Cinco Regras para uma vida santa

28 de maio de 2023
Palestrante:
Passage: 1 Pedro 2:15-17
Categoria:

“Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos.
Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam
como servos de Deus. Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e
honrem o rei.” (1 Pedro 2:15-17).
Com certeza são cinco regras que não comportam tudo o que é necessário para um viver santo,
mas são regras importantes sobre um viver santo que talvez não prestemos alguma atenção. Um
viver santo exige uma firma disposição de andar com Deus; Quem quer andar com Deus? Tem
certeza?
Reflita um pouco: Você levaria Deus para os lugares para onde você vai? Falaria com Deus o que
tem falado a seus amigos? Agiria com Deus da forma que tem agido com as pessoas com quem
convive?
“Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e
não conseguirão. Quando o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês ficarão do lado de
fora, batendo e pedindo: ‘Senhor, abre-nos a porta’. “Ele, porém, responderá: ‘Não os conheço,
nem sei de onde são vocês’. “Então vocês dirão: ‘Comemos e bebemos contigo, e ensinaste em
nossas ruas’. “Mas ele responderá: ‘Não os conheço, nem sei de onde são vocês. Afastem-se de
mim, todos vocês, que praticam o mal!’ (Lucas 13:24-27).
1) Venere todas as coisas
Venerar é dedicar reverência, respeito e deferência; a ter grande consideração por; reverenciar.
Não confunda com adorar. Há falsos ensinamentos que creem que Deus está em tudo logo tudo
deve ser adorado como Deus – isso chama-se panteísmo e é uma mentira sutil. Precisamos
encontrar Deus em toda a criação e respeitar a criação pois é obra de Deus;
“O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.” (Gênesis 2:15)
2) Trate a todos com respeito
“De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os
tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. Deus fez isso
para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja
longe de cada um de nós. ‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos.’” (Atos 17:26-28).
Embora todos sejamos descendentes de um só, quis Deus que fôssemos diferentes uns do outros.
Além de nossas diferenças originais o pecado ainda nos tornou diferentes de Deus. Por isso tanto
mal na terra, mas precisamos lembrar que a imagem de Deus continua ali na face de qualquer
homem ou mulher por mais que o pecado o tenha desfigurado, a imagem de Deus ainda está ali.
3) Ame seu irmão
“Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união. É como óleo precioso
derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes. É
como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a
bênção da vida para sempre.” (Salmos 133:1-3)
Na comunhão com os irmãos somos curados e fortalecidos para levarmos o perfume de Deus aos
que ainda não O conhecem. Devemos ver o irmão em Cristo como alguém que como nós possui
dificuldades, mas ainda assim não é só feito à imagem de Deus, mas carrega em sí o próprio Deus.
“Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também
colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o
Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo
próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o
bem a todos, especialmente aos da família da fé.” (Gálatas 6:7-10)
4) Honre o Rei
“Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha
de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.” (Romanos 13:1)
Não é fácil se sujeitar a autoridades que não são comprometidas com o povo, mas com o próprios
bolso. Mas Deus mesmo assim usa essas pessoas, que prestarão contas com Ele.
“A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será
pedido”. (Lucas 12:48)
Deus tem te dado muito?
Deus tem te confiado vidas? (pessoas)
Deus tem te confiado recursos? (coisas)
5) Tema a Deus
“Eu lhes digo, meus amigos: não tenham medo dos que matam o corpo e depois nada mais
podem fazer. Mas eu lhes mostrarei a quem vocês devem temer: temam aquele que, depois de
matar o corpo, tem poder para lançar no inferno. Sim, eu lhes digo, esse vocês devem temer.
(Lucas 12:4,5)
“Venham, meus filhos, ouçam-me; eu lhes ensinarei o temor do Senhor.Quem de vocês quer amar
a vida e deseja ver dias felizes? Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.” (Salmos 34:11-14)
“Aquele que teme ao Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos. O temor do
Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte.” (Provérbios 14:26,27)

Deixe um comentário