Estudo: Jamais Se Esqueça Dessa Única Verdade

Estudo do Life Group

Felipe de Jesus

09/04/2023

Resumo da Mensagem

Tema: Jamais se esqueça dessa única verdade

Esta data na maioria das vezes, infelizmente é lembrada pelas famílias, inclusive cristãs, apenas pela distribuição de coelhos e ovos de chocolate, ou porque desconhecem o seu verdadeiro significado bíblico, ou porque preferem fazer-se de “inocentes”, a fim de evitarem maiores conflitos com os filhos, amigos ou familiares, que sempre insistem em dizer: “não há nenhum problema…”; “são apenas símbolos inocentes…”; “afinal de contas, todos praticam desta forma…”. Na tentativa de “cristianizar” uma prática que nada tem a ver com o verdadeiro sentido bíblico da festa da Páscoa, instituída pelo próprio Deus, muitos artifícios são utilizados para deturpar verdades simples de Sua palavra.

Se temos a consciência de que ovos e coelhos de chocolate nada têm a ver com a celebração da Páscoa, como homens e mulheres de Deus temos que nos posicionar incutindo a verdade nos corações dos nossos filhos. Embora não exista problema algum em saborear e presentear nossas crianças e familiares com os chocolates, é importante compreender e viver, o verdadeiro significado da Páscoa.

Nas Escrituras, a Páscoa fala sobre a libertação do povo de Israel do Egito, sobre o livramento da morte através de um Cordeiro, afinal, quando foi instituída, a orientação de Deus era que cada família sacrificasse um cordeiro para aspergir as ombreiras das portas de suas casas com seu sangue, assim, a praga da morte não teria efeito sobre aquela família. “Nessa noite, passarei pela terra do Egito e matarei todos os filhos mais velhos e todos os primeiros machos dentre os animais na terra do Egito. Executarei juízo sobre todos os deuses do Egito, pois eu sou o Senhor. Mas o sangue nos batentes das portas servirá de sinal e marcará as casas onde vocês estão. Quando eu vir o sangue, passarei por sobre

aquela casa. E, quando eu ferir a terra do Egito, a praga de morte não os tocará.” (Êxodo 12:12-13 NVT)

Então, além da saída e libertação do povo de Israel dos domínios egípcios, razão pela qual a celebração recebeu o nome “ Pessach”, que em hebraico, significa “passagem”, fazendo referência a essa passagem da escravidão à liberdade, a Páscoa também aponta para Cristo: “No dia seguinte, João viu Jesus caminhando em sua direção e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29 NVT) Jesus Cristo é nosso Cordeiro Pascal, e é por isso que devemos lembrar, que a Páscoa faz referência à morte e ressurreição de Jesus, ao Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, mas também, à nova vida e esperança que Ele nos deu através do Seu sacrifício!!

O fato de Jesus, muitos anos mais tarde, ter morrido exatamente durante a celebração da festa da Páscoa não aconteceu apenas por coincidência, mas para cumprir um propósito profético de Deus. Jesus foi o nosso “Cordeiro Pascal”, enviado por Deus para tirar o pecado do mundo. Não podemos, portanto, denegrir a importância de tão grande sacrifício, cujo sangue precioso foi aspergido, não nas portas de algumas casas, mas nos nossos corações, possibilitando-nos desfrutar de uma vida abundante.

Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz. Colossenses 2:13-15

Papo Reto

1.Coelhos, ovos e chocolates foram elementos incorporados posteriormente à Páscoa. Geralmente as pessoas defendem o uso de tais elementos alegando que o ovo simboliza a nova vida e o coelho a fertilidade e o chocolate, o comércio! Como podemos nos posicionar contra um valor, muitas vezes alimentado pela nossa sociedade, que não tem nada a ver com os valores cristãos?

2.Satanás é chamado de “o grande enganador”. Ele tenta imitar todo princípio verdadeiro que o Senhor apresenta. Escravizando a muitos. Contudo, no mais aterrorizante tipo de escravidão que existe é o engano. Como podemos nos blindar desses enganos e andarmos nas verdades de Deus?

3.Nesse último final de semana celebramos a Páscoa. Compartilhe com o grupo como foi o seu dia e qual o significado dele pra você.

Avisos

 

 

  • Encontro de Casais:  13 de Abril às 20h
  • Imersão MDA: 28 e 29 de Abril (Pr. Gilson Paz Church São Paulo)
  • Paz Church Conference: 08, 10 de Junho Garanta seu Ingresso.
  • TADEL:  Todos aos Domingos às 09h30 - 18h30
  • Sala de Oração:  Todos os Domingos às 17h45
  • Cultos Presenciais: Fique ligado nos horários. Campus Antônio Emmerich: Domingo: 10h e 19h.
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Para contribuir, acesse: paz.vc/sv
  • Visite o site da Paz São Vicente e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/saovicente
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidadesSiga @PazSaoVicente

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Para Que Entre o Rei
(Morada)

Me Atraiu
(Gabriela Rocha)

Eu Me Rendo
(Bruno Senne)

Relax / Dinâmica

Casa Pegando Fogo

Objetivo: Promover uma reflexão sobre valores que temos sobre família.

Como fazer: Peça aos membros do Life Group que imaginem o seguinte.

Cenário: a casa deles está pegando fogo e todos estão seguros. Eles têm 30 segundos para percorrer a casa e coletar algo de muito valor.
O que eles pegariam e por quê? Depois que todos apresentarem suas respostas, convide-os à seguinte reflexão: foi pedido para pegar o que temos de Maior Valor, e não Preço.
É assim que Jesus nos enxerga, o valor que temos pra ele!