Estudo: Talmidim (Parte 1)

Estudo do Life Group

Pr. Abe Huber

07/08/2022

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Porque Ele Vive
(Paz Worship)

Rei do Meu Coração
(Kingdom Movement)

Aba Pai
(Daniel Alencar)

Relax / Dinâmica

DISCIPULADO

Material:  Uma vassoura e uma bíblia.

Desenvolvimento: Mostre a vassoura aos participantes e pergunte para eles uma coisa que você pode fazer com ela (varrer, esfregar o chão, entre outros.). Qual a semelhança entre a vassoura e a bíblia (que representa o discipulado)? Uma vez que começamos a ser discipulados, o nosso discipulador nos ajuda a varrer coisas da nossa vida que não devem fazer mais parte dela. Tem coisas que saem varrendo, como a poeira, que pode representar os nossos erros. Tem outras sujeiras que só saem se esfregarmos, ou seja, precisam de mais atenção e não saem tão facilmente, como, por exemplo, traumas mais profundos. Uma vez que nos abrimos para o nosso discipulador, podemos "varrer" essas coisas da nossa vida e sermos curados e transformados. Ter um discipulador é deixar ele se aproximar de nós para nos ajuda a crescer.

Moral: A moral da história fala sobre o mal do egoísmo, que olhar pro próximo é vida; e que sempre precisamos uns dos outros; aqueles que tentarem comer sozinhos, sem a humildade de receber ajuda do próximo, não conseguirão.

Resumo da Mensagem

1. Talmidim
Jesus foi criado no contexto de judeus ortodoxos. As crianças eram educadas muito profundamente pelos judeus.

1.1. Primeiro estágio da educação: Bet Sefer- casa do livro. Para as crianças de 6 a 10 anos de idade na sinagoga pelo rabino local. Usavam os 5 primeiros livros da bíblia para educar as crianças.

1.2. Segundo estágio: Bet Talmud- casa de aprender. Dos 10 aos 14 anos de idade, eles decoravam o velho testamento. Esse estágio era somente para os alunos que se destacavam. Os que não se destacavam voltavam para as suas casas e eram educados pelos seus pais.

1.3. Terceiro estágio: Bet Midrash- Casa de estudo. Somente para os melhores dos melhores alunos. Os outros voltavam pra casa. Esse terceiro estágio não era mais com o rabino local, era com um rabino famoso de Israel. Era o estágio dos talmidim (discípulos). O discípulo que procurava o rabino que mais se identificava e pedia para ser um dos seus talmidim. Então aquele rabino fazia uma bateria de perguntas profundas sobre todo o velho testamento. A maioria desses rapazes de 14 anos de idade não passavam no teste, então o rabino parabenizava por ter chegado até ali. E aquele rapaz voltava pra casa e aprendia a profissão do pai. Alguns poucos passavam no teste, quando eles passavam, o rabino olhava pra ele e dizia: segue-me. Essa era a frase que todo menino judeu mais sonhava em ouvir. Todo menino judeu sonhava em ser um rabino. Mas você não poderia se tornar um rabino sem se tornar um discípulo de um rabino. Tudo indica que Jesus fez todos esses estágios. Os rabinos tinham 30 anos quando começavam o ensino e a formação dos talmidim (discípulos). Jesus era um dos talmidim de um rabino famoso. Ele já começou quebrando o protocolo, desceu para a praia e encontrou Simão Pedro e André. Eles estavam pescando, então isso significa que eles voltaram pra casa e não passaram no teste para se tornarem talmidim. Jesus chegou e falou para eles: "segue-me". Por isso que na hora eles abandonaram tudo e seguiram Jesus, pois o maior sonho deles era se tornar um rabino.

2. Ele escolheu você
 Jesus quebrou todo o protocolo! Agora nós não temos que ser bons o suficiente para sermos um dos talmidim de Jesus! Os discípulos não passaram por entrevista, eles não foram atrás de Jesus, Ele que os escolheu. E dessa mesma forma foi com cada um de nós, como podemos ver em João 15.16. Pedro andou na água porque os Talmidim devem fazer o que o mestre faz. Pedro perdeu fé em quem? Em Jesus? Não! Ele perdeu fé em si mesmo (em Cristo). Nós devemos ter fé em Deus, isso é verdade, mas melhor ainda é saber que Ele acredita em nós!

ELE QUER USAR O INSTRUMENTO DO DISCIPULADO.
 Através do discipulado nós podemos alcançar o nosso máximo potencial.

Papo Reto

  1. Na época de Jesus, nem todos podiam ser discipulados. Já que nós temos esse privilégio hoje em dia, como podemos tirar proveito disso?   
    = Respostas pessoais e variadas.
  2. Os discípulos têm o compromisso de serem iguais aos seus mestres. Jesus acredita que podemos ser iguais a Ele. Compartilhe o que é ser igual a Jesus pra você.  
    = Respostas pessoais e variadas.

Avisos

  • Power Night: Nesta Sexta, às 20h30, no Campus Anália Franco vamos ter uma noite super especial, com muita adoração e uma mensagem poderosa. Mobilize o seu life group.
  • Dia dos Pais: Domingo e Segunda, em todos os nossos Cultos de Celebração, homenagearemos os pais. Convide o seu e toda a sua família
  • Culto Online: Domingo, às 17h. O acesso é pelo nosso canal youtube.com/PazSaoPaulo. Assista com a sua família e compartilhe com seus amigos e parentes.
  • Cultos Presenciais: Fique ligado nos horários. Campus Anália Franco: Domingo: 9h30, 11h30, 17h e 19h | Segunda-feira: 20h30. Campus Eldorado: Domingo: 11h30
  • Participe do Paz Prayer | Temos Sala Virtual de Oração via app Zoom todos os dias. Fortaleça a sua vida espiritual em um clamor com a igreja e também ore pela vida de sua família e amigos. Escolha um dos horários: 5h - 6h - 7h - 8h - 12h - 13h - 14h - 18h (Kids) - 19h - 23h - 0h. Acesse o endereço para saber mais e participar: paz.church/oracao
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Para contribuir, acesse: paz.vc/sp
  • Visite o site da Paz São Paulo e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/saopaulo
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazSaoPaulo