Estudo: Talmidim

Estudo do Life Group

Pr. Abe Huber

23/06/19

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Meu Coração é Teu
(Ton Molinari/Altomonte)

Nunca falhará
(Hillsong/Jovens Vit/YouTube)

Liberdade
(Livres para Adorar)

Relax / Dinâmica

Objetivo: Ressaltar o quão importante é nos relacionarmos com a palavra de Deus. Testar conhecimentos bíblicos.

Textos-base: Josué 1:8; Salmo 1:1-2; Marcos 12:24; João 1:14.

Material:

  • Algum prêmio (doces, balas, chocolate).

Desenvolvimento:

  • Faça minibiografias de personagens bíblico. Por exemplo: “Esse personagem se entristeceu ao saber que Jerusalém estava destruída. Ele partiu em missão para reconstruir os muros de Jerusalém. Era copeiro de um rei. Quem é?”. R: Neemias;
  • Separe o grupo em 2 (ou mais dependendo da quantidade de pessoas) e peça para que escolham um representante que ficará responsável por dar as respostas;
  • O aplicador explica que irá ler essas minibiografias e que as equipes deverão dizer quem é, com base nas dicas. Somente o representante escolhido pode responder.
  • O aplicador pode fazer por rodada dando o direito de resposta a cada equipe, uma por vez, ou optar por receber a resposta da equipe que primeiro identificar (sempre através do representante);
  • No final a equipe que acertar mais, leva o prêmio.

Conclusão:

É óbvio que simplesmente conhecer personagens ou saber dados da bíblia não farão diferença em nossas vidas. O que traz transformação é a aplicação daquilo que lemos.

A ideia dessa dinâmica é levar os participantes a refletir como está seu relacionamento com a palavra. Se não consegue identificar personagens básicos, aqueles mais conhecidos, isso pode significar uma deficiência no contato com a palavra.

Quanto mais lemos a Palavra, quanto mais começamos a entender e aplicar as suas verdades, mais iremos querer se relacionar com ela, é natural. E isso causa um revolução em nossas vidas!

Resumo da Mensagem

João 15:5. Precisamos ter revelação de como somos sem Deus. Sem Ele nós não damos conta de viver uma vida cristã vitoriosa. Uma vez que entendemos isso, precisamos ter uma segunda revelação: uma vez que você entrega a sua vida para Jesus, a realidade é que você está com Ele dentro de você! Filipenses 4:13. Você começa a ter revelação que Ele está dentro de você e por causa dEle tudo você vai poder fazer! Você começa a ter uma imagem em Cristo, uma nova identidade, tudo muda na sua vida. Para ser um discípulo de Jesus e discipular outras pessoas é importante saber como Deus olha pra você! Deus acredita em você! Como os judeus da época de Jesus praticavam o discipulado: Jesus foi criado no contexto de judeus ortodoxos. Eles tinham os primeiros cinco livros como super sagrados para eles. As crianças eram educadas muito profundamente pelos judeus. Talmidim quer dizer discípulos em hebraico. Primeiro estágio da educação: Bet Sefer- casa do livro. Para as crianças de 6 a 10 anos de idade na sinagoga pelo rabino local. Usavam os 5 primeiros livros da bíblia para educar as crianças. Segundo estágio: Bet Talmud- casa de aprender. Dos 10 aos 14 anos de idade, eles decoravam o velho testamento. Esse estágio era somente para os alunos que se destacavam. Os que não se destacavam voltavam para as suas casas e eram educados pelos seus pais. Terceiro estágio: Bet Midrash- Casa de estudo. Somente para os melhores dos melhores alunos. Os outros voltavam pra casa. Esse terceiro estágio não era mais com o rabino local, era com um rabino famoso de Israel. Era o estágio dos talmidim (discípulos). O discípulo que procurava o rabino que mais se identificava e pedia para ser um dos seus talmidim. Então aquele rabino fazia uma bateria de perguntas profundas sobre todo o velho testamento. A maioria desses rapazes de 14 anos de idade não passavam no teste, então o rabino parabenizava por ter chegado até ali. E aquele rapaz voltava pra casa e aprendia a profissão do pai. Alguns poucos passavam no teste, quando eles passavam, o rabino olhava pra ele e dizia: segue-me. Essa era a frase que todo menino judeu mais sonhava em ouvir. Todo menino judeu sonhava em ser um rabino. Mas você não poderia se tornar um rabino sem se tornar um discípulo de um rabino. Tudo indica que Jesus fez todos esses estágios. Os rabinos tinham 30 anos quando começavam o ensino e a formação dos talmidim (discípulos). Jesus era um dos talmidim de um rabino famoso. Ele já começou quebrando o protocolo, desceu para a praia e encontrou Simão Pedro e André. Eles estavam pescando, então isso significa que eles voltaram pra casa e não passaram no teste para se tornarem talmidim. Jesus chegou e falou para eles: "segue-me". Por isso que na hora eles abandonaram tudo e seguiram Jesus, pois o maior sonho deles era se tornar um rabino. Ele escolheu você! Jesus quebrou todo o protocolo! Agora nós não temos que ser bons o suficiente para sermos um dos talmidim de Jesus! Ele nos escolhe! João 15:16. Aprendi que devemos ter fé em Deus. Isso é verdade... mas melhor ainda é saber que Ele acredita em nós! Ele acredita que você pode ser como Ele. Todos os talmidim tinham que se tornar iguais aos seus rabinos. Por isso muitos eram rejeitados. Mas Jesus acredita que nós podemos ser iguais a Ele! Romanos 8:15-17. Marcos 14:36. Romanos 8:15-17. Ele acredita que você pode ser como Ele! Ele te deu capacitação sobrenatural! 1 João 4:17b. Todos podem ser Talmidim. João 14:12. Mateus 28:19a.

Papo Reto

  1. Na época de Jesus, nem todos podiam ser discipulados. Já que nós temos esse privilégio hoje em dia, como podemos tirar proveito disso?
    = Buscando ser discipulado, valorizando o momento do discipulado e o seu discipulador, entre outros.
  2. Os discípulos têm o compromisso de serem iguais aos seus mestres. Jesus acredita que podemos ser iguais a Ele. Compartilhe o que é ser igual a Jesus pra você.
    = Respostas pessoais e variadas.
  3. Jesus nos encarregou de darmos continuidade ao que Ele iniciou aqui na terra, indo e fazendo discípulos de todas as nações. Como podemos cumprir esse grande chamado?
    = Respostas pessoais e variadas.

Avisos

  • DIFLEN Global: Você já garantiu a sua vaga para o maior evento DIFLEN do ano? Acontecerá nos dias 15 e 16 de novembro. Não fique de fora! Não perca o próximo lote no site diflen.com/global
  • FIQUE LIGADO em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazSaoPaulo