UM NOME acima de todo NOME

21 de maio de 2023
Palestrante:
Categoria:

■ Yahweh – É o nome pessoal e sagrado de Deus, citado em voz alta apenas pelos sacerdotes.
(“Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse
Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me
enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de
vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu
nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.” Êxodo 3:13-15)
Deus é inefável (não se pode nomear ou descrever em razão de sua natureza); é autoexistente
(não tem origem por ser eterno); é transcendente (supera a existência física, mas tornou-se
imanente em Jesus Cristo).
■ Rafa - O Deus que cura.
(‘dizendo-lhes: “Se vocês derem atenção ao Senhor, ao seu Deus e fizerem o que ele aprova, se
derem ouvidos aos seus mandamentos e obedecerem a todos os seus decretos, não trarei sobre
vocês nenhuma das doenças que eu trouxe sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que os cura”.’
Êxodo 15:26)
Deus é a cura, Ele não só quer como faz parte de quem Ele é. Ele quer curar as doenças do
corpo, alma e espírito(que é o pecado).
■ Elohim - Deus criador. Forma plural de El(anunciando a trindade divina)
(“No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a
face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e
houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.” Gênesis
1:1-4)
Pai-criador de tudo por meio do
Filho-que é o Verbo de Deus, que a Todos sustenta pelo
Espírito Santo-que ensina, consola, exorta e anima.
(“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine
sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre
todo o réptil que se move sobre a terra.” Gênesis 1:26)
■ Shaddai - O Deus todo poderoso.
(“Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe:
Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. E porei a minha aliança
entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente. Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou
Deus com ele, dizendo: Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;
E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas
nações te tenho posto; E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de
ti; E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas
gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti. E te
darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã
em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus. Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém,
guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.” Gênesis
17:1-9)
Deus suscita do Nada. O homem precisa da Criação de Deus para criar algo, mas Deus não
precisa de nada para criar.
(“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as
coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e
as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie
perante ele.” 1 Coríntios 1:27-29)
■ Jireh - O Deus que provê.
(“Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe. E disse Abraão a seus moços: Ficaivos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós. E tomou
Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e
foram ambos juntos. Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu
filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão:
Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. E
chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e
amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. E estendeu Abraão a sua mão, e
tomou o cutelo para imolar o seu filho; Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão,
Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças
nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. Então
levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num
mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou
Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se
proverá.” Gênesis 22:4-14)
Deus deseja prover Seus filhos e Ele o faz antes mesmo que peçamos por provisão. Quando Deus
nos pede algo é porque Ele nos dará algo muito melhor(isso vale para todas as áreas de nossas
vidas).
(“Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso
regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.” Lucas
6:38)
■ Adonai - Deus é o Senhor no sentido de que somos seus servos.
(“Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão,
eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás
de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais
Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.
E eis que veio a palavra do Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que
de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro. Então o levou fora, e disse: Olha agora para os
céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. E creu
ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.” Gênesis 15:1-6)
Deus é nosso senhor e somos apenas seus servos; Ele não nos deve nada, nós é que devemos,
mas mesmo assim Ele quer nos recompensar.

Deixe um comentário