O ESPÍRITO SANTO EM MIM

19 de maio de 2024
Palestrante:
Passage: Isaías 61:1-3
Categoria:

Nosso texto base para essa semana está no livro de Isaías 61:1-3, 6-9 “O Espírito do Soberano, o
Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me
para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação
das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do
nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes e dar a todos os que choram em Sião uma
bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto e um manto de louvor em vez de
espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação
da sua glória. Mas vocês serão chamados sacerdotes do Senhor, ministros do nosso Deus. Vocês se
alimentarão das riquezas das nações, e do que era o orgulho delas vocês se orgulharão. Em lugar da
vergonha que sofreu, o meu povo receberá porção dupla e, em vez de humilhação, ele se regozijará
em sua herança; pois herdará porção dupla em sua terra, e terá alegria eterna. “Porque eu, o
Senhor, amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade. Em minha fidelidade os recompensarei e
com eles farei aliança eterna. Seus descendentes serão conhecidos entre as nações, e a sua prole
entre os povos. Todos os que os virem reconhecerão que eles são um povo abençoado pelo
Senhor.”
Que promessas lindas que tomamos posse, através do que Cristo conquistou por nós. Sem o
Espírito de Deus em nós essas promessas não passam apenas de histórias.
Lucas 4:16-20 “Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado e no dia de sábado entrou na sinagoga,
como era seu costume. E levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e
encontrou o lugar onde está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu
para pregar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e
recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”.
Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os
olhos fitos nele;”
738 anos depois da promessa de Isaias começa a se cumprir em Cristo.
Atos 1:8 “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas
testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra”.
Mas o que significa quando falamos que o Espírito Santo vive em nós? É o poder de Deus agindo na
terra. Quando temos a comunhão com Deus através do seu Espírito e através dessa comunhão
fazemos o que a palavra de Deus nos ensina em Marcos 16:15-18 "Ide por todo o mundo."
Alinhamos a nossa vontade a vontade de Deus.
Espírito Santo em nós: Não depende unilateralmente do Espirito, que essa natureza se manifeste
em nós, a uma ação conjunta uma parceria que é formada no momento em entregamos a nossa
vida a Jesus.
João 15:5 “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse
dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” E o que seriam esses frutos?
Se refere aos frutos através da regeneração. Estando Nele recebemos o seu Espírito que nos
capacita a dar bons frutos. (Gálatas 5:22-23: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz,
paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não
há lei.”)
Consequência da Ação do Espirito Santo na vida do Cristão:
1-O Espirito Santo nos guia a verdade: João 16:13 “Mas, quando o Espírito da verdade vier, ele os
guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e anunciará a vocês o
que está por vir.”
2-O Espírito Santo é o nosso Consolador (conselheiro): João 16:7 “Mas eu afirmo que é para o bem
de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas, se eu for, eu o
enviarei.”
3-O Espírito Santo é nosso Intercessor: Romanos 8:26-27 “Da mesma forma o Espírito nos ajuda
em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com
gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o
Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.”
4-O Espírito Santo Testifica que somos Filhos: Romanos 8:16 “O próprio Espírito testemunha ao
nosso espírito que somos filhos de Deus.”
Qual a nossa decisão? Vivermos a nova vida em Cristo e termos em nosso coração o desejo e
propósito de viver em comunhão com o Espírito. Cultivando o Relacionamento
Oração: Através da oração mantemos acesa a intimidade com o Espírito Santo. Mas há uma
premissa: A Fé. Parece ser algo simples, mas não é. Muitos Cristãos não oram por não ter fé
suficiente que Deus irá responder as suas orações, crê que Deus existe mas não que ele ira
interferir em nossas vidas. A fé é como um músculo, a medida que vamos exercitando ela vai
aumentando. Se não tivermos fé em nossas orações elas não passam de palavras jogadas ao vento.
Romanos 1:17 “Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao
fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.
Jejum: Esdras 8:21 "Ali, junto ao canal de Aava, proclamei jejum para que nos humilhássemos
diante do nosso Deus"
Leitura bíblica: Salmos 119:105 "A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que
clareia o meu caminho.”

Deixe um comentário