O FATOR BARNABÉ

24 de setembro de 2023
Palestrante:
Passage: Atos 4.36
Categoria:

O real nome desse grande homem de Deus era José, mas os apóstolos o chamaram de Barnabé que quer dizer “filho de Nabé”. Ele tinha esta qualidade de se colocar ao lado e animar aos irmãos, e era, portanto, “Filho do Parakletos” ou “Filho do Espírito Santo”. (Atos 4.36)

Barnabé era um homem cheio do Espírito de Deus e uma de suas características era a generosidade. A pessoa que ajuda os outros não é egoísta, ela é abnegada em favor dos outros. (Atos 14.37) Outro grande segredo que aprendemos com Barnabé é o de nos aproximarmos das pessoas e fazer amizade com elas. Foi Barnabé que apresentou a Paulo a liderança da igreja de Jerusalém. É muito importante integrar as pessoas na vida da igreja local após a sua decisão para Cristo. (Atos 9.26-29)

A célula é o ponto de integração para a vida da igreja. Você pode começar a integrar alguém mesmo antes da pessoa tomar uma decisão para Cristo. Nós precisamos entender que é necessário praticar o Fator Barnabé com TODAS as pessoas. Muitos não querem tratar com novos convertidos porque eles são imaturos. Mas, se você quer ser um Barnabé vai ter que gostar dos "bebês" espirituais, e todo bebê na fé dá muito trabalho. E Saulo também teve seus problemas (Atos 9.30). Enquanto Saulo voltava a casa de seus pais, a mando dos apóstolos, Barnabé estava em outra situação. (Atos 11.20-26) Enviaram Barnabé a Antioquia porque sabiam que os judeus não estavam tão preparados para encarar uma igreja só para gentis, ou seja, pessoas que não eram judeus. Para não impor o judaísmo aos gentis, enviaram Barnabé. Ele vinha de um grande avivamento na cidade onde pastoreava. Mesmo vindo de uma obra maior, ele viu a graça de Deus na vida dos irmãos e se alegrou. Ao retornar a Jerusalém, Barnabé soube da situação de Saulo e não pensou duas vezes em ir encontra-lo. Saulo foi achado por Barnabé, convidado a fazer a obra em Antioquia e assim ele fez. Barnabé discipulou a Saulo por um ano e foi ali que os discípulos foram chamados de cristãos pela primeira vez.Muitas vezes temos um novo convertido que é problemático e você nem imagina que ele pode ser um apóstolo Paulo. Se não fosse por Barnabé, nunca teríamos tido o apóstolo Paulo, homem de Deus que escreveu mais da metade do novo testamento. Paulo desenvolveu esta qualidade de Barnabé pois na segunda carta aos Coríntios ele usa a mesma palavra Nabé (consolador) muitas vezes.

 

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação (Nabé)! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar (Nabear) os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação (Nabé) com que nós mesmos somos contemplados por Deus. Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação (Nabé) transborda por meio de Cristo." (2 Coríntios 1.3-5)

 

1. Na sua opinião, qual o segredo principal de uma pessoa que ganha almas para Jesus? Sem dúvidas, o segredo principal de ganhar almas para Cristo é estar cheio da presença de Jesus.

 

2. De acordo com a mensagem, quais as características de alguém que se parece com Barnabé? Ele era um homem generoso, pois vendeu uma propriedade para ajudar os irmãos. Barnabé era amoroso, movido por íntima compaixão - isso fez com que ele fosse atrás de Paulo. Outra característica é a fé, pois acreditou em alguém que ninguém acreditava. Porém, sua principal característica era ser cheio do Espírito Santo, pois transmitia o encorajamento e a consolação do Espírito.

 

3. Vamos fazer uma declaração de fé? Repita com toda a célula: “Pela fé, eu já sou um Barnabé ou Barnabela. E com a ajuda do Espírito Santo vou ganhar muitas almas e cuidar bem de cada uma delas. Irei consolar, encorajar e enviar multidões para cumprirem o ide do Senhor!”

Deixe um comentário