A Cura Da Esterilidade (Parte 2) – Roberto Mazzeo

Estudo do Life Group

Roberto Mazzeo

14/08/2022

Recursos do Life Group

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Playlist do Louvor

Motivos de Oração

*Esses motivos de oração são apenas uma sugestão.
Permita que o Espírito Santo te direciona sobre qual usar na reunião.

Motivos #1
Motivos #2
Motivos #3
Motivos #4

Relax / Dinâmica

INCÊNDIO

Suponha que sua casa pegasse fogo, e você pudesse salvar apenas o que conseguisse carregar em uma única vez (isso é uma imaginação, portanto, vidas humanas não contam aqui). O que salvaria?

Resumo da Mensagem

"Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mateus 28:19-20)

Deus ainda quer nos usar para ganharmos o maior número de pessoas para Jesus, às vezes, pode parecer que Jesus está demorando para voltar, mas o motivo é exatamente esse, Ele quer que todos sejam salvos!

Nós temos um chamado de reconciliação, que é fazer com que aqueles que se perderam, se reconciliem com Deus.

Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, lembrem-se disto: Quem converte um pecador do erro do seu caminho salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados. (Tiago 5:19-20)

Em 1 Samuel 1:-11 conta a história de uma mulher que se chamava Ana, essa mulher queria muito ter filhos, porém, era estéril, e sofria muito por isso. Além de Penina que também era esposa de Elcana, sempre a importunar e debochar por ela não conseguir ter filhos. Mas Ana não age com raiva, em vez de ela brigar com Penina, ou reclamar com outras pessoas, ela busca aquele que pode realmente ajudá-la: Deus!

Vamos ver abaixo algumas atitudes importantes que Ana tomou que a levou para a cura da esterilidade:

1. Ao ser humilhado, busque a Deus
A Bíblia nos ensina a nos humilharmos diante de Deus e das pessoas, e para que isso aconteça, precisamos de um coração humilde, disposto a ser corrigido.

Ana tomou uma atitude de serva, ela se humilhou perante a Deus e reconheceu que era dependente Dele. Ana poderia se enfurecer com Penina e até mesmo com Deus, mas ao em vez disso, ela se ajoelhou e orou.

"Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. (Tiago 4:6)

A humilhação poderá ser um trampolim para o sucesso, se isso lhe leva aos pés do Senhor.

2. Não desista do sonho de frutificar.
Ana teve fé no seu Senhor, ela orava continuamente pelo seu milagre, e não desistiu de frutificar.

3. Seja sincero com Deus e persevere na presença Dele

"Enquanto ela continuava a orar diante do Senhor, Eli observava sua boca. Como Ana orava silenciosamente, seus lábios se mexiam, mas não se ouvia sua voz. Então Eli pensou que ela estivesse embriagada e lhe disse: “Até quando você continuará embriagada? Abandone o vinho!” Ana respondeu: “Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho nem bebida fermentada; eu estava derramando minha alma diante do Senhor. Não julgues tua serva uma mulher vadia; estou orando aqui até agora por causa de minha grande angústia e tristeza”. (1 Samuel 1:12-16)

Eli não era um bom sacerdote, e Ana sabia disso. Mas não usou isso como desculpa para desonra-lo, em vez disso, teve boa atitude com ele.

4. Não aceite mágoa em seu coração

A FALTA DE PERDÃO GERA ESTERILIDADE

Só há uma pessoa capaz de te magoar, e essa pessoa é você mesmo. Todos nós somos capazes de controlar aquilo que pode nos ferir e o que não pode.

5. Não deixe as falhas de líderes cristãos provoquem atitudes erradas

NUNCA UM ERRO DO OUTRO, JUSTIFICA A SUA ATITUDE ERRADA!

Ana não permitiu que a atitude errada de Eli a magoasse, e em troca da atitude errada dele, ela agiu da maneira certa.

6. Tenha um coração humilde mesmo quando tratado com injustiça
Não é fácil ser tratado com injustiça e ainda assim, permanecer com um coração humilde. É por isso que dependemos do Espírito Santo, assim como Ana dependia totalmente de Deus.

Escolha se humilhar:
- Não aceitando a ofensa em seu coração
- Perdoando
- Comunicando

7. Receba uma declaração de benção e vitória da sua liderança
A consequência da atitude de Ana com Eli, foi a declaração que ele fez para ela, ela tomou posse e foi curada da esterilidade.

8. Tome posse da palavra liberada e tenha atitude de fé

9. Continue cultivando seu relacionamento com Deus e com as pessoas

"Samuel, contudo, ainda menino, ministrava perante o Senhor, vestindo uma túnica de linho. Todos os anos sua mãe fazia uma pequena túnica e a levava para ele, quando subia a Siló com o marido para oferecer o sacrifício anual. Eli abençoava Elcana e sua mulher, dizendo: “O Senhor dê a você filhos desta mulher no lugar daquele por quem ela pediu e dedicou ao Senhor”. Então voltavam para casa. O Senhor foi bondoso com Ana; ela engravidou e deu à luz três filhos e duas filhas. Enquanto isso, o menino Samuel crescia na presença do Senhor." (1 Samuel 2:18-21)

Continue honrando a Deus mesmo depois de receber o seu milagre! Honre suas promessas a Ele, honre seus líderes, seus pastores.

Lembre-se: O mesmo Deus de amor, é o Deus que condenará pessoas ao inferno.

 

 

 

 

Papo Reto

1 – Quais as boas atitudes que Ana teve que a levaram à cura da esterilidade?
Respostas pessoais e variadas

2 – Quais as más atitudes que Mical teve que a levaram a ser estéril para sempre?
Respostas pessoais e variadas

3 – Como viver uma vida de boas atitudes?
Respostas pessoais e variadas

 

Avisos

  • Culto Presencial: Fique ligado no nosso horário. Campus Santana: 19h
  • TADEL: Venha participar de um super treinamento de Deus para sua vida, no nosso Treinamento de Liderança / TADEL na Terça-feira! Às 19h30 da noite. Ele quer te empoderar para realizar grandes e poderosas obras do Seu Reino aqui na Terra! 
  • Participe do Paz Prayer | Temos Sala Virtual de Oração via app Zoom todo Sábado. Fortaleça a sua vida espiritual em um clamor com a igreja e também ore pela vida de sua família e amigos. Escolha um dos horários: Sábado à 00h - "Sala da Virada", e Sábado às 03h - "Sala da Resposta". Acesse o endereço para saber mais e participar: paz.church/rioclaro/oracao
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Agora com o Pix disponível. Para contribuir, acesse: paz.church/rioclaro/contribua
  • Visite o site da Paz Rio Claro e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/rioclaro
  • Podcast: Foi abençoado domingo, e quer ouvir novamente a mensagem de domingo ou quer abençoar a vida de alguém, então confere lá nosso podcast em vários canais, acesse: paz.church/rioclaro/podcast
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazRioClaro @DiflenRioclaro

Deixe um comentário