O REI

16 de junho de 2024
Palestrante:
Série:
Passage: Isaías 9:6
Categoria:

"Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E
ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz." (Isaías
9:6,7)
Alguém disse que somos fruto das cinco pessoas com quem mais nos relacionamos. Só existe uma
maneira de “modelarmos” ao Rei, e é através de um relacionamento. Por isso precisamos conhecer
o Rei, mas só podemos nos relacionar com quem conhecemos.
E quem é o Rei?
• O REI É A PALAVRA
"Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo
não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o
receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os
quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de
algum homem, mas nasceram de Deus." (João 1:10-13)
• O REI É O CRIADOR
"Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? "
"Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense?"
Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém." (Romanos
11:34-36)
Não temos que questionar a Deus sobre o que ele pode fazer por nós, mas devemos conhecê-lo e
às suas obras, para sabermos o que Ele já fez por nós. Assim saberemos o quanto ele está disposto
a fazer por nós.
• O REI É O ESPÍRITO
"Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá
para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da
justiça e do juízo. Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará
de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. Ele me glorificará,
porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês." (João 16:7-8; 13-14)
O Rei convence do pecado, da justiça e do juízo. O Rei te revela toda a verdade em sua Palavra. O
Rei já tem toda a Glória, quando o glorificamos, na verdade buscamos essa glória.
• O REI É O LIBERTADOR
"Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue
compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação. Tu os constituíste reino e
sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra". (Apocalipse 5:9,10)
A Palavra não diz que reinaremos segundo os padrões desse mundo, mas segundo o padrão do Rei.
O Rei foi coroado de espinhos, mas recebeu a autoridade do Pai. O Rei foi erguido ao trono da Cruz,
mas está sentado à direita do Pai. O Rei morreu, mas vive para todo o sempre, para que possamos
viver através Dele.
• O REI É SANTO
"Assim diz o Senhor, o seu redentor, o Santo de Israel: "Eu sou o Senhor, o seu Deus, que lhe ensina
o que é melhor para você, que o dirige no caminho em que você deve ir. Se tão-somente você
tivesse prestado atenção às minhas ordens, sua paz seria como um rio, sua retidão, como as ondas
do mar." (Isaías 48:17-18)
O que seria viver em santidade?
Viver em santidade não é viver oprimido, mas usar a liberdade em favor de viver bem; A santidade
também é graça de Deus, só conhecendo a Ele podemos ser santos, mas se não formos santos, não
poderemos vê-lo. (Hb 12, 14)
• O REI É SERVO
"Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas
iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.
Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho;e
o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós." (Isaías 53:6)
O que você seria capaz de fazer se seu filho errasse? O que acontece em seu interior se alguém
maltrata seu filho, mesmo que ele mereça? Você deixaria que seu filho suportasse todo o peso de
suas atitudes? Você tem agido como filho ou como órfão?
• O REI É SACERDOTE
Ele se responsabilizou por nós, assumiu as nossas culpas, afastou o nosso sofrimento.
AUXÍLIO: Atitude de filho:
"Abro mão da liberdade do mundo! Sei que Cristo me libertou para a Vida Eterna;"
"Não sou mais escravo do meu passado!!! Sei que Cristo assumiu a minha culpa;"
"Agora posso amar e ser amado!!! Pois conheço o verdadeiro Amor."
• O REI É PAI
"Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o
Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai". O próprio Espírito
testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então somos herdeiros;
herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para
que também participemos da sua glória." (Romanos 8:15-17)
• O REI É GLORIOSO
"Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu
servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles. Por isso eu lhe darei uma porção entre
os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte,
e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos
transgressores." (Isaías 53:11,12)
Os sofrimentos passageiros não são sinal de orfandade, mas de PATERNIDADE:
a. Deus disciplina aqueles a quem ama (Hb 12,6);
b. O sofrimento traz frutos de prosperidade (Tg 1, 2);
c. A maior prova do Amor de Deus foi manifesta em sofrimento (Jo 3, 16)
ELE CONQUISTOU A GLÓRIA NA CRUZ
• O REI TE AMA
"Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os
condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também
intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou
perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: "Por amor de ti
enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro".
Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois
estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o
futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na
criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor."
(Romanos 8:33-39)

Deixe um comentário