Estudo: Teologias Perigosas | Cuidado com Esses Ensinos

Estudo do Life Group

Pr. Abe Huber

19/11/2023

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Agnus Dei
(David Quinlan)

Estar Onde Estás
(Ludi)

Nada Mais
(Gabriel Guedes)

Relax / Dinâmica

Objetivo: Refletir em como não sermos enganados pelos ensinamentos dos falsos mestres.

Material utilizado:

  • Bala
  • Bala falsa (enchimento de papel)

Metodologia: O líder do Life levará diversas balas verdadeiras e uma falsa. O mesmo chamará um dos participantes, entregará as balas e dirá: “Aqui temos balas falsas e verdadeiras, e eu quero que você analise e identifique se ela é falsa ou verdadeira.”

Após a resposta, o líder trará a seguinte aplicação: O objetivo dessa atividade é mostrar que nós precisamos estar constantemente fazendo uma avaliação de tudo que ouvimos e falamos. Assim também em relação à Bíblia Sagrada, nós precisamos conhecer a verdade, pois se conhecermos a verdade, as doutrinas bíblicas, jamais seguiremos ensinamentos heréticos de falsos ensinos.

Resumo da Mensagem

(MUITA ATENÇÃO, líder. Esta parte do estudo é apenas um resumo para você estudar e ajudar os membros a relembrarem alguns pontos. Ele nem precisa ser lido integralmente. Não é para re-pregar a mensagem. Lembre-se, você é um facilitador do life group. Dê a oportunidade e muito tempo para que os membros possam expressar suas opiniões.)

Série: TEOLOGIAS PERIGOSAS

Na terceira e última mensagem da série “Teologias Perigosas” o tema que iremos trabalhar é: Cuidado com esses Ensinos!

O primeiro ensino que temos que ter cuidado é o que os teólogos chamam de “GRAÇA BARATA”. De maneira geral, houve uma distorção acerca do conceito e ensinamento sobre GRAÇA, muitos teólogos e estudiosos tem utilizado desse termo como justificativa para os pecados cometidos, diminuindo o preço que foi pago na cruz do calvário.

Sim, somos salvos pela graça, mas não foi de graça!

A graça verdadeira é centrada em JESUS e na Sua obra completa na cruz (Rm. 5.20).

Alguns perigos que encontramos sobre a ministração distorcida da graça:

  1. O PERIGO DE NÃO ENSINAR TODA A NOVA ALIANÇA (At 20.26-27)
  2. O PERIGO DE LÍDERES CRISTÃOS PERMANECEREM EM LIDERANÇA MESMO SENDO BIBLICAMENTE DESQUALIFICADOS (1 Tm 3.1-5)
  3. O PERIGO DO ENSINO DE QUE "UMA VEZ SALVO, SEMPRE SALVO" (Ef 2.8-9)
  4. O PERIGO DA GRAÇA BARATA (Judas v.4)

“A graça barata é a pregação do perdão sem o arrependimento, é o batismo sem a disciplina de uma congregação, é a Ceia do Senhor sem confissão dos pecados, é a absolvição sem confissão pessoal. A graça barata é a graça sem discipulado, a graça sem a cruz, a graça sem Jesus Cristo Vivo encarnado” (Dietrich Bonhoeffer).

O ensino calvinista tem por base uma teologia perigosa que devemos olhar com muito cuidado e com o filtro da Palavra de Deus. Vejamos: o calvinismo ensina que a salvação não depende do homem, mas sim da vontade de Deus, que Ele escolhe os que serão salvos. A chamada “eleição incondicional”. Nesse ensino calvinista Deus predestinou alguns para o céu e outros para o inferno; eles acreditam que Jesus morreu apenas por alguns na cruz, os eleitos de Deus, uma “expiação limitada”. Uma vez escolhido por Deus, de acordo com o ensino calvinista, o eleito irá se render a graça concedida, tratando-se de uma “graça irresistível”; e ainda que a pessoa peque ela voltará a sua consciência pela “perseverança dos santos”, então assim não seria possível perder a salvação.

Mas há muitos versículos que mostram claramente que a graça vem para todos e que Jesus morreu por todas as pessoas (2 Pedro 3.9, 1 Timóteo 2.3-4, Apocalipse 22.17). Mas Ele não força ninguém a recebê-lo. E até mesmo pode acontecer da pessoa naufragar na fé (1 Timóteo 1.19). A Bíblia ensina, nesse caso, que continuamos salvos pela graça, mantendo a fé e a boa consciência.

A predestinação reflete a pré-ciência de Deus, não se trata de um determinismo, mas do conhecimento de Deus do passado, presente e futuro.

Outro ensino perigoso é aquele que vai para o outro extremo da "Graça Barata". É o ENSINO FALSO DO LEGALISMO (Gl 3.2-3), estabelecendo regras feitas por homens como forma de manter cativa as pessoas.

Muitos que caem no legalismo creem que a salvação é pela graça mediante a fé, porém afirmam que é pelas obras que a pessoa continua salva. Isso não é verdade. Somos salvos pela graça mediante a fé, e continuamos salvos pela graça mediante a fé.

O ENSINO PERIGOSO DO FATALISMO (Ap 22.17)

O ensino da expiação limitada pode levar as pessoas a acreditarem que diante de sua dificuldade em se libertar do pecado não são capazes de se arrependerem genuinamente e abandonar uma prática pecaminosa. E a Bíblia porem ensina que “Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida”.

Qual deve ser nossa atitude diante dos ensinos falsos?

  • Humildade, não somos donos da verdade.
  • Amor, não julgue a PESSOA, mas sim a doutrina falsa, ame a pessoa e creia que ela vai arrepender.
  • Cuidado, mantenha a mente aberta focada nas escrituras.

At 17.11, 1 Jo 4.4, 1 Jo 2.26-27

Papo Reto

  1. Diante do estudo exposto, o que seria a graça?
    Resposta: (A verdadeira graça é centrada em Jesus, e na sua obra completa na Cruz. A graça é tudo o que provem a nós através do que Jesus fez na cruz. (Romanos 5.20)). 
  2. Em Tito 2.1-15 mostra que devemos viver neste mundo de maneira prudente, justa e com devoção a Deus. Cite um exemplo sobre como viver de maneira prudente, justa e com devoção a Deus.
    Resposta:  (Respostas pessoais e variadas)
  3. Ensinos falsos estão sendo propagados a todo o instante dentro e fora das igrejas. Quais atitudes nós como cristãos devemos ter diante dos ensinos falsos?
    Resposta: (Respostas pessoais e variadas) - (Humildade: não somos os donos da verdade | Amor: não julgue a pessoa, mas sim a doutrina falsa | Cuidado: revista-se de oração e comunhão com Deus.)

Avisos

  • Campus Eldorado: Excepcionalmente neste domingo não teremos o culto de celebração das 11h30, no Teatro das Arte, no Shopping Eldorado. Retornaremos na próxima semana. Encorajamos todos os membros a participarem neste dia dos cultos no Campus Anália Franco.
  • Culto Online: Domingo, às 9h30 e 18h30 | Segunda: 20h30. O acesso é pelo nosso canal youtube.com/PazSaoPaulo. Assista com a sua família e compartilhe com seus amigos e parentes.
  • Cultos Presenciais: Fique ligado nos horários. Campus Anália Franco: Sábado: 17h | Domingo: 9h30, 11h30, 16h30, 18h30 e 20h30 | Segunda-feira: 20h30. Campus Eldorado: Domingo: 11h30
  • Participe do Paz Prayer | Temos Sala Virtual de Oração via app Zoom todos os dias. Fortaleça a sua vida espiritual em um clamor com a igreja e também ore pela vida de sua família e amigos. Escolha um dos horários: 5h - 6h - 7h - 8h - 9h (Kids) - 12h - 13h - 14h - 18h (Kids) - 19h - 23h - 0h. Acesse o endereço para saber mais e participar: paz.church/oracao
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Para contribuir, acesse: paz.vc/sp
  • Visite o site da Paz São Paulo e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/saopaulo
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazSaoPaulo