UMA TRILHA PARA NÃO SE ESQUECER

3 de setembro de 2023
Palestrante:
Passage: Isaías 35:8
Categoria:

Você já fez uma trilha na mata? Antes de irmos para uma trilha é necessário nos prepararmos
antes: levarmos água, comida, repelente etc. Há caminhos pedregosos, subidas íngremes, descidas vacilantes... Nossa caminhada cristã também tem suas dificuldades, mas o Senhor nos indica um caminho a ser trilhado para que cheguemos em segurança: "E ali haverá uma grande estrada, um caminho que será chamado Caminho de Santidade. Os impuros não passarão por ele; servirá apenas aos que são do Caminho; os insensatos não o tomarão." (Isaias 35:8)

Há pessoas que imaginam que por servirem a Cristo estão fora do alcance das provações terrenas, mas esquecem que são justamente as provações que aperfeiçoam o caráter do cristão. (Ler Tiago 1:2).

Nosso guia é Cristo, e mesmo em meio a provas, estamos seguros, pois ele está conosco em todos os momentos de nossas vidas.

O MELHOR GUIA PARA A SUA TRILHA É JESUS:
"Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o
acompanhavam. Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma
que este foi se enchendo de água. Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um
travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: "Mestre, não te importas que morramos?" Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: "Aquiete-se! Acalme-se! " O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. Então perguntou aos seus discípulos: "Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?" Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: "Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?" (Marcos 4:36-41)

O QUE LEVAR PARA TRILHA:
"Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;
6ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a
piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades
existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento
de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos." (2 Pedro 1:5-9)

Nossa necessidade de segurança nos leva a nos sobrecarregar de coisas que não precisamos; A
velha natureza quer permanecer viva.

DO QUE SE LIVRAR:
"Uma vez que ouviram falar de Jesus e foram ensinados sobre a verdade que vem dele, livrem-se
de sua antiga natureza e de seu velho modo de viver, corrompido pelos desejos impuros e pelo
engano. Deixem que o Espírito renove seus pensamentos e atitudes e revistam-se de sua nova
natureza, criada para ser verdadeiramente justa e santa como Deus. Portanto, abandonem a
mentira e digam a verdade a seu próximo, pois somos todos parte do mesmo corpo. E "não
pequem ao permitir que a ira os controle". Acalmem a ira antes que o sol se ponha, pois ela cria
oportunidades para o diabo. Quem é ladrão, pare de roubar. Em vez disso, use as mãos para
trabalhar com empenho e honestidade e, assim, ajudar generosamente os necessitados. Evitem o linguajar sujo e insultante. Que todas as suas palavras sejam boas e úteis, a fim de dar ânimo
àqueles que as ouvirem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, o selo que ele colocou sobre
vocês para o dia em que nos resgatará como sua propriedade. Livrem-se de toda amargura,
raiva, ira, das palavras ásperas e da calúnia, e de todo tipo de maldade. Em vez disso, sejam
bondosos e tenham compaixão uns dos outros, perdoando-se como Deus os perdoou em Cristo."
(Efésios 4:21-32).

QUE CUIDADOS TOMAR NA CAMINHADA:
"Seja constante o amor fraternal. Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o
saber alguns acolheram anjos. Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com
eles; dos que estão sendo maltratados, como se fossem vocês mesmos que o estivessem sofrendo
no corpo. O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus
julgará os imorais e os adúlteros. Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei". Podemos,
pois, dizer com confiança: "O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os
homens?" (Hebreus 13:1-6)

2 comentários

Francisco Márcio Rodrigues Mendes

Muito top

Boa noite, Muito bom receber seu comentário! Fica com Deus.

Deixe um comentário