HOMEM: A CASA DE DEUS

7 de julho de 2024
Palestrante:
Série:
Passage: Atos 17:24
Categoria:

No culto passado, podemos perceber que após ter uma experiência com Deus, Jacó denominou um
lugar como BETEL – Casa de Deus. Percebemos que a igreja é casa de Deus, pois Ele está presente
onde houver dois ou mais em nome d'Ele. Mas e se só houver um, Ele também está presente?
"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em
santuários feitos por mãos humanas." (Atos 17:24)
O homem foi colocado na terra para corresponder a Deus, para ser representante de Deus na terra.
O homem deveria refletir a imagem de Deus na terra, mas o pecado o desfigurou. Jesus então
resgata o homem por sua morte substitutiva e restabelece o homem ao seu propósito original. Só
que agora essa imagem de Deus é restituída pela habitação do Espírito Santo em nós.
O HOMEM, A CASA DE DEUS
"Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que
lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?" (1Co 6:19)
Somos habitação do Espírito Santo para que através da nossa rendição a Ele, possamos realizar as
boas obras que o Senhor preparou para que realizemos. Um homem sem o Espírito Santo é só um
homem. Um homem cheio do Espírito Santo é o lugar onde o céu se une à terra. Por meio desse
homem, Deus realiza sua obra de justiça, cura, libertação e salvação.
A ARCA
"Faça uma arca de madeira de acácia com um metro e dez centímetros de comprimento, setenta
centímetros de largura e setenta centímetros de altura. Revista-a de ouro puro, por dentro e por
fora, e faça uma moldura de ouro ao seu redor. Mande fundir quatro argolas de ouro para ela e
prenda-as em seus quatro pés, com duas argolas de um lado e duas do outro. Depois faça varas de
madeira de acácia, revista-as de ouro e coloque-as nas argolas laterais da arca, para que possa ser
carregada. As varas permanecerão nas argolas da arca; não devem ser retiradas. Então coloque
dentro da arca as tábuas da aliança que lhe darei. "Faça uma tampa de ouro puro com um metro e
dez centímetros de comprimento por setenta centímetros de largura, com dois querubins de ouro
batido nas extremidades da tampa. Faça um querubim numa extremidade e o segundo na outra,
formando uma só peça com a tampa. Os querubins devem ter suas asas estendidas para cima,
cobrindo com elas a tampa. Ficarão de frente um para o outro, com o rosto voltado para a tampa.
Coloque a tampa sobre a arca, e dentro dela as tábuas da aliança que darei a você. Ali, sobre a
tampa, no meio dos dois querubins que se encontram sobre a arca da aliança, eu me encontrarei
com você e lhe darei todos os meus mandamentos destinados aos israelitas." (Êxodo 25:10-22)
A madeira de Acácia representa o homem; O ouro batido por fora e por dentro representa o
revestimento do Espírito Santo sobre o homem; Sobre a caixa, havia a tampa com o propiciatório:
onde Deus se encontrava com o homem;
Toda a arca deveria ser carregada sobre os ombros dos levitas;
O sistema do mundo é governado pela violência, pelo dinheiro e pelo sexo. Mas no reino de Deus,
por meio de seus seguidores:
• o amor é mais forte que a morte – pagamos o mal com o bem;
• o pobre herda a promessa do reino - contentamento;
• a castidade (de solteiros e casados) reflete a santidade e fidelidade de Deus. – consagração.
"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas-novas aos pobres. Ele
me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os
oprimidos." (Lucas 4:18)
O Espírito Santo nos unge para nos capacitar a realizar sua obra santificadora na terra como é no
céu. Deus deseja agir na terra sobre os nossos ombros. Receber o Espírito Santo não tem haver
somente conosco, mas primordialmente com Deus e com o próximo;
"Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu, nos selou
como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir."
(2 Co 1: 21-22)
Assim como Ele nos capacitou por meio do Espírito Santo, Ele nos fortalece em nossas dificuldades,
para que nos mantenhamos firmes na espera da plenitude. Ainda não vamos o que haveremos de
ser, mas podemos viver na medida da fé que temos.
"Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a
face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou
plenamente conhecido." (1 Co 13, 12)
"Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas
em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra”. (Atos dos Apóstolos 1:8)
Só um homem, derrotado, fraco e morto pode ter utilidade para Deus. Só um homem morto pode
nascer de novo. Só um homem morto pode ser ressuscitado para ser Nova Criatura.

Deixe um comentário