IMAGEM DE DEUS

10 de março de 2024
Palestrante:
Passage: Salmos 8:3-4
Categoria:

Você já se perguntou o que é ser à imagem de Deus? Será que somos iguais a Deus? Iguais na
forma ou na essência?
"Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido."
(João 1:18)
"Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o
ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo,
tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si
mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e
lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no
céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de
Deus Pai." (Filipenses 2:5-11)
Jesus é o modelo de homem e é o que de Deus podemos conhecer. Santo Agostinho afirma que
apesar de sermos feitos à imagem de Deus, não somos exatamente iguais a ele, e ainda afirma:
“Aproximamo-nos, pois, de Deus não mediante intervalos e tempo, mas pela semelhança com
Deus, assim como dele nos afastamos pela dessemelhança”. Logo não é na forma que somos à
imagem de Deus, mas na essência. Ainda que na essência, mesmo essa essência não é igual a Deus,
posto que Deus é o Criador de tudo e nada é igual a Ele.
UMA IMAGEM QUE SE QUEBROU
"Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo.
Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe." (Isaías 64:6)
O pecado desfigurou a imagem de Deus em nós. O pecado nos distancia da imagem que Deus
projetou para nós. Logo, por estarmos distantes, passamos a não nos parecer com Deus.
- Se:
o somos infiéis, Ele é Fiel;
o somos perversos, Ele é Santo;
o somos desprezíveis, Ele é Majestoso;
o somos vis, Ele é Justo.
A recuperação completa da imagem de Deus em nós, só ocorre por meio da progressiva
santificação, até que haja finalmente a glorificação no dia de Cristo;
SÓ CRISTO PODE REGENERAR ESSA IMAGEM
"Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e
escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo
detestáveis e odiando-nos uns aos outros. Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos
homens da parte de Deus, nosso Salvador, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas
devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que
ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele o fez a fim
de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna."
(Tito 3:3-7)
PARA SERMOS FILHOS E HERDEIROS
"Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem
filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem
pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus." (João 1:12,13)
POR MEIO DE CRISTO CREMOS
POR MEIO DE CRISTO VIVEMOS
"Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo
que a fé e a esperança de vocês estão em Deus. Agora que vocês purificaram as suas vidas pela
obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e
de todo o coração. Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível,
por meio da palavra de Deus, viva e permanente." (1 Pedro 1:21-23)
PARA DESEMPENHARMOS UM PROPÓSITO ETERNO
"Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao
conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à
piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem
crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus
Cristo, sejam inoperantes e improdutivos." (2 Pedro 1:5-8)

Deixe um comentário