Estudo: Talmidim (Parte 2)

Estudo do Life Group

Pr. Abe Huber

14/08/2022

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Outro na Fornalha
(Hillsong em Português)

Abba
(Laura Souguellis)

Não Mais Escravos
(Fernandinho)

Relax / Dinâmica

DIA DOS PAIS

Compartilhe com o grupo como foi o seu dia dos pais.

Resumo da Mensagem

O conceito do discipulado já era muito forte quando Jesus nasceu e foi criado. Todo mundo sonhava um dia em poder ser um rabino, porque o rabino era o homem mais respeitado na cultura hebraica. Só tinha um jeito de se tornar um rabino: se tornar um Talmidim (nome para discípulos em hebraico) de um dos rabinos, mas isso era muito difícil. Os que não conseguiam se tornar um Talmidim, continuavam a educação em casa para seguir a profissão do seu pai.
Jesus quebrou os protocolos, ele foi atrás daqueles que já haviam sido rejeitados. Apesar de ter sido o mais poderoso rabino de todos os tempos, Ele vai atrás dos seus discípulos, não o contrário como era de costume.

Todo Talmidim sabia que eles tinham que se tornar iguais ao seu mestre e a única razão que foram escolhidos é porque o rabino acreditava que eles podiam se tornar iguaizinhos a ele. Os discípulos ficavam atormentados só de pensar em como que eles poderiam ser iguais a Jesus, sendo que Jesus disse que eles poderiam ser sim iguais a Ele e que obras maiores eles fariam! Os discípulos perguntavam: como poderemos ser iguais a Ele? Será que seremos iguais a Ele?  Ele é filho de Deus, Ele é perfeito!! Jesus não tinha essa natureza pecaminosa, ele era perfeito desde pequeno. Então como eles poderiam ser iguais ao seu rabino? Deus quer usar o instrumento do discipulado pra trazer essa transformação e tomar posse dos recursos infinitos que já temos dentro de nós. Como extrair esses recursos infinitos que temos dentro de nós? Através do discipulado! Além disso, outro segredo de extrair esses recursos, é compreender a paternidade de Deus, ter a revelação de que Ele é o seu Pai.  Ao ter revelação da paternidade de Deus, você poderá tomar posse da sua herança e os recursos infinitos que você tem em Cristo! Romanos 8:15.

O contexto da Cultura Romana
Roma tinha a lei das 12 tábuas e ela regulamentava muitas coisas, como, por exemplo, a escravatura, aborto, entre outros. Naquele tempo os romanos ficaram muito ricos e seus filhos muito mimados. Na lei das 12 tábuas, se fosse preciso, os pais poderiam punir e castigar seus filhos se assim quisessem. E se o filho realmente fosse horrível, ele poderia até ser deserdado e seu pai pegar sua herança e dar para outra pessoa. Muitas vezes escravos se tornavam filhos desses senhores que deserdavam os seus filhos. Na lei, uma vez que você adotou um filho, você não poderia mais deserda-lo, por isso somos filhos por adoção e não podemos ser deserdados!

Que expressão é essa “aba pai”? Aba é a palavra em aramaico para pai, paizinho. Por que Paulo faz questão de usar essa expressão para a sua audiência romana? Marcos 14:36. Jesus que era o filho, o herdeiro, e ele foi rejeitado para que Deus pudesse nos adotar. Depois Ele ressuscitou e nos tornamos co-herdeiros com ele! Romanos 8:15-17. Deus deserdou o seu filho para que pudéssemos ser adotados. Tudo muda na nossa vida quando compreendemos esse amor e nos tornamos tudo aquilo que Ele espera que nós sejamos. O amor dEle nos capacita! Jesus chamou os seus discípulos de filhos e ensinou a sua visão do pai. Jesus compreendia o amor do pai por Ele e por isso fazia o que fazia. Salmo 103:13. 1 João 14:17b. Todos podem ser Talmidim! Mateus 28:19. João 1:12.

Papo Reto

  1. Como discípulos de Jesus temos a responsabilidade de sermos iguais a Ele. Como podemos fazer isso?   
    = Respostas pessoais e variadas.
  2. Comente a importância de compreendermos a paternidade de Deus nas nossas vidas.  
    = Respostas pessoais e variadas.
  3. Compartilhe com o grupo o que Deus mais falou ao seu coração através dessas mensagens sobre Talmidim.
    = Respostas pessoais e variadas.

Avisos

  • DIFLEN Start: Para os adolescentes mais loucos por Jesus! Neste Sábado, às 19h, no Campus Anália Franco.
  • Culto Online: Domingo, às 9h30 e 17h. O acesso é pelo nosso canal youtube.com/PazSaoPaulo. Assista com a sua família e compartilhe com seus amigos e parentes.
  • Cultos Presenciais: Fique ligado nos horários. Campus Anália Franco: Domingo: 9h30, 11h30, 17h e 19h | Segunda-feira: 20h30. Campus Eldorado: Domingo: 11h30
  • Participe do Paz Prayer | Temos Sala Virtual de Oração via app Zoom todos os dias. Fortaleça a sua vida espiritual em um clamor com a igreja e também ore pela vida de sua família e amigos. Escolha um dos horários: 5h - 6h - 7h - 8h - 12h - 13h - 14h - 18h (Kids) - 19h - 23h - 0h. Acesse o endereço para saber mais e participar: paz.church/oracao
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Para contribuir, acesse: paz.vc/sp
  • Visite o site da Paz São Paulo e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/saopaulo
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazSaoPaulo