Estudo: O Peregrino – Teatro Jeová Nissi

Estudo do Life Group

Cia Nissi

16/07/2023

Resumo da Mensagem

O Peregrino - Teatro Jeová Nissi

A peça teatral “O Peregrino” de John Bunyan nos faz refletir e chegar a algumas conclusões sobre a mensagem central do autor e suas respectivas lições para a fé cristã.

Conforme deixamos a infância, vamos descobrindo um mundo cada vez menos colorido, com muitas dificuldades e tribulações que nos colocam em diversas dificuldades.

No livro “O Peregrino” John Bunyan nos lembra exatamente isto, que a vida não é um conto de fadas e o que nos espera (principalmente nós que cremos) são muitas tribulações e dificuldades.

De forma muita clara e expressiva, esta peça teatral nos recorda a mensagem do evangelho que não garante facilidades nesta vida, mas sim todo o tipo de aflição em diversos momentos da vida.

O clímax da mensagem nos leva exatamente para esse ponto: a esperança. Pois ainda que este seja um mundo cheio de tribulações, triste e aflitivo em si mesmo; o Cristão (principal personagem do livro) encontra por diversas vezes, descanso e alegria no seu Senhor.

A grande esperança em “O Peregrino” é a mesma na nossa vida cristã pessoal, pois não se trata de fazermos o que pudermos para sermos salvos; e sim, da Obra Redentora de um Grande e bondoso Deus que nos perdoou em Cristo.

A grande alegria e esperança da nossa vida é essa: “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” - 1 Timóteo 1:15

O que resume a história de Cristão e sua peregrinação, e a vida de todo aquele que verdadeiramente ama a Deus é: “Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente” - Salmos 16:11

Papo Reto

1. Compartilhe em seu grupo quais foram as áreas de identificação com o personagem principal da peça: o Cristão?

2. Conforme deixamos a infância, vamos descobrindo um mundo cada vez menos colorido, com muitas dificuldades e tribulações que nos colocam em diversas dificuldades. De que maneira há um paralelo em relação à nossa caminhada da fé em Cristo aqui neste mundo ?

3. “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada” . Qual é a glória que todo cristão espera que seja revelada? Leia: “o mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a seus santos. A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória” - Colossenses 1.26,27..

Avisos

 

  • TADEL:  As terças feiras sendo uma semana presencial e outra semana online. Próxima semana online!!
  • Tarde Kids: Dia 22 sábado ás 15hs com passeio para o Aquário de Santos valor R$20,00 (inscrições limitadas).
  • C2B Empreendedorismo: Dia 27 quinta-feira ás 19hs com o apresentador do Balanço Geral Alexandre Furtado.

 

  • Sala de Oração:  Todos os Domingos às 17h45.
  • Curso Nova Criatura: Todos os domingos ás 09hs e 18hs na igreja.
  • Cultos Presenciais: Fique ligado nos horários. Campus Antônio Emmerich: Domingo: 10h e 19h.
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Para contribuir, acesse: paz.vc/sv
  • Visite o site da Paz São Vicente e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/saovicente
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidadesSiga @PazSaoVicente

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

 

Relax / Dinâmica

ENXERGANDO O QUE É BOM

 O que você vai precisar:

a) 1 folha de papel
b) 1 copo com água pela metade

1. Distribua a folha de papel com um pontinho preto no meio para cada um dos participantes e peça que olhem para a folha por uns dois minutos. Então pergunte o que viram – certamente dirão que viram o pontinho preto.

2. Recolha os papéis e dê o copo com água pela metade para cada um. Peça que olhem para o copo por uns dois minutos também. Depois pergunte se o copo está meio cheio ou meio vazio – certamente dirão que está meio vazio.

3. Depois de recolher os copos, fale sobre a necessidade de tirarmos os olhos do problema – pontinho preto – e olharmos para as soluções ao nosso redor, representado por todo o restante da folha em branco, deixando de ser negativista: o copo meio vazio,  e passando a ser mais otimista: representado pelo copo meio cheio.

Devemos levá-los a crer e a confiar em Deus, ainda que as circunstâncias sejam difíceis.