Estudo: A Casa de Obede-Edon

Estudo do Life Group

Pr. Stanley

22/10/2023

Resumo da Mensagem

(MUITA ATENÇÃO. Esta parte do estudo é apenas um resumo para você estudar e ajudar os membros a relembrarem alguns pontos. Ele nem precisa ser lido integralmente. Não é para re-pregar a mensagem. Lembre-se, você é um facilitador do life group. Dê a oportunidade e muito tempo para que os membros possam expressar suas opiniões.)

 

Mensagem: “A Casa de Obede-Edon”

A minha oração é que a sua casa receba a glória da presença de Deus manifesta. A arca representa a presença de Deus entre os homens.

A arca do Senhor ficou na casa dele por três meses, e o Senhor o abençoou e a toda a sua família. E disseram ao rei Davi: "O Senhor tem abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele possui, por causa da arca de Deus". Então Davi, com grande festa, foi à casa de Obede-Edom e ordenou que levassem a arca de Deus para a cidade de Davi - (2 Samuel 6:11,12).

Existem lugares onde Deus deseja manifestar sua presença. A presença de Deus era perceptível, tangível, de forma que o povo pudesse ser tocado pela presença extraordinária de Deus.

Em 90 dias, a casa, a família, seus bens e tudo o que era de Obede Edom, Deus abençoou.  Alguns anos antes, a Arca havia ficado na casa de Abinadabe durante 20 anos, porém, não há registro de mudanças na casa de Abinadabe e de sua família.

Qual a diferença da casa de Abinadabe e da casa de Obede Edom? Deus não faz acepção de pessoas, mas Deus sempre faz acepção das atitudes e escolhas do seu coração.

Quando a arca chega na casa de Obede Edom, ele honra, entroniza a presença de Deus. Entronizar significa estabelecer um trono. Toda casa precisa entender que precisamos colocar o Senhor em primeiro lugar.

Em casa às vezes, agimos de forma descuidada, como se a presença de Deus não estivesse ali na casa. As coisas do Senhor não poderiam ser feitas de qualquer maneira.

Abinadabe e seus filhos estavam carregando a presença de Deus em um carro de boi, o que era uma violação das orientações dadas e uma desonra pública com o nome de Deus.

Quando a presença de Deus vem sobre nós é perceptível, mas quando vai embora nós não percebemos. Muitos perdem o mover de Deus em determinados cultos e achamos que não perdemos nada quando nos ausentamos dos cultos e das células..

Aquilo que você honra é aquilo que você atrai. Não se trata apenas de valorizarmos cada célula, cada culto, cada encontro, mas de honrar e dar o primeiro lugar para a presença de Deus nestes ambientes.

Se você tiver esse zelo e dar prioridade à Sua Presença, no tempo de Deus, Ele vai te honrar.

É um privilégio termos a presença do Senhor. As pessoas na casa de Abinadabe não tinham compromisso com a arca da presença de Deus.

O caso da família de Abinadabe é que eram pessoas que decidiram servir a arca de Deus porque ninguém queria abrir a casa para ficar com a arca.

Não devemos fazer nada por obrigação, necessidade, ou peso. Ex.: Já que o líder fulano não quer servir, nem abrir sua casa, eu vou ter que servir.  Toda vez que penso errado, Deus estará pesando o seu coração.

Parece justo falhar, justificar, atrasar, deixar de fazer, procrastinar, porque sempre temos nossas razões, porém, se você pensa que tudo o que você faz é certo, o Senhor sonda a motivação.

Risque da sua vida essa frase: - “Eu tenho que ir na célula”. Você não tem que fazer nada. Você tem que querer fazer. Se você deixar a sua alma tendenciosa de lado, vai ver que cumprir a vontade de Deus é prazeroso.

Jogue fora essas palavras: “Tem que fazer”, e fale : “É um prazer, um privilégio servir o meu Senhor”. Essa fala muda tudo. Amém?

Peça perdão ao Senhor para que ele te limpe das motivações e pensamentos errados e espere viver um tempo de paz, bênçãos e prosperidade em todas as áreas da sua vida em nome de Jesus.

Papo Reto

  1. Leia 2 Samuel 6.11-12, e responda os motivos que fizeram com que Obede Edom fosse abençoado por causa da Arca da presença de Deus em sua casa durante os três meses que ficou ali?

  2. Leia 2 Samuel 6.3, e comente com o seu grupo a decisão de Abinadabe e a de seus filhos Uzá e Aiô de levarem a Arca em um carro de boi.  Porque Deus penalizou com a morte um dos filhos de Abinadabe?

  3. Quais as lições que extraímos das escolhas e pensamentos destas duas famílias? Comente em seu grupo.

  4. Qual o pensamento que pode atrair e honrar a presença de Deus em nosso Life Group?: - “Já que ninguém quer servir, eu vou servir” ou - “É um privilégio servir o meu Senhor”.  Comente com os demais membros do grupo.

Avisos

 

  • TADEL:  As terças feiras sendo uma semana presencial e outra semana online. Próxima semana presencial!!
  • Curso Nova Criatura: Todos os domingos ás 09hs e 18hs na igreja. Agora também online (Adquira através do link no Instagran @pazsaovicente)
  • Cultos Presenciais: Fique ligado nos horários. Campus Antônio Emmerich: Domingo: 10h e 19h.

 

Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Para contribuir, acesse: paz.vc/sv
Visite o site da Paz São Vicente e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo.
Link: paz.church/saovicente

  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidadesSiga @PazSaoVicente

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Mostra-me tua Glória
(Pedras Vivas)

Quando Ele Vem
(Ana Nóbrega)

 

Relax / Dinâmica

Essa dinâmica tem como objetivo levar a reflexão de não fazer ao próximo aquilo que não quer a você.

MATREIAL: Tiras de papel; Caneta.

Avise o grupo que você é o comandante das ações.

Peça que cada um escreva em seu papel uma ação para o seu companheiro a direita executar.

Peça que todos passem o seu papel a quem está à esquerda

Assim o companheiro da direita executaria, logo, cada um faria o que o mesmo escreveu ao outro.

Muitos colocarão micos ou coisas constrangedoras ao próximo, porém, provará na pele o próprio veneno.