A PORTA, O CAMINHO E O ALVO

20 de agosto de 2023
Palestrante:
Passage: Rm 3, 10-12
Categoria:

• Para que serve uma porta? Para se passar por ela. - instantâneo

• Para que serve um caminho? Para se andar por ele. - progressivo

• Para que serve um alvo? Para que se possa acertar. - instantâneo

• Quem quer acertar na vida?

Deus pensou em tudo isso por você, apesar de você.

“Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer”. (Rm 3, 10-12)

Somos todos rebeldes que desprezaram a Deus apesar de sua infinita bondade. Mas em demonstração de amor ele deu o seu filho para nos resgatar de uma vida destinada ao eterno sofrimento.

• A Porta

“Digo a verdade: Eu sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem." (Jo 10, 7-9)

Jesus é a porta que nos dá acesso a salvação eterna. Ele nos livra de uma vida de sofrimento e ilusão e nos transporta para o seu Reino de paz e de vida. As experiencias da PORTA são instantâneas. Essa porta representa o nosso novo nascimento

"Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais milagrosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”. Em resposta, Jesus declarou: “Digo a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo." (Jo 3, 1-3)

Mas o que é nascer de novo? É uma mudança espiritual realizada pelo Espírito Santo no ser humano por meio da qual ele recebe a nova vida. É uma mudança em nossa natureza moral e espiritual.

• O Caminho

Um caminho nos leva de um ponto a outro, correto? Se nos mantivermos no caminho certamente chegaremos ao destino. Estou certo? Todo caminho é progressivo e nele nos deparamos com uma série de situações.

"E ali haverá uma grande estrada, um caminho que será chamado Caminho de Santidade. Os impuros não passarão por ele; servirá apenas aos que são do Caminho; os insensatos não o tomarão. Ali não haverá leão algum, e nenhum animal feroz passará por ele; nenhum deles se verá por ali. Só os redimidos andarão por ele, e os que o SENHOR resgatou voltarão. Entrarão em Sião com cantos de alegria; duradoura alegria coroará sua cabeça. Júbilo e alegria se apoderarão deles, e a tristeza e o suspiro fugirão." (Is 35, 8-10)

"Vocês conhecem o caminho para onde vou”. Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho?” Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto”. (Jo 14, 4-7)

"Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele deve andar como ele andou." (1 Jo, 2, 5-6)

"Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos." (2 Pedro 1:5-9)

• O Alvo

O alvo se acerta instantaneamente também; Ele representa a nossa santificação final, a glorificação do nosso corpo.

"Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." (Fl 3, 13)

"Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda." (2Tm 4, 7-8)

Deixe um comentário