OS SÚDITOS

23 de junho de 2024
Palestrante:
Série:
Passage: Colossenses 1:13-14
Categoria:

No último domingo conhecemos melhor o Rei Jesus, mas hoje precisamos saber o que o Rei espera
de nós, os seus SÚDITOS. No mundo antigo, quando os reis dominavam uma cidade, levavam
consigo toda a elite daquela cidade, para que servissem ao Rei em seu Palácio, seriam escravos na
terra estrangeira. Em seu lugar eram colocados homens de confiança do Rei para que governassem
a terra conquistada segundo os ditames do novo Reino. Assim deu-se com Daniel. (Ler Daniel 1:1-7)
• O EXÍLIO
“No terceiro ano do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio a
Jerusalém e a sitiou.
E o Senhor entregou Jeoaquim, rei de Judá, nas suas mãos, e também alguns dos utensílios do
templo de Deus. Ele levou os utensílios para o templo do seu deus na terra de Sinear e os colocou
na casa do tesouro do seu deus.”
No mundo já utilizamos os melhores dons de Deus nos templos de Satanás, já demos o melhor do
nosso tempo e recursos.
• A TENTAÇÃO
Fomos feitos príncipes de Deus, mas somos tentados todos os dias a nos comportarmos como
animais nos entregando a toda sorte de paixões, por quê? Porque aprendemos a nos comportar
segundo o mundo, embora não pertençamos a ele.
• O PECADO
“O rei designou-lhes uma porção diária de comida e de vinho da própria mesa do rei. Eles
receberiam um treinamento durante três anos, e depois disso passariam a servir o rei. Entre esses
estavam alguns que vieram de Judá: Daniel, Hananias, Misael e Azarias. O chefe dos oficiais deulhes novos nomes: a Daniel deu o nome de Beltessazar; a Hananias, Sadraque; a Misael, Mesaque;
e a Azarias, Abede-Nego.” (Daniel 1:1-7)
O mundo nos oferece uma porção de segurança (comida) e alegria (vinho) que na verdade são
pura ilusão. Daniel não aceitou os prazeres da mesa do Rei, nós também não podemos aceitar.
• O RESGATE
“Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,
em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.” (Colossenses 1:13,14)
ATITUDES DE UM SÚDITO REAL:
• SUBMISSÃO:
“Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.
Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que
vocês obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como
instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e
ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não os
dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça.” (Romanos 6:11-14)
• OBEDIÊNCIA:
“Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornamse escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência
que leva à justiça? Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado,
passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida. Vocês foram
libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça.” (Romanos 6:16-18)
• SERVIÇO:
“Falo isso em termos humanos por causa das suas limitações humanas. Assim como vocês
ofereceram os membros dos seus corpos em escravidão à impureza e à maldade que leva à
maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade.” (Romanos 6:19)
• SANTIDADE:
“Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que
colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna. Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom
gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6:22,23)
OS SÚDITOS DO REI JESUS NÃO SERVEM À MESA, MAS COMEM À MESA.
“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos,
dizendo: ’Tomem e comam; isto é o meu corpo’. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o
ofereceu aos discípulos, dizendo: ‘Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é
derramado em favor de muitos, para perdão de pecados. Eu lhes digo que, de agora em diante, não
beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no Reino de
meu Pai.’ “ (Mateus 26:26-29)
• ELE TE CONVIDA A SER SÚDITO
“Jesus lhes disse: ‘Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não
beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos.Todo o que come a minha carne e bebe o
meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira
comida e o meu sangue é verdadeira bebida.Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue
permanece em mim e eu nele.
Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se
alimenta de mim viverá por minha causa.’ “ (João 6:53-57)

Deixe um comentário