Estudo: A Velha Tenda

Estudo do Life Group

Ricardo Inácio

02/07/2023

Resumo da Mensagem

Mensagem: A Velha Tenda - Pr. Ricardo Inácio

Ao longo do tempo temos sonhado da parte Deus com uma grande igreja para a cidade. Amém amados?  Esta semana estava ouvindo no meu tempo com Deus uma canção da Tamires Garcia que dizia de uma velha tenda. Estava lá com Deus para ouvir a sua voz.

Quero falar de uma velha tenda, uma velha estrutura do antigo testamento. Em 1 Crônicas 17.1, lemos: “O rei Davi já morava em seu palácio quando, certo dia, disse ao profeta Natã: "Aqui estou eu, morando num palácio de cedro, enquanto a arca da aliança do Senhor permanece numa simples tenda".

Em Amós 9.11-12, lemos: "Naquele dia levantarei a tenda caída de Davi. Consertarei o que estiver quebrado, e restaurarei as suas ruínas. Eu a reerguerei, para que seja como era no passado, para que o meu povo conquiste o remanescente de Edom e todas as nações que me pertencem", declara o SENHOR, que realizará essas coisas”.

Deus sempre criou ambientes para se relacionar com o homem. A primeira estrutura que Deus criou foi o jardim do Éden. O jardim do Éden era aquele lugar de encontro entre Deus e o homem.. Ali Adão oferecia adoração e recebia direcionamentos de Deus em íntima comunhão.

A presença de Deus era a melhor parte de todo dia no jardim que Adão podia desfrutar. O homem pecou e se desconectou de Deus.

No Egito, Deus levanta Moisés para libertar o seu povo de um cativeiro de mais de 400 anos. No tempo de Moisés, Deus pede para ele construir um tabernáculo.

Deus unge Bezaleel com habilidades de artista para que ele pudesse construir um tabernáculo para Deus habitar.

O Espírito Santo fortaleceu Bezalel lhe dando condições para fazer tudo o que Deus desejava com perfeição. Toda sua criatividade e talento provinham de Deus que lhe deu inteligência. A capacidade de realizar qualquer coisa para Deus vem do Espírito Santo - Atos.1.8.

Deus pede para que Moisés se atentasse para os detalhes deste tabernáculo através das habilidades de Bezaleel. Quando Moisés termina de construir aquele tabernáculo e o povo começa a caminhar pelo deserto, nós vemos que Davi mais tarde, desejou construir um grande templo para Deus, porém Deus avisou que ele não iria construir o templo, mas seu filho Salomão.

Salomão constrói um templo maravilhoso, suntuoso e cerca de 586 anos antes de Cristo, os babilônios entram em Jerusalém e destroem o grande templo de Salomão.

O povo de Israel, novamente se tornam escravos no cativeiro babilônico, daí após o exílio, reergue-se novamente o templo no período de Esdras. Durante o governo de Zorobabel iniciou-se o projeto de reconstruir o templo.

Na época de Jesus, Herodes fez uma grande reforma no templo, porém, Jesus olhando um dia para esse templo, em Lc 21.5-6, disse: “Alguns dos seus discípulos estavam comentando como o templo era adornado com lindas pedras e dádivas dedicadas a Deus. Mas Jesus disse: "Disso que vocês estão vendo, dias virão em que não ficará pedra sobre pedra; serão todas derrubadas".

Deus mandou fazer todas essas estruturas maravilhosas, porém, o que chamou a atenção de Deus, não foi o tabernáculo de Moisés, não foi o grande templo de Salomão, nem a grande reforma de Herodes, mas a Tenda de Davi.

A Tenda de Davi foi uma construção espontânea do coração de Davi. Voltando a história lá atrás, Israel saiu para a batalha contra os Filisteus e o Sumo sacerdote Eli, achou de pegar a arca como um amuleto, porque eles já tinham perdido uma batalha, e assim eles, desta vez, pensaram em colocar a arca de madeira na frente para ajudá-los na guerra, porém, os filisteus venceram e levaram a arca.

De forma sobrenatural Deus envia doenças e pragas sobre os filisteus até que eles decidem devolver a arca para Israel.

O problema é que nessa volta para Israel a arca de Deus fica largada.  Na época do rei Saul a arca ficou abandonada. Durante todo o reinado de Saul ele nunca deu importância para aquela arca e Israel não podia prevalecer diante de seus inimigos..

Mas quando Davi assumiu o reino de Israel, a primeira coisa que ele desejou fazer era estabelecer o lugar da importância da arca e da presença do Senhor perante toda a nação.

No dia marcado, Davi vai buscar a arca de Deus dançando em um grande cortejo onde o sacerdote Uzá estende a mão para proteger a arca, toca nela e cai morto.

Todos ficam assustados com a morte de Uzá. Foi quando a arca foi levada para a casa de Obede Edom. A arca permaneceu por lá três meses, período onde toda a família de Obede Edom prosperou.

Porém Davi insistiu em levar a arca para Jerusalém, cidade de Davi, o centro da adoração.

Foram ler os livros para saberem o motivo da morte do sacerdote Uzá. Por que ele morreu? Porque a arca tinha uma forma de ser carregada.

Descobriram que os sacerdotes precisavam levar a arca sobre os ombros através de um varão como suporte não em carros de boi.

A arca chega em Jerusalém e Davi simplesmente manda fazer uma Tenda. É difícil encontrar na internet essa Tenda de 4 paus e uma cobertura feita como lugar da arca do Senhor. Ali naquele ambiente simples que a adoração foi restaurada.

Davi convocou os levitas e pediu para que eles adorassem ao Senhor 24 horas por dia, todos os dias da semana, todos os meses do ano.

Houve divisão de turnos de levitas e eles ficavam em torno da arca adorando ao Senhor. Não havia aquela liturgia do tabernáculo de Moisés, primeiro entrar no pátio, depois no lugar santo e depois no lugar santo dos santos e ninguém morria.

A minha pergunta foi: “O que Deus via ali na Tenda de Davi?”. Deus via o coração de pessoas apaixonadas pela presença Dele.

Davi era um homem com um coração de adorador. Ele havia feito todo o esforço para trazer a arca para Jerusalém onde ele morava, pois desejava habitar na presença do Senhor.

Nesta Tenda construída por Davi, não se fala em artistas especializados para fazer essa Tenda, porém, Deus se agradou do coração de Davi e passou a receber espontaneamente a adoração do seu Rei e do seu povo.

As pessoas não estavam ali apenas para ficar pedindo perdão de seus pecados, sacrificarem ovelhas. Elas não pensavam mais em si mesmas, porém, estavam sedentas pela presença de Deus.

Davi fez com que Israel aprendesse a amar ao Senhor dizendo: “Santo, santo, santo, fosse de dia ou de noite”. Deus por sua vez recebia a adoração e abençoava o governo de Davi e toda nação de Israel.

Por isso, anos depois no tempo do profeta Amós, o coração de Deus sente saudades daquela adoração que Davi e seu povo ofereciam espontaneamente naquele lugar e afirma dizendo: “Reconstruirei o tabernáculo caído de Davi”.

Em Atos 15.16-17, essa palavra profética é lembrada pelos apóstolos em Jerusalém, onde se diz: ‘Depois disso voltarei e reconstruirei a tenda caída de Davi. Reedificarei as suas ruínas, e a restaurarei, para que o restante dos homens busque o Senhor, e todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas”.

Aqui vemos qual era o verdadeiro propósito de Deus ao desejar restabelecer a adoração da tenda de Davi. Deus não queria um templo feito de pedras, mas corações que amem a sua presença.

Nestes últimos dias o Espírito Santo tem nos falado sobre como sermos uma Igreja para a cidade. Que tipo de igreja o Espírito do Senhor quer? Ele quer uma igreja com as características da tenda de Davi.

A tenda de Davi fala de pessoas que chegam diante da presença de Deus sem interesses egoístas, pois querem somente ficar na sua presença. Onde estão as pessoas que fazem parte da geração de Davi?

São pessoas que atraem a presença de Deus no seu lar, no seu life group, no seu pequeno grupo de trabalho e negócios.

Aprendemos nesta palavra de hoje que muitas vezes confundimos a presença do Senhor com estruturas. Davi era um homem de essência, porque ainda jovem, com 17 anos, ele já adorava o Senhor quando cuidava das ovelhinhas de seu pai Jessé.

Davi, naquele palácio, deixou-se perder um pouco de sua essência para demonstrar uma sincera, porém equivocada devoção a Deus em uma estrutura suntuosa de pedras feitas pelas mãos de seus construtores.

Salomão seu filho, construiu aquele grande templo desejado por Davi, porém, Salomão também se perdeu naquela estrutura, pois se desviou do propósito de Deus, culminando na divisão de seu reino.

Uma estrutura melhor mais tecnológica não carrega o poder em si mesmo de nos fazer um povo mais quebrantado, mais adorador, ou com uma fome maior pela presença de Deus.

Deus não está pedindo que construamos tendas de madeira como Davi, mas claramente Deus quer restaurar o espírito de homens e mulheres que tenham espontaneamente este desejo profundo de buscarem sua presença.

Deus achou em Davi um homem que apesar de não ser perfeito, e ter cometido muitos pecados em sua vida, tinha um coração quebrantado para arrepender-se e voltar-se para a presença de Deus. Davi demonstrava um santo desespero e uma consciência de que havia nascido para viver na presença de Deus e adorá-lo eternamente.

Deus quer que cresçamos muito como igreja para estabelecer seu reino e seu governo na terra, porém, sem que a igreja jamais se esqueça de que o segredo do seu crescimento e avanço nunca estarão nas estruturas conquistadas, mas na sua essência simples de amar e viver em adoração permanente na presença de Deus.

De maneira, que se preciso for, diante de uma decisão inevitável entre ficar nas estruturas e  permanecer na presença de Deus, o Espírito Santo nos guiará sempre para os pastos verdejantes da presença e do descanso de Deus a fim de adorá-lo para sempre.

Talvez você já tenha se decepcionado com as estruturas. Outros tenham se ferido por causa das estruturas humanas. Mas Deus quer te levar para que fique na Sua presença, lugar de intimidade e cura das suas feridas.

Em Atos 7.48, Estevão nos diz : “Todavia, o Altíssimo não habita em casas feitas por homens”.

Muitas vezes pensamos em ter um grande templo na cidade para atrair as pessoas, mas o Senhor está nos dizendo que não é o templo que vai atrair as pessoas.

Na igreja primitiva tudo começou com uma pequena tenda de doze pessoas e o coração delas apaixonados por Jesus era o motivo central da chegada de uma multidão de outras pessoas que não cessavam de se multiplicarem em novas tendas de amor, serviço e adoração.

Deus deseja que várias tendas de adoração existam em toda a cidade. Nesta estrutura pequena e simples das casas, uma cidade inteira pode ser atraída pela presença de Deus em cada rua e em cada bairro. Amém?

Deus nunca desejou habitar em templos humanos, razão pela qual, os templos construídos foram destruídos ao longo da história bíblica.

Davi e seu filho Salomão tiveram um custo elevadíssimo para construírem aquelas estruturas, onde muitas pessoas ajudaram a fazer essas construções suntuosas, porém, se o nosso coração estiver nas estruturas podemos nos decepcionar.

A Igreja de Éfeso, recebe uma forte repreensão do Senhor nas cartas de Apocalipse 2.4-5, onde lemos: “Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio”.

Deus avisa a igreja de hoje para que voltem a essência da adoração. Muitos templos hoje são usados como meios para se alcançar algo de Deus.

Quando seus olhos estão voltados para as estruturas, você fica ferido por pessoas e esse é o sinal que os seus olhos já não estão mais em Deus.

Depois de ser ferida, você muda de estrutura, porque aquela estrutura não te serve mais. Você talvez tenha procurado por uma estrutura que te favoreça.

Se você encontrar uma estrutura que te favoreça, não entre nela, porque você vai estragar esse lugar. Se você fizer um templo só para você, vai ficar com raiva de você e vai expulsar você mesmo dali. Parece brincadeira, mas é muito sério o que falamos aqui.

Deus está dando um alerta para a paz church: - “Olha, vocês vão crescer muito, mas não percam a essência da adoração que havia na tenda de Davi”. Amém, queridos?

Nosso maior desafio será nos mantermos simples e amando o Senhor sobre todas as coisas

e o nosso próximo como Jesus os amou.

Não perca a prioridade por conta do crescimento. Qual é a prioridade da igreja de Jesus?  É o famoso cafezinho. O Senhor tem saudade de tomar um café com você na tenda de Davi.

O café representa a nossa intimidade com o Senhor que se resume em Mc 12.30, “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças".

Muitas vezes a cura das feridas que você procura na estrutura montada aos domingos, pode se encontrar lá na sua sala, no seu quarto, onde Deus quer se revelar a você. Deus quer se revelar na simplicidade do seu lar ao lado da sua esposa e de seus filhos. Amém?

O que você faz na estrutura é para atrair a presença do Senhor ou os aplausos dos homens? Quando perdemos a essência da adoração de Davi vamos desejando coisas que talvez não sejam mais da vontade de Deus.

Talvez você gostaria de estar em um palco, fazendo parte do ministério de louvor e não tem nada errado com isso, mas para a maioria de nós,  vamos adorar ao Senhor no palco armado na mesa da sala de nossa casa.

Quem você é no secreto, Deus vai expor publicamente. Vimos algumas coisas ruins que Davi fez, algumas de suas falhas, mas o que  Deus faz questão de lembrar a todos nós é o que estava por dentro do coração de Davi.

Deus quando te revelar publicamente ele vai querer expor a intensidade da qualidade do seu tempo no secreto com Ele.

O relacionamento que Davi queria ter com Deus no secreto do seu quarto naquele palácio era a expressão da essência do seu amor por Deus. Esse relacionamento profundo com Deus no secreto é que vai afetar todos os seus relacionamentos com as pessoas em sua volta.

A velha tenda aponta para aquilo que Deus deseja ver em nós: um coração quebrantado e cheio de amor por Ele.

Podemos fazer muitas coisas para Deus no automático, mas corremos o risco de perder a essência do primeiro amor.  Se perdermos o primeiro amor, o Senhor vai nos repreender.

A Igreja poderosa de Éfeso na Turquia, já não existe mais porque eles perderam a essência do primeiro amor pelo Senhor. Só resta os monturos daquilo que foi uma igreja de Deus para a cidade.

O coração de pessoas religiosas quase sempre estão presas às estruturas, como leis, normas e regras humanas e por isso, não podem atrair a presença do Senhor.

Ame a presença de Deus mais do que seus cargos, suas funções, seus dons e talentos. Talvez você tenha chegado aqui cansado. Isso acontece porque as atividades da estrutura cansam  nossas vidas.

Mas quando vamos até a aquela velha tenda onde a adoração está sendo restaurada pelo Senhor em nossos dias, é que somos curados e renovados para voltarmos a inspirar outros pela  presença de Deus.

Em Apocalipse 21.22 vemos que João está liberando um spoiler do que vai acontecer muito em breve: “Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo”.

Quando estamos conectados em intimidade com Deus, eu e você, nos tornamos a casa favorita do Senhor. Por isso, na nova Jerusalém não haverá mais a necessidade de templos. Amém, queridos ?

Quantos de vocês hoje aqui desejam voltar a essência do amor e da presença de Deus para serem renovados a fim de viverem para seu louvor e glória? Receba de volta o primeiro amor e com a certeza de que você se tornou a casa favorita do Pai.

Papo Reto

1. Que mudanças em sua vida de adoração e no seu relacionamento com Deus essa palavra sobre estruturas pode ser aplicada? Compartilhe de maneira prática e através de um exemplo se já teve essas experiências ruins de carregar feridas por causa de estruturas humanas.

 

2. O que você entende dessas frases: “Não perca a prioridade por conta do crescimento” e, “O Senhor tem saudade de tomar um café com você na tenda de Davi”. Compartilhe com seu grupo sua compreensão do alerta que o Senhor está fazendo aqui a qualquer  igreja nos dias de hoje que deseja conquistar uma cidade para Ele.

 

3. Uma estrutura melhor mais tecnológica não carrega o poder em si mesmo de nos fazer um povo mais quebrantado, mais adorador, ou com uma fome maior pela presença de Deus.  Você concorda com essa afirmação?

 

4. Deus não está pedindo que construamos tendas de madeira como a de Davi, mas claramente Deus quer restaurar o espírito de homens e mulheres que busquem espontaneamente Sua presença. Já entendemos sobre esse ponto. Amém? Pergunto: Existe no seu entendimento algum perigo da Igreja conquistar novas estruturas em uma  cidade? Qual é esse perigo? Perder a simplicidade pode ser fatal? Compartilhe em seu grupo com suas próprias palavras.

Avisos

 

  • TADEL:  As terças feiras sendo uma semana presencial e outra semana online. Próxima semana online!!
  • Sala de Oração:  Todos os Domingos às 17h45.
  • Curso Nova Criatura: Todos os domingos ás 09hs e 18hs na igreja.
  • Cultos Presenciais: Fique ligado nos horários. Campus Antônio Emmerich: Domingo: 10h e 19h.
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Para contribuir, acesse: paz.vc/sv
  • Visite o site da Paz São Vicente e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/saovicente
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidadesSiga @PazSaoVicente

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Relax / Dinâmica

ENXERGANDO O QUE É BOM

 O que você vai precisar:

a) 1 folha de papel
b) 1 copo com água pela metade

1. Distribua a folha de papel com um pontinho preto no meio para cada um dos participantes e peça que olhem para a folha por uns dois minutos. Então pergunte o que viram – certamente dirão que viram o pontinho preto.

2. Recolha os papéis e dê o copo com água pela metade para cada um. Peça que olhem para o copo por uns dois minutos também. Depois pergunte se o copo está meio cheio ou meio vazio – certamente dirão que está meio vazio.

3. Depois de recolher os copos, fale sobre a necessidade de tirarmos os olhos do problema – pontinho preto – e olharmos para as soluções ao nosso redor, representado por todo o restante da folha em branco, deixando de ser negativista: o copo meio vazio,  e passando a ser mais otimista: representado pelo copo meio cheio.

Devemos levá-los a crer e a confiar em Deus, ainda que as circunstâncias sejam difíceis.