Estudo: O Profeta Gentil

Estudo do Life Group

Israel Subirá

28/04/2024

Músicas do Fim de Semana

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Quebrantado
(Vineyard Music)

Contemplação
(Fanuel Palacio)

Geração de João Batista
(Fanuel Palacio)

Relax / Dinâmica

Varrendo o que é ruim

Pegue uma vassoura e incentive os participantes a “varrerem” de suas vidas, atitudes que não agradam a Deus. Os temas abordados deverão ser colocados em oração. Incentive o grupo a terem um momento de oração em dupla, orando uns pelos outros.

Versículo para reflexão: “Mas, quando pedirem, façam-no com fé, sem vacilar, pois aquele que duvida é como a onda do mar, empurrada e agitada pelo vento. Ele não deve esperar receber coisa alguma do Senhor, pois tem a mente dividida e é instável em tudo o que faz” Tiago 1:6-8

Resumo da Mensagem

(MUITA ATENÇÃO, líder. Esta parte do estudo é apenas um resumo para você estudar e ajudar os membros a relembrarem alguns pontos. Ele nem precisa ser lido integralmente. Não é para re-pregar a mensagem. Lembre-se, você é um facilitador do life group. Dê a oportunidade e muito tempo para que os membros possam expressar suas opiniões.)

O PROFETA GENTIL

Como cristãos, somos testemunhas de Deus aqui na Terra, e devemos, para tanto, vivermos sob a ótica de Deus. O versículo chave da mensagem (2 Timóteo 1:7), traz uma afirmação poderosa. Nele, o apóstolo Paulo ao escrever para Timóteo, destaca três virtudes dadas por Deus: poder, amor e moderação. Essa tríade deve representar a essência de todo cristão, pois o Espírito Santo nos capacita para vivermos em poder, amor e moderação, virtudes que caminham em conjunto.

Paulo então exorta, lembrando que é dom de Deus. Não nos foi dado um espírito de medo, mas sim de poder. Na vida cristã o poder é uma manifestação necessária. Afinal, como andar em fé se não tivermos confiança do poder e autoridade que nos foi dado?  Lembre-se, o Deus que servimos nos ama ao ponto de se preocupar com os detalhes da nossa vida. Em 1 Cor. 14:24-25, somos exortados a sermos agentes de encontros com nosso Deus, pois ao manifestarmos o poder de Deus, faremos revelado a presença dele em nosso meio.

De igual forma, somos chamados a vivermos em amor sacrificial. Um amor que não busca seus próprios interesses. Por meio do amor demonstrado ao próximo, o mundo saberá que somos discípulos de Cristo (João 13:35).  Em todo ministério de Jesus aqui na Terra o que o moveu foi o amor. A exemplo disso, lemos na passagem com a samaritana, Jesus se movendo em amor para um encontro transformador. Na vivência do reino de Deus, temos que amadurecer para também vivermos em amor, lembrando que o amor do cristão pode e deve crescer. Que o amor seja nosso maior objetivo (1 Cor. 13.1-3). Somos chamados a amar nossos inimigos, pois foi num lugar de inimizade que o Senhor nos amou e veio com clemência sobre nós.

Outra virtude a ser reforçada no cristão é a moderação. O próprio poder está sujeito a moderação, por isso devemos, constantemente, fazer a moderação do eu e exercer o autocontrole. O contrário disso seria um descontrole e Deus não é Deus de desordem. (1 Cor. 14:32-33). Somos chamados a termos autocontrole e vivermos de maneira santa e honrosa em todos os aspectos da nossa vida (1Tes. 4:4). Para isso é necessário fazermos a gestão do nosso tempo. Criar hábitos saudáveis pelas quais seremos conhecidos. Vemos esses hábitos, em várias referências que a Bíblia nos traz ao se referir sobre a vida de Jesus, afirmando “como de costume”. Moderação é agir com sabedoria, lembrando o quão curta é nossa vida, por isso a qualidade e a quantidade dos nossos dias deve refletir na eternidade. Moderação culmina em domínio próprio para vivermos em sobriedade.

Sempre haverá riscos no excesso. Da parte de Deus não procede poder, sem amor. Ou amor, sem moderação. Devemos buscar com zelo essas disciplinas espirituais, para praticarmos essas três virtudes em conjunto. Lembrando que a raiz da instabilidade é a incredulidade (Tg. 1:6-8). Por isso devemos nos submeter ao senhorio de Cristo e vivermos essas virtudes de forma equilibrada, não escolhendo uma rota de covardia, pois Deus já nos deu um espírito de poder, amor e moderação. Precisamos crer e, sempre que necessário, pedir revelação, para colocarmos em prática.

Papo Reto

  1. Quais dessas virtudes (poder, amor e moderação), você tem sido mais desafiado?
    = Respostas variadas e pessoais.
  2. Nomearmos nossas fraquezas, nos ajudará a buscar no Espírito Santo estratégias para caminharmos em fé rumo ao propósito pela qual somos chamados, lembrando que já nos foi dado um espírito de poder, amor e moderação. Quais estratégias podemos usar para manifestarmos essas virtudes em harmonia??
    =Respostas variadas e pessoais
  3. Como a incredulidade pode afetar nossos hábitos e estilo de vida?
    = Respostas variadas e pessoais.

Avisos

  • DIFLEN Night: Sábado, dia 4 de maio, o local de encontro da galera jovem apaixonada por Jesus é o DIFLEN Night, no Campus Anália Franco. Muito louvor e adoração, novas amizades e uma palavra vindo direto do Trono do Senhor para você, jovem! Anota aí! No Sábado, dia 4 de maio, 20h, a gente se vê no DIFLEN Night! Obs: o Esquenta começa às 19h30.
  • Os Mochileiros | Juniores: Sábado dia 04/05 teremos OS MOCHILEIROS Just the Start às 10h no campus Anália Franco da Paz Church São Paulo no auditório 2. Você que tem entre 10 a 12 anos não fique de fora! Convide seus amigos, traga a sua mochila e a Bíblia! Entrada franca. Será um momento único e marcante em sua vida! Não percam!
  • Cultos Presenciais: Fique ligado nos horários. Campus Anália Franco: Sábado: 17h | Domingo: 9h30, 11h30, 16h30, 18h30 e 20h30 | Segunda-feira: 20h30. Campus Eldorado: Domingo: 11h30
  • Culto Online: Domingo, às 9h30 e 18h30 | Segunda: 20h30. O acesso é pelo nosso canal youtube.com/PazSaoPaulo. Assista com a sua família e compartilhe com seus amigos e parentes.
  • Participe do Paz Prayer | Temos Sala Virtual de Oração via app Zoom todos os dias. Fortaleça a sua vida espiritual em um clamor com a igreja e também ore pela vida de sua família e amigos. Escolha um dos horários: 5h - 6h - 7h - 8h - 9h (Kids) - 12h - 13h - 14h - 18h (Kids) - 19h - 23h - 0h. Acesse o endereço para saber mais e participar: paz.church/oracao
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Para contribuir, acesse: paz.vc/sp
  • Visite o site da Paz São Paulo e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/saopaulo
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazSaoPaulo