O NOME E A PRESENÇA – PARTE 2

12 de maio de 2024
Palestrante:
Passage: 1 João 2:2-4
Categoria:

"Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos
pecados de todo o mundo. Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos.
Aquele que diz: "Eu o conheço", mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a
verdade não está nele." (1Jo 2, 2-4)
Deus deseja manifestar sua Presença a nós constantemente. Ele está presente em todos os
momentos, mas por que sua presença não é manifesta em todos os momentos? Por que essa
manifestação depende do Temor de Deus manifestado pelo que o ama? Aquele que ama o Senhor
precisa abominar o que ele abomina, para assim receber o Gozo maior de sua Presença manifesta.
Não estamos nos referindo a não pecar, mas a ter nojo do próprio pecado; Não estamos nos
referindo ao pecado do outro, que deve nos inspirar misericórdia, mas ao próprio pecado. Fomos
libertos para a obediência a Cristo, não para sermos aprisionados por coisas das quais Cristo já nos
libertou.
"Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na
ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo
o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo"." (1Pe 1, 14-15)
Jesus sentou-se à mesa com pecadores, mas não com o pecado; Foram os pecadores que se
amoldaram a Ele, não Ele aos pecadores. Ele continua nos convidando a sentarmos à sua mesa,
mesmo com pecados, mas a comunhão com Ele certamente nos transformará. Ter comunhão não é
estar perto. Muitos fariseus, mestre da lei, pecadores estavam perto dele, mas não tiveram
comunhão com Ele. Apenas aqueles que se dispuseram a se abrir para Ele, conseguiram ter
comunhão com ele, e serão transformados por seu amor.
"O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade." (Sl
145, 18)
"Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis
em sua presença." (Ef 1, 4)
Ele está perto de todo aquele que o invoca sinceramente. Mas o propósito de Deus para quem Dele
se aproxima é a transformação.
Ao nos colocarmos em sua presença, precisamos ter consciência de que o pecado não subsiste
perto Dele. Somente lavados pelo sangue precioso de Jesus podemos nos aproximar de Deus.
Uma coisa é Deus se aproximar de nós, e Ele o faz com todos, mesmo os que não o conhecem;
outra coisa é nos aproximarmos Dele, o que só podemos fazer lavados pelo sangue carmesim e
com muito temor e tremor.
Precisamos nos consagrar para nos aproximarmos de Deus
"Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que
têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso
por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará." (Tg 4, 8-10)
"Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de
honra e glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos,
experimentasse a morte." (Hb 2,9)
Ele experimentou a nossa morte para que possamos experimentar a Sua Vida.
Mas Ele nos oferece vida Dele, o Reino Dele, a carne Dele e o sangue Dele.
Quem quer receber?
"Jesus lhes disse: "Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não
beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos. Todo o que come a minha carne e bebe o
meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira
comida e o meu sangue é verdadeira bebida.Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue
permanece em mim e eu nele. Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa
do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa. Este é o pão que desceu do
céu. Os antepassados de vocês comeram o maná e morreram, mas aquele que se alimenta deste
pão viverá para sempre". Ele disse isso quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum. Ao ouvirem
isso, muitos dos seus discípulos disseram: "Dura é essa palavra. Quem consegue ouvi-la?"" (Jo 6,
53-60)
"Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo. Jesus
perguntou aos Doze: "Vocês também não querem ir?" Simão Pedro lhe respondeu: "Senhor, para
quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus".
(Jo 6, 66-69)
E nós, o que faremos? Comeremos e nos consagraremos a Ele? Ele não nos promete reinarmos nos
reinos deste mundo corrompido, mas no Reino Dele. E Ele deseja que reinemos agora, já.
"Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os
em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um. Enquanto estava
com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste." (Jo 17, 11-12)
"Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me
expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua
salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer." (Sl 51, 10-12)

Deixe um comentário