Estudo: Serie: O SEGREDO DO TABERNÁCULO

Estudo do Life Group

Pr. Stanley Costa

02/04/2023

Resumo da Mensagem

Tema: O SEGREDO DO TABERNÁCULO 

Essa série tem um propósito de elevarmos a termos uma vida de oração. E vivermos uma vida de dentro para fora, através da glória de Deus.

“E farão um santuário para mim, e eu habitarei no meio deles. Façam tudo como eu lhe mostrar, conforme o modelo do tabernáculo e de cada utensílio.

Êxodo 25:8‭-‬9 NVI

Desde o início da criação, o plano de Deus era compartilhar Sua vida com a humanidade e permitir que as pessoas gozassem da alegria da comunhão com Ele. No entanto, a entrada do pecado no mundo criou um sério obstáculo para o cumprimento desse objetivo. O propósito da construção do tabernáculo era o meio temporário que o povo tivesse acesso a Deus.

O tabernáculo tinha 3 partes:

Átrio exterior

Lugar Santo

Lugar santíssimo

Há uma revelação muito preciosa para os nossos dias hoje é que não precisamos mais de um tabernáculo, porque esse era apenas um símbolo e a sombra da realidade espiritual. Jesus cumpre todas as funções do tabernáculo hoje!

Em João 14.6 Jesus declara que é “O caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” Ele é o acesso, e é prefigurado pela porta do tabernáculo. Jesus é o único mediador entre Deus e os homens.

Existem princípios para entrar na presença de Deus.

Entrando na porta do tabernáculo encontramos o altar de sacrifício. Um dos segredos do altar é a oração.

A oração é um sacrifício bem menos penoso que o sacrifício de um animal, bem menos trabalhoso do que o trabalho do sumo sacerdote oferecendo incenso e incomparável ao sacrifício de Jesus por nós. Porém é um sacrifício agradável a DEUS e pode ser prazeroso para nós! Isso nos ensina que a oração deve ser uma prática diária. Mesmo não querendo, precisamos fazer morrer o velho homem.

Não precisamos mais de lugares especiais nem de sacrifícios para falar com Ele, e sim de um coração arrependido e contrito que se alegra com a simplicidade do evangelho que Jesus nos deixou como herança.

Papo Reto

1.Explique qual era o propósito do tabernáculo no velho testamento? E trazendo para o nossos dias hoje, como podemos defini-lo?

2.Somente uma vez por ano o sumo sacerdote tinha permissão de ir além do véu e entrar no Santo dos Santos. Mas Cristo, nosso Sumo Sacerdote eterno, entrou de uma vez por todas na presença de Deus no Santo dos Santos Celestial em nosso favor. Tudo muda em nossas vidas quando recebemos essa revelação! Compartilhe o que essa revelação traz de mudanças em sua vida.

3.Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Lucas 9:23 NVI Associando as palavras de Jesus a uma vida de renúncia, cite alguns segredos para termos uma vida dinâmica de oração. E como podemos manter essa prática?

Avisos

 

  • 4ª Vigília: 07 de Abril às 20h
  • Curso Nova Criatura: a partir de 09 de Abril às 8:30 - 17:30
  • Encontro de Casais:  13 de Abril às 20h
  • TADEL:  Todos aos Domingos às 09h30 - 18h30
  • Sala de Oração:  Todos os Domingos às 17h45
  • Cultos Presenciais: Fique ligado nos horários. Campus Antônio Emmerich: Domingo: 10h e 19h.
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Para contribuir, acesse: paz.vc/sv
  • Visite o site da Paz São Vicente e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/saovicente
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidadesSiga @PazSaoVicente

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Para Que Entre o Rei
(Morada)

Me Atraiu
(Gabriela Rocha)

Eu Me Rendo
(Bruno Senne)

Relax / Dinâmica

Versículos que sustentam nossa oração

Objetivo: Motivar o life group a encontrar na palavra versículos que sustentam nossas orações
Material: Papeis com as perguntas em forma de oração e as respostas/versículos para cada um deles (exemplos abaixo)

Desenvolvimento: O líder do life group distribuirá para algumas pessoas do life os papeis com as perguntas em forma de oração e para outros o papel com as respostas bíblicas de oração.
O líder do life pedirá para quem recebeu os papéis de perguntas ler em voz alta e os que estão com a resposta bíblica responder, Será um momento muito descontraído.
1 -Oração: Senhor em nome de Jesus, não me deixe cair em tentação.
Versículo que sustentam a sua oração: Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados. (Hebreus 2:18)
2 -Oração: Senhor em nome de Jesus, me ajuda, me livra dessa ansiedade.
Versículo que sustentam a sua oração: Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês (1Pedro 5.17)
3- Oração: Senhor em nome de Jesus, cura-me dessa enfermidade.
Versículo que sustentam a sua oração: É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças. (Salmo 103:3)
4- Oração: Senhor em nome de Jesus, salva os meus filhos, que a minha família conheça o Senhor.
Versículo que sustentam a sua oração: E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. (Atos 16:31)
5-Oração: Senhor em nome de Jesus, por favor, me ajude a suprir as minhas necessidades financeiras.
Versículo que sustentam a sua oração: O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. (Filipenses 4:19)