Estudo: Éh Nóis – Parte 2

Estudo do Life Group

Henry Mazzeo

30/01/2022

Recursos do Life Group

Músicas de domingo

*Essa playlist é apenas uma sugestão.
Fique à vontade para usar uma ou mais músicas.

Playlist do Louvor

Motivos de Oração

*Esses motivos de oração são apenas uma sugestão.
Permita que o Espírito Santo te direciona sobre qual usar na reunião.

Motivos #1
Motivos #2
Motivos #3
Motivos #4

Relax / Dinâmica

A bola da vez

Explicar aos participantes que será dada uma oportunidade para que aprendam mais uns dos outros. Quem estiver com a bola deve passá-la á outra pessoa que deverá dizer seu nome e revelar algo diferente sobre si (uso lente de contato, por exemplo, ou tenho um cachorro). Quando todos tiverem falado, explicar que na segunda rodada eles terão que passar a bola a alguém e dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada anterior.
Dicas: Observar quais participantes estão prestando atenção e conseguem lembrar das informações que seu colega falou. Caso algum tenha muita dificuldade, pedir que os outros participantes o ajude. Apontar a importância de saber ouvir, que muitas vezes estamos muito preocupados com o que vamos dizer, que esquecemos de prestar atenção no que nos é dito.

Resumo da Mensagem

Como podemos definir o que é ser igreja?
Em Efésios 2:15-22, Paulo nos traz algumas ilustrações do que é ser igreja. A primeira ilustração que Paulo utiliza é CORPO, somos o Corpo de Cristo. Somos um corpo para Jesus. Nós agora trabalhamos juntos por Jesus e seu Reino, apesar de sermos totalmente diferentes uns dos outros. Paulo está dizendo que um veio do contexto de uma família Cristã, o outro veio no contexto de uma família que servia outros deuses, um veio de uma família conservadora o outro de uma família liberal. Todos nós temos experiências de vida diferentes uns dos outros.

1. Igreja é unidade e não uniformidade
Nós estamos todos juntos, lutando por um único objetivo, no entanto, somos diferentes e não iguais! São as nossas qualidades distintas que formam o corpo de Cristo!

Nós não devemos brigar porque somos diferentes, mas quando estamos unidos nós nos completamos para aquilo que Deus quer fazer.

Nossos dons e talentos podem ser diferentes entre si, mas, não importa quais sejam, devemos usar a serviço de Deus. Andar em unidade, como Jesus orou, significa usar os próprios dons e também reconhecer a importância dos dons dos outros, afim de mostrar Cristo ao mundo. Só podemos garantir que esse corpo funcione bem se todos esses membros exercerem suas diferentes funções em harmonia. (Efésios 4:15-16)
Não podemos nos acostumar com o isolamento cristão, uma pessoa que é unida com Deus, vive unido com irmão, não à distância, online, cada um na sua casa, mas unidos mesmo, em comunhão! (Provérbios 18:1)

Entenda algo você que está aqui, você é insubstituível, Deus te fez de uma forma especial, você tem dons e talentos que Deus deu somente a você. E se você não fizer, ficaremos sem uma parte daquilo que Deus quer de nós.

2. Ser igreja é ser família
Efésios 2:17-19
Para Jesus nós somos o corpo para o filho e para Deus somos uma Família para o Pai. Agora, somos uma família para o pai, somos coerdeiros com Cristo, agora possuímos o DNA de Deus pois através de Jesus nos tornamos filhos do mesmo Pai. Somos uma nova humanidade, como nosso Pai é santo agora podemos nos santificar por causa daquilo que Jesus fez por nós
2 Pedro 2:14 nos mostra que apenas juntos nós somos participantes da natureza divina, não sou "eu", ou "você", mas "nós"!

Igreja não é um lugar para frequentar e sim uma Família para pertencer.

Igreja é um chamado para ser família, só que família têm problemas, mas problemas a gente resolve. Nós não mudamos de família, nós resolvemos nossas diferenças porque nos amamos. Aprendemos a amar, perdoar, por meio de Jesus que vive em nós! Isso é ser igreja, é viver em família!

3. Igreja é morada para o Espírito
O terceiro exemplo que Paulo diz do que é ser igreja é que somos uma morada para o Espírito (Efésios 2:20-22)
O templo que Salomão construiu é algo simbólico para aquilo que ainda viria a ser igreja. Paulo diz que somos como pedras vivas de um templo construído para que a Glória de Deus se manifeste.

Não fazia sentido para as pessoas do novo testamento dizer: “Vamos a igreja?” Porque igreja era um ajuntamento de pessoas, era uma família um corpo. Não se convidava ninguém para ir à Igreja. O convite era mais ou menos assim “Quer fazer parte desse edifício com a gente? ” Ou “Quer participar da nossa família? ”.

Sabe qual o motivo do diabo a todo custo querer nos separar? Por que quando estamos juntos o Espírito Santo se derrama sobre nós. (Mateus 18:20)

É normal que todo discípulo de Jesus deseje uma profunda experiência com o Espírito Santo, porém precisamos entender que isso é algo reservado para “NÓS” e não a "MIM”.

A igreja precisa ser vista como uma coisa só, e quando as pessoas nos olharem, que possamos todos, refletir Jesus. Quanto mais nos parecemos com Jesus, mais queremos ficar juntos uns com os outros. Quando conseguimos esse encaixe perfeito, experimentamos a presença de Deus de uma forma sobrenatural.

“É difícil andar em unidade, mas é a única maneira de Cristo ser conhecido”.

Então, podemos concluir que:
Igreja = Corpo, Família, Morada.

A igreja somos nós. E nós somos imagem e semelhança de um Deus que diz: “façamos”!

 

 

 

Papo Reto

1 – Qual é a maior dificuldade de se viver em união?
Respostas pessoais e variadas

2 – O que podemos fazer para acabar com essas dificuldades?
Respostas pessoais e variadas

3 – Quais atitudes nos ajudam a continuar vivendo em comunhão?
Respostas pessoais e variadas

Avisos

  • Cultos Presenciais: Estamos seguindo todos os protocolos determinados pelas autoridades, com medidas de segurança e capacidade adequadas em vigor. Fique ligado no nosso horário: 19h
  • TADEL: Venha participar de um super treinamento de Deus para sua vida, no nosso Treinamento de Liderança / TADEL na Terça-feira! Às 19h30 da noite. Ele quer te empoderar para realizar grandes e poderosas obras do Seu Reino aqui na Terra! (RETORNO DAS FÉRIAS 18/01/2022)
  • Participe do Paz Prayer | Temos Sala Virtual de Oração via app Zoom todo Sábado. Fortaleça a sua vida espiritual em um clamor com a igreja e também ore pela vida de sua família e amigos. Escolha um dos horários: Sábado à 00h - "Sala da Virada", e Sábado às 03h - "Sala da Resposta". Acesse o endereço para saber mais e participar: paz.church/rioclaro/oracao
  • Honre ao Senhor com a sua fidelidade nos Dízimos e Ofertas. Agora com o Pix disponível. Para contribuir, acesse: paz.church/rioclaro/contribua
  • Visite o site da Paz Rio Claro e tenha acesso gratuito às nossas mensagens de domingo, em áudio e vídeo. Link: paz.church/rioclaro
  • Podcast: Foi abençoado domingo, e quer ouvir novamente a mensagem de domingo ou quer abençoar a vida de alguém, então confere lá nosso podcast em vários canais, acesse: paz.church/rioclaro/podcast
  • Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Siga @PazRioClaro @DiflenRioclaroPaz Kids day de férias 22/01 às 13h30, traga seu filho de 3 à 10 anos para participar desse dia especial com a gente!
  • Audição Paz Music 29/01 às 15h00, inscrições abertas, se houver interesse, entrar em contato com Joelson no número (19) 9 8245-3559 (Whatsapp)
  • Diflen Start 29/01 às 19h30, tempo de alegria e aprendizado com os adolescentes, não deixe de participar!
  • Café com o Pastor 05/02 às 19h00 em nossa igreja, faça a sua inscrição com seu líder de célula!

Deixe um comentário