto, foi até Jesus. Considerando sua situação ainda enquanto cego, ele seguramente precisou da ajuda das pessoas e se permitiu ser ajudado. Quando, enfim, diante de Jesus é questionado em relação a sua expectativa, ele declara de forma específica: “que eu torne a ver”. Nos ensinando que devemos jogar fora a velha identidade e tomar posse da nova! É aqui que o milagre começa a acontecer. Mesmo antes de ver a cura completa das feridas, pela fé, declaramos a cura. Uma vez curado, podemos ser também blindados. Para isso, temos que colocar em prática a Palavra de Deus. Exercitar nossos músculos do amor pela fé em Jesus, liberando perdão e não permitindo se colocar na posição de ofendido, de vítima, pois essa é uma atitude de pecado, tanto quanto ofender alguém.

Papo Reto

  1. Cite dois segredos para ser curado e blindado, assim como Bartimeu.
    Resposta: (Tire os olhos dos homens e coloque-os em Jesus; / Não tente encobrir suas falhas e suas deficiências;)
  2. Todos nós já fomos machucados um dia por alguém. E o pior, todos já machucamos alguém também. Qual a importância de aplicarmos Hebreus 12.14 em nossa vida?
    Resposta:  (Esforcem-se para viver em paz com todos e procurem ter uma vida santa, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hb 12.14)
  3. Efésios 4.30 orienta a nos livrar de toda amargura, indignação, ira, gritaria, calúnia e maldade, nos exortando a sermos bondosos uns com os outros, perdoando mutuamente, como bons imitadores de Deus. Isso é uma sugestão ou um mandamento ao cristão? Por quê?
    Resposta: (A cultura do amor deve ser uma busca constante do cristão. Viver em amor é refletir o Cristo que nos amou primeiro e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus – Efésios 5:1-2)

Avisos

  • DIFLEN Start: Adolescentes loucos por Jesus, reunidos com o propósito de viverem uma vida radical para Cristo! Neste Sábado, às 19h30, no Campus Anália Franco. Entrada franca. Traga a sua galera!
  • Culto dos Juniores: neste sábado, paralelo ao DIFLEN Start, no Auditório 2, às 19h30. Para os pré-adolescentes, de 11 a 13 anos.
  • Novo Culto de Celebração! Agora também aos sábados, com o mesmo conteúdo dos cultos de domingo e segunda. Anote o horário: 17h. Convide seus amigos!
  • Culto Online: Domingo, às 9h30 e 18h30 | Segunda: 20h30. O acesso é pelo nosso canal youtube.com/PazSaoPaulo. Assista com a sua família e compartilhe com seus amigos e parentes.
  • Cultos Presenciais: Fique ligado nos horários. Campus Anália Franco: Sábado: 17h | Domingo: 9h30, 11h30, 16h30, 18h30 e 20h30 | Segunda-feira: 20h30. Campus Eldorado: Domingo: 11h30
  • Participe do Paz Prayer | Temos Sala Virtual de Oração via app Zoom todos os dias. Fortaleça a sua vida espiritual em um clamor com a igreja e também ore pela vida de sua família e amigos. Escolha um dos horários: 5h - 6h - 7h - 8h - 9h (Kids) - 12h - 13h - 14h - 18h (Kids) - 19h - 23h - 0h. Acesse o endereço para saber mais e participar: paz.church/oracao
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Para contribuir, acesse: paz.vc/sp
  • Visite o site da Paz São Paulo e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/saopaulo
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazSaoPaulo