Estudo: Teologias Perigosas | Como Identificar um Ensino Falso

Estudo do Life Group

Pr. Abe Huber

05/11/2023

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Quebrantado
(Vineyard Brasil)

O Seu Amor Venceu
(Maysa Ramos)

Pra Sempre
(Ministério Avivah)

Relax / Dinâmica

O líder irá mostrar uma caixa de fósforo fechada e perguntará para o grupo se a caixinha de fósforo tem pleno funcionamento somente por estar em suas mãos. O grupo irá responder que não. Então será dirigido um debate para concluírem as ações necessárias para que o fósforo acenda e tenha plena eficácia em seu uso. O líder então irá apresentar um paralelo com a Bíblia. Ter a Bíblia em sua casa, ou apenas em suas mãos, sem uma leitura atenta, sem aplicar fé, sem a busca do Espírito Santo para dar pleno entendimento, ela não terá eficácia plena e não irá produzir a maturidade e discernimento do cristão.

Conclusão: A leitura bíblica deve ser constante para termos clareza quanto aos ensinos de Jesus. Ensinos de heresias devem ser totalmente rejeitados, para isso é fundamental conhecer a Palavra de Deus. Devemos conhecer o evangelho de Cristo e examinar toda palavra declarada pelos homens, ainda que ditas por sábios e eloquentes, de forma a discernir um falso ensino.

Resumo da Mensagem

(MUITA ATENÇÃO, líder. Esta parte do estudo é apenas um resumo para você estudar e ajudar os membros a relembrarem alguns pontos. Ele nem precisa ser lido integralmente. Não é para re-pregar a mensagem. Lembre-se, você é um facilitador do life group. Dê a oportunidade e muito tempo para que os membros possam expressar suas opiniões.)

COMO IDENTIFICAR UM ENSINO FALSO – TEOLOGIAS PERIGOSAS

Nesta primeira mensagem da nova série “Teologias Perigosas” iremos aprender como identificar um ensino falso de forma a evitarmos o engano espiritual (Mc. 13:22-23; 1 Jo. 4.1; Mt. 24:4). Para não sermos como crianças, evitando instabilidade e erro (2 Ped. 3:13-18).  E para evitar destruição e queda espiritual (2 Rs. 4:38).

Num período de fome, o profeta Eliseu pediu para seu servo preparar um caldo de ervas para servir ao povo que os escutava. O moço então saiu e pegou uma erva que era venenosa, pois não a conhecia. Na hora em que serviu eis que os homens clamaram e disseram: Morte na panela, ó homem de Deus! Muitas vezes nos expomos a ensinos falsos por ignorância. Durante essa série de três mensagens, será partilhado como Satanás tem oferecido veneno à nossa geração faminta de Deus. Para isso vamos nos aprofundar em temas como: graça, perda da salvação, teologia do universalismo, e a Bíblia como Palavra de Deus. Pois se não nos apropriarmos das escrituras, poderemos de forma sutil consumir ensinos que trazem heresias perigosas, um veneno que pode trazer morte em nossas panelas.

Para evitarmos sermos enredados por um ensino falso a Bíblia traz algumas advertências, aqui divididos em quatro pontos:

  1. O ensino falso é propagado por falsos mestres e falsos profetas (Mt. 7:15-23; Jr. 23:12-15). São lobos em pele de cordeiros. Suas vidas e seus frutos não correspondem ao ensino de Jesus. Somente se apropriando da verdade bíblica seremos capazes de reconhecer uma imitação.
  2. O ensino falso tem uma motivação gananciosa (2 Ped. 2:1-3). Homens movidos por avareza, que buscam seus próprios benefícios, verdadeiros mercenários da fé.
  3. O ensino falso é recheado por sincretismo religioso. Quando diferentes tradições e culturas religiosas são combinadas em uma única crença. Ex.: quando a liderança insere hábitos de outras religiões em nome de Deus (Filip. 3:17-20). Misturam a verdade de Deus com a idolatria.
  4. O ensino falso é antropocêntrico, colocando o homem no centro. (Rom. 16:17-18). O ensino verdadeiro é cristocêntrico (Jo. 14:6). Jesus precisa ser o centro do evangelho (Mt. 10:37-39). O cristianismo verdadeiro é hiper-radical (Lc. 14:33; Rom. 10:9).

Papo Reto

  1. Como identificar falsos mestres e profetas e suas motivações?
    Resposta: (A Bíblia ensina que pelos frutos reconheceremos os verdadeiros adoradores de Cristo. Se a pessoa não vive de acordo com os ensinos de Jesus ela espalhará dúvidas e dissenções no meio do povo de Deus. Suas motivações resultam em fama pessoal, são orgulhosas de si mesmo, só pensam em coisas terrenas. Lembrem-se, somos estrangeiros nessa terra, de fato, somos cidadãos do céu (mt 7:15-23))
  2. Experiências com sincretismo religioso tem sido uma prática comum no meio do povo de Deus. Quais os perigos dessa prática?
    Resposta:  (Não devemos adaptar o evangelho à cultura que vivemos. Não se trata de estilo, mas de deturpação da palavra de Deus, que diminua o sacrifício de Cristo na cruz. Misturar o evangelho com outras crenças é terrível, pois corrompe a verdade com mentiras, afastando as pessoas da salvação que vem somente pelo arrependimento e fé em Jesus.)
  3. Teologias perigosas estão sendo apresentadas em larga escala, trazendo costumes ao povo de Deus que já não percebem a idolatria e engano envolvido em tais práticas, por exemplo nas festas apresentadas no calendário escolar das crianças como: festa junina, halloweem, festa da família no lugar de comemorar dia dos pais e dia das mães, etc. Como podemos nos posicionar como cristãos?  ?
    Resposta: (Respostas variadas e pessoais)

Avisos

  • Culto dos Juniores: neste sábado, no Auditório 2, às 19h30. Para os pré-adolescentes, de 11 a 13 anos.
  • Neste final de semana, Marcha do Amor, em todos os Cultos de Celebração. Veja com o líder de life group qual o item da cesta básica que você deve doar. Vamos fazer peso e ajudar os necessitados!
  • Encontro com Deus para Crianças: Papais e mamães, está chegando o Encontro com Deus | Paz Kids! No dia 18 de novembro, das 8-18 horas, o seu pequeno vai ter a oportunidade de ser marcado para sempre pela presença de Deus! Não deixe seu filho de fora! Para mais detalhes, acesse: pazkids.com.br/encontro
  • Culto Online: Domingo, às 9h30 e 18h30 | Segunda: 20h30. O acesso é pelo nosso canal youtube.com/PazSaoPaulo. Assista com a sua família e compartilhe com seus amigos e parentes.
  • Cultos Presenciais: Fique ligado nos horários. Campus Anália Franco: Sábado: 17h | Domingo: 9h30, 11h30, 16h30, 18h30 e 20h30 | Segunda-feira: 20h30. Campus Eldorado: Domingo: 11h30
  • Participe do Paz Prayer | Temos Sala Virtual de Oração via app Zoom todos os dias. Fortaleça a sua vida espiritual em um clamor com a igreja e também ore pela vida de sua família e amigos. Escolha um dos horários: 5h - 6h - 7h - 8h - 9h (Kids) - 12h - 13h - 14h - 18h (Kids) - 19h - 23h - 0h. Acesse o endereço para saber mais e participar: paz.church/oracao
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Para contribuir, acesse: paz.vc/sp
  • Visite o site da Paz São Paulo e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/saopaulo
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazSaoPaulo