O Segredo do Tabernáculo Parte IV

30 de abril de 2023
Palestrante:
Categoria:

O maior objetivo desta série é que você desenvolva um tempo de maior regularidade em oração diária.

A chave não é falar bonito, nem mudar o tom da voz. Em nome de Jesus se permita uma vida prazerosa de oração.

O outro objetivo é a transformação pela contemplação. Hoje temos muita informação na internet mas pouca revelação.

A última parte da série é a Arca da Aliança. Essa é uma figura da realidade em Cristo Jesus. Paulo está ensinando que essas figuras do tabernáculo apontam para Cristo.

O Candeeiro representa a luz de Jesus entrando na nossa escuridão. A adoração é ter tudo sobre Quem Ele é de Verdade.

Queremos mais do Senhor e iremos mais profundo. Quando o adoramos fazemos isso independente das circunstâncias.

O Sumo Sacerdote só poderia entrar mais profundo na presença de Deus uma vez por ano. Ele teria que se purificar no corpo, na alma e no espírito para ter acesso a presença de Deus.

Corria o risco de morrer na presença de Deus de frente para a Arca onde ficava a Glória de Deus.

Hb 10.19 - Portanto irmãos temos ousadia para entrarmos no lugar santo pelo sangue de Jesus por meio do seu corpo.

Em Jesus tudo foi pago e resolvido e o véu já não existe mais pois quando Jesus fechou seus olhos, o véu que tinha 20 cm de espessura foi rasgado de uma vez por todas e o acesso de comunicação direta com Deus foi aberto.

O que é ousadia para você? Colocar a cara no pó? Subir o monte? Correr de um lado para outro? Se vestir de saco e cinzas em sinal de quebrantamento?

A nossa geração quer as coisas de modo facilitado, mas para buscar o Senhor precisamos desejar ter um comportamento comprometido com o preço que for necessário para entrarmos na presença manifesta de Deus..

Em nossa experiência de ousadia na busca pelo Senhor, podemos correr o risco de ficar uma madrugada acordada e terminar sem qualquer arrepio, mas o Senhor vê o coração da gente em busca da sua doce presença. O Pai que nos vê em secreto recompensará.

Hb 10.21 - Jesus nos abriu um novo e vivo caminho e o véu foi rasgado no mundo espiritual.

Quando decidimos praticar nossa busca pelo lugar secreto da oração, os nossos pensamentos são bombardeados por ataques internos e externos, por isso precisamos entrar com ousadia.

A arca representa a manifestação tangível da presença habitável de Deus entre os homens.

Jacó teve uma experiência tangível com Deus. Ter experiência com o poder e a unção de Deus não é a mesma experiência da presença manifesta e tangível de Deus ou aquela que podemos dizer que foi face a face.

Na presença manifesta de Deus as palavras se tornam inadequadas. O sacerdote só contempla a presença gloriosa de Deus e fica em silêncio. Ali estamos nu, não há intelecto, não há coach.

Na oração não o buscamos para ser a melhor versão de nós mesmos, mas a melhor versão de quem Ele é em nós.

Paulo fala do poder de contemplação - 2 Co 3.18. “ E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior; a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

Moisés ao descer do Monte Sinai teve seu rosto resplandecido, porém, com o passar do tempo aquela glória externa no seu rosto se enfraquecia e o véu nos corações dos israelitas não podia ser removido.

A glória no rosto de Moisés era exterior e temporária e não podia transformar o coração do seu povo. A glória de Deus nos transforma de dentro para fora porque ela veio para habitar em nós como sua morada por meio do Espírito.

Paulo nos diz em 2 Co 3.14-16: “Na verdade, a mente deles se fecharam, que até hoje o véu permanece quando é lido a antiga aliança”. O véu não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido.

O véu é um obstáculo para afastar as pessoas de Deus e só pode ser removido quando alguém se converte.

Assim como há um véu até hoje restringindo o coração dos israelitas que os impedem de serem salvos por Jesus, assim também ficamos impedidos de desfrutar uma maior intimidade com Deus sem uma vida de oração profunda.

Quando desfrutamos de intimidade por meio da oração ocorre um processo de mudança real no nosso homem interior atingindo todas as áreas da nossa vida.

Paulo nos diz em 2 Co 3.18 - “Segundo sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, o qual vem do Senhor, que é o Espírito”.

A oração destrói em nós qualquer confiança no braço humano. A oração é um dos recursos mais poderosos para desatar nossa mente das prisões terrenas e espirituais.


Ministração do Pr. Stanley Costa no Culto de Celebração de 30 de Abril de 2023.

Se ao ouvir esta mensagem você tomou uma decisão por Jesus ou reconciliou com Deus, queremos te ajudar nessa nova vida. Se você também precisa de oração ou quer participar de um life group, acesse o link: www.paz.vc/sv

Estudos dos Life Groups:

Adultos | Kids

Deixe um comentário